Site com dicas de viagens.

Dicas | Rio de Janeiro

Avalie esta postagem

Aqui, vou começando com dicas dadas por Alberto Sabino que vocês poderão ver também em sua entrevista em “Você no Mundo” aqui nesse meu blog/site.

“Imperdíveis roteiros conhecidos:

  • – O Cristo Redentor no Corcovado (subindo pelo trenzinho ou de táxi)
  • – O Pão de Açúcar (subir pelo famoso bondinho), o Jardim Botânico
  • – O Centro com seus museus, igrejas, casario antigo, e restaurantes tradicionais como a Confeitaria Colombo
  • – Ainda, o roteiro da orla marítima, as praias (Copacabana, Ipanema, Lebon, Arpoador, Flamengo Barra da Tijuca, etc)
  • – A Floresta da Tijuca
  • Santa Teresa

 

O Rio com seu famoso Pão de Açúcar (fonte)

Tem também os programas legais dos cariocas, como:

Passeios:

Um dos passeios interessantes, e que se pode ver no Dicas do Rio, é ir ao Centro Cultural Banco do Brasil, à Casa França-Brasil e depois almoçar no Albamar, um restaurante que se tornou Cult no Rio e tem uma vista linda da baía de Guanabara, Niterói, Ponte, Ilha Fiscal e tudo mais.
Outros passeios: ir por Santa Teresa, visitando ateliês, almoçando no Aprazível, indo depois ao Bar dos Descasados no Hotel Santa Teresa.
Ir também ao Sítio Burle Marx e almoçar no Bira, peixes e camarões, com uma vista maravilhosa do alto.
Ainda, ir a Itaipava e Petrópolis, que é uma delícia. Almoçar no restaurante Leopoldina, naPousada Solar do Império e visitar as pousadas de Itaipava e seus bons restaurantes. A Pousada Tankamana, no Vale do Cuiabá, é uma das mais interessantes.
Búzios, Angra e Paraty, também são delicias do litoral carioca.” (By Alberto Sabino)

Teatro Municipal (fonte).

Acrescento Detalhes:

1) Do Centro Histórico

A Praça XV local importante na história do Rio de Janeiro e onde está o Paço Real ou Paço Imperial, além de outras construções históricas como o Arco do Teles e o Chafariz da Pirâmide.

Vale a pena visitar, ainda no Centro, as Igrejas históricas na Praça XV, como a Igreja do Carmo (Antiga Sé) e a Igreja da Ordem 3ª do Carmo, uma ao lado da outra.

Também andar pelas ruas: Rua Primeiro de Março, Rua do Mercado e arredores, e Rua do Ouvidor.

2) Das Praias (algumas):

A praia de Copacabana, que tem o mesmo nome do bairro, apesar de já tomada por turistas (é a praia com maior volume de pessoas durante os fins de semana), ainda vale a pena, e também é frequentada por locais. Lá acontece muitos eventos, como competições de vôlei e futebol de areia, e shows com aristas famosos. Muitos hotéis de luxo ainda se encontram por lá, como o famoso Copacabana Palace. Ma orla se encontram vários quiosques e uma ciclovia para passeios de bicicleta.

Ipanema. Também frequentada por turistas, mas principalmente por pessoas que vivem em Ipanema que começaram a ir a sua própria praia. O bairro é tradicionalmente rico. A praia tem ainda uma divisão interessante: No Posto 7, lotam de surfistas; o Posto 8 é a parte mais tranquila da praia de Ipanema e tem muitas famílias; entre os Posto 8 e 9 é o point gay; no Posto 9 há muitos hippies jovens; no Posto 10 se encontrar a galera da geração saúde, o ponto ideal para os amantes de esportes. Em torno do Posto 9 e 10, há até um ginásio ao ar livre sobre a Praia do Diabo no Arpoador* e há várias quadras de vôlei e campos de futebol. Entre os postos 11 e 12, se vê muitos pais ,de classe mais alta, com crianças.

Ipanema (fonte)

*A praia do Arpoador é uma extensão da Paia de Ipanema, com acesso pelo calçadão (somente os moradores entram de carro). O pôr do sol no Arpoador é super famoso. As pessoas gostam de curtir o por do sol do alto da Pedra do Arpoador, um dos lugares mais belos do Rio com uma vista privilegiada para as praias de Ipanema e Leblon, além do Morro Dois Irmãos, as praias do Diabo e Copacabana. Depois das pedras está a Praia do Diabo, uma pequena praia onde moradores gostam de caminhar pela manhã.

