1) Um Destino:
Chichén Itzá no México
2) Uma história interessante
Nas férias deste ano visitamos Cancún e aproveitamos para ir até Chichén Itzá. Localizada no estado mexicano de Yucatán funcionava como capital da civilização Maia. Considerada patrimônio mundial da Unesco desde 1988 e eleita uma das novas maravilhas do mundo em 2007. Chichén Itzá reúne os maiores edifícios das antigas cidades do povo Maia.
O principal templo do lugar é a pirâmide Kukulcán (1ª foto, acima). Quer dizer Serpente Emplumada, no antigo idioma Maia. Lá faziam-se rituais de sacrifício e de oferendas. A construção é magnífica, com 4 escadarias de 365 degraus, 9 níveis e o patamar superior onde encontrá-se o templo. Cada uma das faces da pirâmide esta alinhada com um dos pontos cardeais. E todos os detalhes tem um grande significado segundo a tradição Maia. Com diferentes fenômenos de luz e sombra nos solstícios e equinócios. Ao se aproximar, experimente bater as palmas das mãos em frente as escadarias e ela irá emitir um som com uma acústica incrível, parecido com o canto de um pássaro.
No templo dos guerreiros você irá ver fileiras de pilares com entalhes retratando as figuras elite de Chichén, e era utilizado apenas para rituais.
A praça das mil colunas, é uma a floresta de pilares gigantes antes sustentava tetos de madeira e sapé. Era o principal lugar para negócios na cidade, com compras, vendas e discussões.
O esporte praticado pelos maias era um jogo de bola em uma quadra. O objetivo do jogo é muito similar ao nosso futebol de hoje, mas a bola não pode tocar o chão até alcançar o lado final da quadra (supostamente até fazer o gol), a bola só podia ser tocada com os ombros, peito e quadris, por isso marcar um ponto era muito mais difícil.
3) O que é imperdível
No caminho para Chichén Itzá é possível visitar um maravilhoso cenote chamado Ik-Kil. Antigamente eram visitados pelos peregrinos maias. Os cenotes são cavidades alimentadas por águas subterrâneas, sempre frias e doces. O Ik-Kil possui cerca de 60 metros de diâmetro e 40 metros e profundidade.
5) Sobre a entrevistada
Eloah Cristina é coordenadora de projetos, abandonou a vida nas agências de publicidade e resolveu se envolver no mundo dos blogueiros. Apaixonada por design, tecnologia e fotografia, adora viajar o mundo e compartilhar suas experiências. Tem um blog em parceria com Amanda Fernandes que é apaixonada de longa data por gastronomia. Tão apaixonada que decidiu entrar de cabeça e abriu seu próprio blog deixando uma vida estável de dez anos como funcionária pública. No Marola com Carambola ela se dedica criando receitas deliciosas… Juntas viajam o mundo, conhecem restaurantes, bares… E, claro devoram todas as receitas que são postadas no blog delas!
-
1 Canal du Midi de barco (por Melissa Sales)
-
2 Entrevista ananomundo na ABBV
-
3 Índia e Nepal (por Auxiliadora Campos)
-
4 Porto, Portugal (por Thayse Carvalho de Santana)
-
5 Luján, Argentina (por Eloah Cristina)
-
6 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 8: LUGANO (por Zenaide Alves)
-
7 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 7: St Moritz (por Zenaide Alves)
-
8 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 6: Zermatt (por Zenaide Alves)
-
9 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 5: GENEBRA (por Zenaide Alves)
-
10 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 4: Interlaken (por Zenaide Alves)