Caminho de Santiago: Dicas de Hotéis e Transportes – Região da Navarra
Trecho: De Saint Jean Pied-de-Port (França) a Logroño (Espanha) – 7 dias de caminhada
A seguir, você pode ver como chegar até St. Jean Pied de Port e dicas de hotéis nesse trecho por Navarra (e um pouco por La Rioja). Nesse trecho, passamos por parte do País Basco francês e espanhol. As dicas de como conseguir o passaporte de peregrino, o certificado (a Compostelana) e de outros hotéis de outro trecho que fiz (na Galícia), você pode ver em outro lugar do blog (clique aqui).
1) Transportes para Saint Jean Pied de Port
St. Jean Pied-le-Port é uma linda cidadezinha no Sudoeste da França, aos pés dos Pirineus e perto da fronteira espanhola e do mar.
Você pode chegar até lá a partir de várias cidades. Por transporte terrestre, fica a menos de 1 hora de Biarritz, a 1 hora de Pamplona (75 km), a 1 h de San Sebastian (100 km), a 2 horas e meia de Bordeaux (240 km) e a 3 horas de Toulouse (300 km). E, a 1 hora e meia de Paris (de avião até o aeroporto de Biarritz). Dependendo de onde você esteja, você faz sua opção…
As duas alternativas melhores, para quem sai do Brasil e quer ir direto, são Pamplona e Bordeaux porque tem vôos melhores.
Por exemplo, para Bordeaux tem a TAP que faz Natal-Lisboa-Bordeaux (o problema são os horários…), e para Pamplona a TAP faz Natal-Lisboa-Madrid (ou a partir de SP ou Rio). De Bordeaux para St. Jean é mais longe do que de Pamplona pra St Jean, então a segunda alternativa parece melhor!
Em Madrid você pega outro voo para Pamplona (da Ibéria), e chega lá ainda no mesmo dia à tarde com tempo para pegar o táxi para St Jean.
Bom, então escolhendo-se Pamplona que é a opção mais usada, o 1º passo é chegar em Pamplona. Como?
•a- De avião: a.1) comprar desde o Brasil essa conexão junto com o bilhete internacional (pode-se adquirir o trecho aéreo por inteiro: Brasil-Madri-Pamplona/Santiago-Madri-Brasil). a.2) Comprar os trechos em separados, mas já adquirir o trecho Madrid-Pamplona. O voo de Madri a Pamplona dura 45 minutos. Atenção que o portão de embarque para vôos nacionais fica em outro terminal, no lado oposto do desembarque internacional.
•b- De trem: usado pela maioria dos peregrinos: após o desembarque, pegue o metrô (no final do aeroporto, após o terminal de vôos locais) para chegar à Estação de Trem Chamartín. O bilhete até Pamplona custa 31 euros aproximadamente (mas depende de muitas variáveis, como se você compra com antecedência, etc.) e a viagem dura 5 horas. Confira horários e preços no site da RENFE.
O 2º Passo é ir de Pamplona até Saint-Jean. A partir de Pamplona, há duas possibilidades:
•a- De táxi direto. Você pode pegar em Pamplona um táxi direto para Saint-Jean (em torno de 100 a 120 euros – pode negociar o preço e tentar achar outros peregrinos para dividirem a fatura). Alguns contatos de taxistas das redondezas, você pode ver na internet, especialmente no site. Eu fui com um táxi que agendei através do e-mail juanluis@sanfermingrupo.com. O táxi lhe pega no aeroporto de Pamplona.
•b- ônibus + táxi. Ir até Roncesvalles de ônibus e pegar um táxi de lá até Saint-Jean.Lembre-se de agendar pois os taxistas vivem em povoados próximos,e não em Roncesvalles (que é um povoado minúsculo).
2) Hotéis e Pousadas
Aqui indico os hotéis em que fiquei (nas cidades que escolhi para pernoitar). Lógico que existem outros hotéis e pousadas (para quem não faz a opção por albergues).
Em Saint Jean Pied de Port: Hotel Le Pyrenées – Hotel de charme com restaurante excelente. Maravilhoso!
