Não sou a pessoa mais indicada pra falar de Barcelona. Fui lá algumas vezes há muitos anos atrás, quando morei em Madrid… Assim mesmo, vou contar minhas “passagens” por lá, e por que não? Jejeje!
Sei que havia, na época, um tipo de rivalidade como tem entre Rio e São Paulo e outras cidade por aí…
Comparando com SP e Rio, uma é tida como uma cidade de mais lazer, diversão e alegria, já que tem praias e um clima de festa. E, a outra dita mais cultural, com mais opções do gênero (teatros, museus, galerias, exposições, etc.) substituindo as praias. Bom, Barcelona está mais para o Rio, como Madrid está para SP, algo assim… Nem sou a favor nem contra tal conceito, ou preconceito. Ponto.
Eu, particularmente, adoro o Rio e adoro Madrid, pra ser bem honesta e paradoxal ao mesmo tempo. That’s all! Sin embargo, morei em Madrid, logo amor de moradia fica! E, também morei no Rio quando era criança, além do mais lá eu tinha (e ainda tenho) algumas raízes de tias, amigas de minha mãe, e depois amigas minhas… Pronto, e além do mais amor não se explica, né?
Mas, vamos falar um pouco de minhas idas à Barcelona…
Barcelona de tempos atrás
Não, não se preocupem e não pensem que vou falar de Barcelona tão “velha” assim não! Mas, de uns vinte anos atrás, sim! Jejeje (aproveitando e já rindo em espanhol)!
Bom, como disse, morava em Madrid e de vez em quando viajava “por aí”… Sobre Barcelona, por lá fui com meu niños puxando-os pela mão.
Na época estavam construindo todos os “aparatos” para as Olimpíadas de Barcelona que aconteceram em 1992. E, participamos desse momento, vendo tudo da colina (ou monte) Montjuic.
Claro que fizemos todo o ritual turístico tradicional. Das Ramblas aos museus de Picasso e Miró, da Catedral da Sagrada Família ao Parque Guell, de andanças pela cidade vendo os famosos prédios e monumentos de Gaudi, tudo foi conferido! Por falar em Miró, a primeira foto desse relato é uma pintura dele, claro!
E dos arredores…
Em outras ocasiões exploramos os arredores. Fomos desbravando a Costa Dourada e parando em algumas praias como Sitges e Casteldefells.
E, em algumas outras viagens dávamos uma passada por lá (Barcelona) e saíamos a descobrir novas cidadezinhas, a percorrer a Costa Brava subindo até a fronteira da França (PortBou) por estradinhas vicinais, enfrentando subidas “quase” perigosas e ao mesmo tempo com paisagens deslumbrantes. Encontrando lindas vilas e cidadezinhas como Cadaqués, a cidade onde Salvador Dali tinha sua casa, e que hoje é um museu.
Falando em Cadaqués, as praias da cidade são pequenas, mas legais e não é uma cidade de apenas sol e mar. Cadaqués é uma cidade que você tem prazer em caminhar por suas ruas, curtir a gastronomia e vivenciar o clima mediterrâneo do pueblo.
Bom,com dois meninos “pela mão” e há tantos anos atrás, só voltando a Barcelona pra contar mais histórias!
Obs. Tem outro relato legal no meu blog, na entrevista de uma arquiteta (Giovana Paiva) em “Você no Mundo”. Clique aqui para ver!
-
1 Milão – O começo da road trip pela Itália
-
2 Vigo e Baiona: um pouco do litoral da Galícia, Espanha
-
3 Trás-os-Montes: Bragança e Rio de Onor, uma cidade e uma aldeia trasmontanas!
-
4 Aveiro: um lado português de águas e de cores!
-
5 Aix-en-Provence: Quase morando lá!
-
6 Giverny: Um Bate & Volta desde Paris!
-
7 Quer viajar pra onde?
-
8 Os Bastidores de uma Viagem (Alemanha, Áustria e França)
-
9 Cantábria: Santillana del Mar e San Vicente de la Barquera
-
10 TOULOUSE: depois de pedalar pelo Canal du Midi