Site com dicas de viagens.

Caminho de Santiago: Dicas de Hotéis e Transportes – Região da Navarra

Trecho: De Saint Jean Pied-de-Port (França) a Logroño (Espanha) 7 dias de caminhada

A seguir, você pode ver como chegar até St. Jean Pied de Port e dicas de hotéis nesse trecho por Navarra (e um pouco por La Rioja). Nesse trecho, passamos por parte do País Basco francês e espanhol. As dicas de como conseguir o passaporte de peregrino, o certificado (a Compostelana) e de outros hotéis de outro trecho que fiz (na Galícia), você pode ver em outro lugar do blog (clique aqui).

1) Transportes para Saint Jean Pied de Port

St. Jean Pied de Port
St. Jean Pied de Port (foto)

St. Jean Pied-le-Port é uma linda cidadezinha no Sudoeste da França, aos pés dos Pirineus e perto da fronteira espanhola e do mar.

Você pode chegar até lá a partir de várias cidades. Por transporte terrestre, fica a menos de 1 hora de Biarritz, a 1 hora de Pamplona (75 km), a 1 h de San Sebastian (100 km), a 2 horas e meia de Bordeaux (240 km) e a 3 horas de Toulouse (300 km). E, a 1 hora e meia de Paris (de avião até o aeroporto de Biarritz). Dependendo de onde você esteja, você faz sua opção…

As duas alternativas melhores, para quem sai do Brasil e quer ir direto, são Pamplona e Bordeaux porque tem vôos melhores.

Por exemplo, para Bordeaux tem a TAP que faz Natal-Lisboa-Bordeaux (o problema são os horários…), e para Pamplona a TAP faz Natal-Lisboa-Madrid (ou a partir de SP ou Rio).  De Bordeaux para St. Jean é mais longe do que de Pamplona pra St Jean, então a segunda alternativa parece melhor!

Em Madrid você pega outro voo para Pamplona (da Ibéria), e chega lá ainda no mesmo dia à tarde com tempo para pegar o táxi para St Jean.

Bom, então escolhendo-se Pamplona que é a opção mais usada, o 1º passo é chegar em Pamplona. Como?

•a- De avião: a.1) comprar desde o Brasil essa conexão junto com o bilhete internacional  (pode-se adquirir o trecho aéreo por inteiro: Brasil-Madri-Pamplona/Santiago-Madri-Brasil). a.2) Comprar os trechos em separados, mas já adquirir  o trecho Madrid-Pamplona. O voo de Madri a Pamplona dura 45 minutos. Atenção que o portão de embarque para vôos nacionais fica em outro terminal, no lado oposto do desembarque internacional.

•b- De trem: usado pela maioria dos peregrinos: após o desembarque, pegue o metrô (no final do aeroporto, após o terminal de vôos locais) para chegar à Estação de Trem Chamartín. O bilhete até Pamplona custa 31 euros aproximadamente (mas depende de muitas variáveis, como se você compra com antecedência, etc.) e a viagem dura 5 horas. Confira horários e preços no site da RENFE.

O 2º Passo é ir de Pamplona até Saint-Jean. A partir de Pamplona, há duas possibilidades:

•a- De táxi direto. Você pode pegar em Pamplona um táxi direto para Saint-Jean (em torno de 100 a 120 euros –  pode negociar o preço e tentar achar outros peregrinos para dividirem a fatura). Alguns contatos de taxistas das redondezas, você pode ver na internet, especialmente no site. Eu fui com um táxi que agendei através do e-mail juanluis@sanfermingrupo.com. O táxi lhe pega no aeroporto de Pamplona.

•b- ônibus + táxi. Ir até Roncesvalles de ônibus e pegar um táxi de lá até Saint-Jean.Lembre-se de agendar pois os taxistas vivem em povoados próximos,e não em Roncesvalles (que é um povoado minúsculo).

Pamplona
Pamplona (foto)

2) Hotéis e Pousadas 

Aqui indico os hotéis em que fiquei (nas cidades que escolhi para pernoitar). Lógico que existem outros hotéis e pousadas (para quem não faz a opção por albergues).

Em Saint Jean Pied de PortHotel Le Pyrenées – Hotel de charme com restaurante excelente. Maravilhoso!

hotel-les-pyrenees2

 

Em RoncesvallesHotel Roncesvalles. É o melhor hotel da pequeníssima cidade. Muito legal mesmo! Moderno e funcional tem 16 quartos ótimos com todas as comodidades  modernas, mas num edifício do século XVIII. No mesmo edifício tem também a Casa de Beneficiados (ambos ficam na antiga Colegiata de Roncesvalles), recentemente reformada. Consta de 24 apartamentos de 2, 3 4 4 lugares, cada um com sala e cozinha, dormitórios e banheiro (lavadora e secadora em zona comum).