Leblon. Com uma ótima vista para o morro Dois Irmãos é muito procurada pelos amantes de esportes. No início da avenida Niemeyer tem um mirante de onde se tem uma vista linda. Tem uma ciclovia que só termina na praia do Leme. Tem 1300 metros de extensão e é separada da praia de Ipanema pelo canal do Jardim de Alá. Com areias claras, altas ondas e quiosques, é uma boa praia pra se curtir.

A Prainha é considerada uma das melhores praias para o surf e também uma das mais bonitas. Tem vários quiosques, mar super limpo, ondas fortes e areia branca. Frequentada por turistas, mas principalmente por cariocas nos fins de semanas. A estrada até lá é sinuosa e tem um visual super, com os morros ao redor cobertos pela Mata Atlântica. Tem um mirante muito legal. A praia fica em frente ao Parque Municipal da Prainha e possui várias trilhas. É uma praia pequena e charmosa, ideal para relaxar e sair da multidão das praias mais populares do Rio de Janeiro. Fica na região da Barra da Tijuca e faz parte da Área de Proteção Ambiental, com sua fauna e flora preservadas.

3) De Bares e Restaurantes:

Sem muito mais a detalhar das dicas de Alberto Sabino, reforço o Aprazível em Santa Tereza. Lá acrescento o Téréze no Hotel Santa Tereza.

Reforço ainda o Pérgula no Hotel Copacabana Palace, e acrescento o Cipriani no mesmo hotel.

Os tradicionais: Quadrifoglio (italiano), Lamas (antigo), Le Pré Catalan (francês), Antiquarius (português), Porcão (churrascaria), Manekineko, Sushi Leblon (os dois últimos japoneses, e mais aqui)… Sempre valem a pena!

Bom, para mais, deixo as sugestões de Alberto Sabino (Quinta Restaurante, Albamar, Bira, Bar dos Descasados, Azul Marinho). E a Confeitaria Colombo, claro!

Ah, e os bares da Lapa à noite. Apesar de turístico o Rio Scenarium (um misto de antiquário, casa de show e bar/restaurante) vale uma conferida!

Ver outros aqui.

4) De Hotéis

O Rio tem vários e vários hotéis. Hoje em dia, nada melhor do que a internet para procurar e ver as opiniões de quem já foi!

Eu prefiro aqueles que ficam na orla marítima, especialmente em Ipanema e Leblon, podendo arriscar Copacabana. Ver a paisagem das praias cariocas de sua janela, não tem preço.

By the way, eu ainda super indico que não deixem de passar pelo menos um fim de semana no famoso e lendário Copacabana Palace na praia de Copacabana, e no charmoso Hotel Santa Teresa que apesar de não estar na orla, tem uma vista maravilhosa e está num bairro super tradicional e legal!

Copacabana Palace (foto do site do hotel)

5) E mais…

Faltou falar de muita coisa, mas especialmente sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, que também, é claro vale uma visita, durante o dia ou à noite. Muita bonita durante o dia, e arrodeada de bons restaurantes, tem uma noite legal!

A Lagoa e vista do Pão de Açúcar. (fonte)

Assistir uma missa no Mosteiro de São Bento é algo imperdível! Canto Gregoriano e todo o ritual ultrapassa os limites da religião e chega a ser uma obra de arte, como o próprio mosteiro!

O interior da Igreja do Mosteiro (foto do site)

O interior da Igreja do Mosteiro (foto do site)

 

6) Arredores:

Praias como Búzios e Angra dos Reis, valem a pena passar um fim de semana. Paraty, é outro lugar de charme!

A Serra, como Petrópolis, Teresópolis e Itaipava, sempre é bom incluir no roteiro (se for passar mais dias no Rio, ou se tiver sempre voltando por lá)! E, finalizo copiando Alberto Sabino: “Almoçar no restaurante Leopoldina, na Pousada Solar do Império e visitar as pousadas de Itaipava e seus bons restaurantes. A Pousada Tankamana, no Vale do Cuiabá, é uma das mais interessantes”.

 

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: