Site com dicas de viagens.

Caminho de Santiago: De Puente de la Reina a Estella – Etapa 5

Avalie esta postagem

Dia 5) De Puente de la Reina a Estella

Já sem as chuvas, depois de nosso despertar e rituais cumpridos, pé na estrada de novo. Ainda não fazia calor, mas tampouco chovia (thanks God), e isso desde os dois dias anteriores.

Por mais que parecesse desconfortável caminhar com chuvas ou debaixo de um sol causticante, como dizia meu pai, no fundo isso era pouco importante. E, tínhamos sorte ao caminhar em alguns trechos com árvores ou em períodos nublados! Nada interferia em nossa vontade de fazer o Caminho ou em admirar as belas paisagens! Tudo valia a pena!

No final das contas nos divertíamos com ou sem chuva, com frio ou com calor! 

Mas, vale um parêntese: Com calor era pior, eu acho…

Saindo de Puente de La Reina, já encontramos vários peregrinos pelas ruas. Ao chegar na Ponte ainda ficamos por lá um tempinho, admirando a paisagem e fotografando. Vários outros peregrinos faziam o mesmo. Cruzamos a Ponte, e o calor já começou.

A Ponte que deu o nome à cidade "Puente de la Reina"

A Ponte que deu o nome à cidade “Puente de la Reina”

Pelas trilhas…

Nesse dia passamos por alguns lugares como: Mañeru, Lorca , Villatuerta...

Passamos por vinhedos…

securedownload (5)

vinhedos…

Em uma dessas cidadezinhas paramos e fizemos um lanche reforçado. Ficamos um tempinho por lá, já que o restaurante-bar tinha wifi. As mesas do lado de fora estavam cheias de peregrinos e tivemos que pegar uma mesa dentro. Bom, mas com o calor que tava, o melhor era ficar no ar condicionado, embora a paisagem fosse algo legal pra se admirar…

Aproveitando a internet depois de um bom sanduíche e uma caña geladinha!

Como sempre, nas duas últimas horas de caminhada minhas costas e meus pés foram “chorando”. E eu já pensava se deveria ou não cumprir os trinta e tantos quilômetros do último dia a pé ou fazer uma parte de táxi (mas, isso era uma coisa tão difícil na minha cabeça, aceitar não ir a pé… minha mente tava a mil…).

Fazendo vinte e poucos (ou tantos) quilômetros por dia eu estava num sufoco danado, imagine andar dez a mais. O negócio é que a geografia do terreno dessa parte do caminho (pela região de Navarra) é muito mais acidentada do que a parte da Galícia (que eu havia feito em 2009). Eram tantas subidas, tantas mesmo! Mas, no fim das contas fizemos TUDO a pé (conto depois)!

Nos alongamentos…

As paisagens…

foto 2

A visão do rio chegando em Estella

Em Estella

Bom, finalmente, depois de umas 9 ou 10 horas, entre caminhadas e paradas, chegamos em Estella. Logo na entrada gostei do que comecei a ver.

Na entrada de Estella

Tentando fotografar o centro histórico, apesar de uma turma de turistas….

Em Estella…

Cruzamos a  cidade quase  inteira porque nosso hotel ficava fora do centro. A cidade era alegre, muitas famílias, crianças nas praças, gente passeando, se divertindo… Encontramos nossos “quase antigos amigos de caminhada!”, um casal madrilenho que vimos pela primeira vez num bar nos Pirineus… Eles tiraram umas fotos nossas e nos despedimos…

Finalmente chegamos ao nosso hotel, que era um antigo moinho reformado. Muito lindo e charmoso. Super moderno com uma área verde linda! Pena que não podemos aproveitar o rio que ficava na área de lazer. Não por falta de sol, mas porque as árvores tinham soltado um pólen que cobria todas as cadeiras e até o belo rio… Não foi ainda dessa vez que pude estrear meu biquíni, jejeje

Área de lazer do hotel, com o rio…

 

Os próximos “capítulos” dessa aventura, vocês poderão ver na sequência:

Dia 6) De Estella a Los Arcos

Dia 7) De Los Arcos a Logroño

 

 

 

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Comentário para Caminho de Santiago: De Puente de la Reina a Estella – Etapa 5

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: