Dia 7) De Los Arcos a Logroño
Nosso último dia de caminhada, conforme planejamos. Só relembrando que em 2009 fizemos o que eu chamei de último trecho do Caminho Francês, quase 200 km, de O Cebreiro até Santiago de Compostela. Dessa vez, resolvemos fazer o começo do Caminho, também quase 200 km, desde St Jean Pied de Port, na França, até Logroño na Espanha.
Logroño já fica na comunidade de La Rioja, mas a maior parte do tempo caminhamos pela região de Navarra. Se fizéssemos o Caminho inteiro seriam quase 800 km, assim ficou faltando a “parte do meio”, e parte dessa “parte do meio” fizemos de carro após essa nossa caminhada. Depois conto.
Tinha esquecido de dizer que em Los Arcos tem um circuito de alta velocidade, inaugurado em 2010. Pra quem gosta de corrida de carros… Talvez por isso nosso hotel se chamava “Mônaco”, jejeje!
Voltando ao nosso sétimo e último dia de caminhada…
Após nosso rituais cumpridos (arrumar mochila, alongamentos e aquecimentos, café da manhã…) começamos a caminhar. Saímos mais cedo de Los Arcos, já pensando que o dia seria mais longo, pois teríamos dez quilômetros a mais nesse dia.
Passamos por povoados como Sansol, Torres del Rio, Nuestra Señora del Poyo e Viana que é a última cidade da região de Navarra. Depois já entramos na região de La Rioja.
Em Sansol encontramos um café-bar super legal, já lotado de peregrinos. Ficamos por lá um tempinho…
Durante o planejamento, fiquei em dúvida se dormia em Viana, ou se seguia pra Logroño. Vinte e poucos quilômetros de caminhada, como fizemos nos outros dias (a exceção do primeiro que foram quase trinta), chegaríamos justo à Viana. Mas, resolvi que iríamos até Logroño (mais dez quilômetros, ufa!), o que me rendeu dias de expectativas pensando se isso seria ou não possível. Afinal, as condições do terreno eram bastante diferentes da Galícia (região onde caminhamos em 2009).
Como o dia anterior tinha sido melhor, segui pensando que seria possível sim! Planejamos parar em Viana e lá iriamos decidir se eu conseguiria continuar a pé (com meus pés problemáticos), ou pegar um táxi (ôps). Mas, o meu desejo era ir a pé todo o tempo.
Ao chegar em Viana vimos, no início, uma cidade meio fantasma. Ninguém nas ruas. E nesse momento decidi que meus pés aguentariam mais dez quilômetros, afinal não ia “morrer” ali, no último dia! Pensei que uma paradinha estratégica iria bem para retomar as forças…
Ao andar mais um pouco vimos uma pequena cidade alegre, cheia de peregrinos e muita gente nas ruas. Na rua principal havia muitos restaurantes, todos com mesas do lado de fora. Escolhemos um deles e nos sentamos em uma mesa quase no meio da estreita rua. O dia convidava a ficarmos do lado de fora, pois era um dia de sol e a rua estava toda na sombra. Muito bom!
Nesse dia, resolvemos almoçar “de verdade”. Comemos devagar, ficamos curtindo o movimento na rua, e depois de um bom descanso resolvemos seguir em frente. Mais dez quilômetros e alcançaríamos nossa meta.
Em Logroño
Entramos na região de La Rioja, deixando Navarra pra trás…
Enfim, chegamos a Logroño. Claro que a alegria de alcançar a meta é grande, mas nada comparada a 2009 quando chegamos à Santiago de Compostela! E essa história emocionante de 2009 conto num livro que pode ser baixado aqui. E também conto um resumo dela nesse mesmo blog…
Bom, voltando a 2013, assim que chegamos em Logroño ainda andamos um bocado pela cidade até chegar próximo ao hotel, onde fomos reabastecer nossas energias num bar bem interessante. Depois de alojados pensamos em sair de novo, mas estávamos muertos de cansados…
No dia seguinte ainda fizemos uma boa caminhada até a estação de trem, onde nosso carro, que havíamos reservado, nos esperava. Aproveitamos a caminhada pra ir curtindo um pouco a cidade…
Daí pra frente alugamos o carro e fizemos outro trecho do Caminho de Santiago, de Logroño até Burgos. Depois subimos para a Costa Cantábrica e em seguida voltamos ao Caminho de Santiago do ponto onde começamos em 2009: O Cebreiro. E fomos até Santiago onde assistimos a missa dos peregrinos. De lá à Finisterre (destino final para parte dos peregrinos do caminho de Santiago) e finalizamos nossa viagem em Madrid. Claro que si!
Obs.1– Sobre os treinos pra tornar essa viagem viável, você pode ler aqui.
O Relato Resumo você pode ler aqui.
E todos os posts do Diário do Caminho de Santiago na região de Navarra estão aqui (clique nos dias):
Dia 1) De St Jean Pied de Port a Roncesvalles
Dia 2) De Roncesvalles a Zubiri
Dia 4) De Pamplona a Puente de la Reina
Dia 5) De Puente de la Reina a Estella
Obs. 2- Tem ainda os posts do Caminho de Santiago pela região de Galícia aqui!
-
1 Vigo e Baiona: um pouco do litoral da Galícia, Espanha
-
2 Trás-os-Montes: Bragança e Rio de Onor, uma cidade e uma aldeia trasmontanas!
-
3 Quer viajar pra onde?
-
4 Cantábria: Santillana del Mar e San Vicente de la Barquera
-
5 Gosta de Aventuras?
-
6 Um pedacinho de La Rioja: De Logroño a Burgos
-
7 Destino Lua de Mel: Quer ir pra onde?
-
8 Passeando por Navarra: De Roncesvalles à Viana
-
9 Caminho de Santiago: Conhecendo as cidades (Região da Navarra)
-
10 Caminho de Santiago: Dicas de Hotéis e Transportes – Região da Navarra
Pingback: Caminho de Santiago: De Estella a Los Arcos -Etapa 6 | Ana no Mundo
Pingback: Caminho de Santiago: De Zubiri a Pamplona – Etapa 3 | Ana no Mundo
Pingback: Caminho de Santiago: Roncesvalles a Zubiri – Etapa 2 | Ana no Mundo
Pingback: Caminho de Santiago: De St. Jean Pied de Port a Roncesvalles – Etapa 1 | Ana no Mundo
Pingback: Caminho de Santiago: De Pamplona a Puente de la Reina – Etapa 4 | Ana no Mundo
Pingback: Caminho de Santiago: De Puente de la Reina a Estella – Etapa 5 | Ana no Mundo
Pingback: O Caminho de Santiago (por Navarra): Um Resumo | Ana no Mundo