Em Roncesvalles: Hotel Roncesvalles. É o melhor hotel da pequeníssima cidade. Muito legal mesmo! Moderno e funcional tem 16 quartos ótimos com todas as comodidades modernas, mas num edifício do século XVIII. No mesmo edifício tem também a Casa de Beneficiados (ambos ficam na antiga Colegiata de Roncesvalles), recentemente reformada. Consta de 24 apartamentos de 2, 3 4 4 lugares, cada um com sala e cozinha, dormitórios e banheiro (lavadora e secadora em zona comum).
Em Zubiri: Hosteria de Zubiri – Simples mas todo charmosinho. Apesar de pequeno, é de muito bom gosto e tem um restaurante gourmet. Está na estrada principal.
Em Pamplona: Hotel Maisonnave – Muito bem localizado, fica no centro da cidade. Como é uma cidade grande, você tem que andar um pouco até chegar lá. Mas é claro que você vai querer conhecer o centro histórico, então, o hotel já facilita.
Em Puente de La Reina: Hotel El Cerco – Está na categoria de hotel rural, é pequeno, acolhedor e charmoso. Localização ótima (no centro histórico). Foi construído praticamente dentro da antiga muralha que arrodeava a cidade no século XIII. Moderno por dentro, conserva por fora a forma antiga dos prédios de antes.
Em Estela: Hotel Tximista – Moderno, reformado a partir do conjunto industrial do século XIX ( uma antiga fábrica de farinha), tem um restaurante gourmet e um belo e enorme jardim por onde passa o rio Erga. Autossustentável, com painéis solares e instalações hidroelétricas que geram a energia. Está na saída da cidade, o que pode ser visto como desvantagem pois você tem que voltar para conhecer o centro histórico (caso não tenha feito isso antes de chegar ao hotel). A vantagem está na distancia curta para a saída, além do hotel em si que é muito bonito e confortável.
Em Los Arcos: Hotel Mônaco – hotel simples, mas na cidade não tem nada sofisticado. Fica na praça principal, no centro histórico.
Em Logroño: NH HerenciaRioja – Faz parte de uma das grandes redes hoteleiras da Europa. É um bom hotel, muito bem localizado (no centro). Em Logroño existem dois hotéis da rede, este é melhor localizado.
Existe um site oficial onde se pode ver pousadas e hotéis do Caminho (clique aqui).
Observações:
Obs. 1) Porque escolhemos Saint Jean como ponto de partida:
a) Saint Jean Pied-de-Port é um pequeno povoado francês e é a porta de entrada mais utilizada pelos peregrinos. Outro ponto situado a poucos quilômetros (em torno de 27) e também utilizado pelos peregrinos é Roncesvalles, um pequeno pueblo que fica na fronteira, mas já do lado espanhol.
b) Saint Jean Pied-de-Port faz parte do Caminho Francês, sendo que este tem duas alternativas de chegada à Puente de la Reina, onde a partir daí passa a ser único. O chamado Caminho Aragonês (que começa em Somport–Jaca) e o Caminho Navarro (que começa em St. Jean). A escolha recaiu em St Jean pois queríamos cruzar os Pirineus, desde o sopé até seu cume, descendo pelo outro lado. Jaca e Somport já estão no alto dos Pirineus. Somport está a 1.630 metros de altitude, em plenos Pirineus, então não se “cruza” os Pirineus. Além disso queríamos curtir o charme da cidade francesa de St Jean. Nessa rota a prioridade básica é a paisagem.
c) A cidade é linda com uma parte amuralhada, com casas antigas encantadoras e com ruas íngremes charmosas. E tem mais a beleza do rio que corta a cidade e a vista dos Pirineus, contribuindo para a maravilhosa paisagem.
Obs. 2) Porque fomos na Primavera?
Na primavera a temperatura oscila entre máximas de 24o C e mínimas de 5o C (claro que o tempo anda “louco” e atualmente tudo pode mudar). Pode-se enfrentar também chuva, porém não haverá um calor horrível e ainda se pode curtir belíssimas paisagens dos campos ainda floridos da primavera, plantações e campos de pastagem verdes… O fim de maio ou começo de junho são boas opções. O outono é outra boa opção, como final de setembro ou outubro, devido também ao clima. Mas, no outono talvez não encontre mais tanto verde, já que o verão acaba de passar…
Obs. 3) Logo mais postaremos dicas de “o que fazer” nessas cidades ou pueblos onde se vai dormir!