 

1658

 

Em Zubiri: Hosteria de Zubiri – Simples mas todo charmosinho. Apesar de pequeno, é de muito bom gosto e tem um restaurante gourmet. Está na estrada principal.

P1010769

Em PamplonaHotel Maisonnave – Muito bem localizado, fica no centro da cidade. Como é uma cidade grande, você tem que andar um pouco até chegar lá. Mas é claro que você vai querer conhecer o centro histórico, então, o hotel já facilita.

Maisonnave_Hotel_Pamplona_Spain_Pamplona

 

Em Puente de La ReinaHotel El Cerco  – Está na categoria de hotel rural, é pequeno, acolhedor e charmoso. Localização ótima (no centro histórico).  Foi construído praticamente dentro da antiga muralha  que arrodeava a cidade no século XIII. Moderno por dentro, conserva por fora a forma antiga dos prédios de antes.

download

 

Em Estela: Hotel Tximista – Moderno, reformado a partir do conjunto industrial do século XIX ( uma antiga fábrica de farinha), tem um restaurante gourmet e um belo e enorme jardim por onde passa o rio Erga.  Autossustentável,  com painéis solares e instalações hidroelétricas que geram a energia. Está na saída da cidade, o que pode ser visto como desvantagem pois você tem que voltar para conhecer o centro histórico (caso não tenha feito isso antes de chegar ao hotel). A vantagem está na distancia curta para a saída, além do hotel em si que é muito bonito e confortável.

images

 

Em Los ArcosHotel Mônaco – hotel simples, mas na cidade não tem nada sofisticado. Fica na praça principal, no centro histórico.

 

monaco-hotel

 

Em LogroñoNH HerenciaRioja – Faz parte de uma das grandes redes hoteleiras da Europa. É um bom hotel, muito bem localizado (no centro). Em Logroño existem dois hotéis da rede, este é melhor localizado.

F_NH_herenciarioja_02.tif

Existe um site oficial onde se pode ver pousadas e hotéis do Caminho (clique aqui).

Observações:

Obs. 1) Porque escolhemos Saint Jean como ponto de partida:

a) Saint Jean Pied-de-Port é um pequeno povoado francês e é a porta de entrada mais utilizada pelos peregrinos. Outro ponto situado a poucos quilômetros (em torno de 27) e também utilizado pelos peregrinos é  Roncesvalles, um pequeno pueblo que fica na fronteira, mas já do lado espanhol.

b) Saint Jean Pied-de-Port faz parte do Caminho Francês, sendo que este tem duas alternativas de chegada à Puente de la Reina, onde a partir daí passa a ser único. O chamado Caminho Aragonês (que começa em SomportJaca) e o Caminho Navarro (que começa em St. Jean). A escolha recaiu em St Jean pois queríamos cruzar os Pirineus, desde o sopé até seu cume, descendo pelo outro lado. Jaca e Somport já estão no alto dos Pirineus. Somport está a 1.630 metros de altitude, em plenos Pirineus, então não se “cruza” os Pirineus. Além disso queríamos curtir o charme da cidade francesa de St Jean. Nessa rota a prioridade básica é a paisagem.

c) A cidade é linda com uma parte amuralhada, com casas antigas encantadoras e com ruas íngremes charmosas. E tem mais a beleza do rio que corta a cidade e a vista dos Pirineus, contribuindo para a maravilhosa paisagem.

Obs. 2) Porque fomos na Primavera?

Na primavera a temperatura oscila entre máximas de 24o C e mínimas de 5o C (claro que o tempo anda “louco” e atualmente tudo pode mudar). Pode-se enfrentar também chuva, porém não haverá um calor horrível e ainda se pode curtir belíssimas paisagens dos campos ainda floridos da primavera, plantações e campos de pastagem verdes… O fim de maio ou começo de junho são  boas opções. O outono é outra boa opção, como final de setembro ou outubro, devido também ao clima. Mas, no outono talvez não encontre mais tanto verde, já que o verão acaba de passar…

Obs. 3) Logo mais postaremos dicas de “o que fazer” nessas cidades ou pueblos onde se vai dormir!


Carregando...
%d blogueiros gostam disto: