Site com dicas de viagens.

Fronteira Áustria-Alemanha “by car”: Em Munique na Oktoberfest

Avalie esta postagem

P1030199Munique não era bem nosso destino nessa viagem. Salzburg seria praticamente nossa última cidade a visitar e depois somente cruzaríamos a fronteira para deixar o carro em alguma cidade alemã, o mais perto que fosse de Salzburg.

Mas, quis o destino que  Munique também fosse um de nossos destinos nessa viagem. Como foi isso? Estava pesquisando sobre alguns lugares, incluindo a cidade da Alemanha em que deveríamos deixar o carro (fica sempre muito caro quando se pega o carro num país e se devolve em outro). Daí, não sei como, dou de cara com a Oktoberfest. Como assim? Na mesma época em que estaríamos fazendo essa viagem estaria acontecendo a Oktoberfest? Que bom! E  os últimos dias dessa tão famosa festa estariam acontecendo justamente nos últimos dias em que lá estaríamos? E estaríamos a poucos km de lá, em Salzburg… Então, não tinha muito o que pensar. “Tira um dia de um lugar e coloca um dia em Munique” (alias na Oktoberfest) e pronto. Resolvido!

Ah, mas antes teve uma longa história. Primeiro tivemos que procurar hotéis perto da festa para não ter que dirigir depois das cervejas. Tudo caro. Caríssimo. Assim mesmo, reservamos um que estava “em cima” da festa. Ah, e meu filhote que mora em San Francisco quase ia nos encontrar lá. Mas, no final não deu certo (ele ia para Londres, à trabalho, uns dias após o fim da Oktoberfest, e tentou ir antes etc. e tal, mas…). Fiquei um pouco triste pois era mais uma oportunidade de ver meu filhote baby! By the way, nos preparamos para a Oktoberfest em Munique!

Saímos de Salzburg muito animados para ir pra tal festa (o dia anterior contei aqui). Era nosso último dia pelas estradas austríacas-alemães ‘by car’. Muito pouco tempo de estrada e logo chegamos.

1) Em Munique

Fomos direto para o hotel (Herzog München*), deixamos o carro na garagem e zarpamos a pé para a festa todos caracterizados para tal com as roupitas que compramos em Salburg.

*Obs. O Hotel era bem legal. Super central, estava em reforma (parecia estranho por fora) mas a parte interna (quartos etc) já estava tudo super moderninho! É um hotel um pouco italiano, tem um restaurante e um jardim interno. Pizzas e massas! Interessante. 

IMG_0933

Camisa xadrez (só o que tem!)

IMG_0935

Chapéu…

Aqui vale um parênteses, A Oktoberfest 2014 começou no dia 19 de setembro e esse foi o dia em que chegamos em Freibug, Alemanha para iniciar nosso tour de bike. Desde as estações de trem que já víamos pessoas “fantasiadas” para ir à festa. E também por todas as outras cidades em que passamos nessa viagem, fosse Alemanha, Suíça ou Áustria (acho que também na Alsácia, França) víamos vitrines de várias lojas com as roupas características da Oktoberfest. E, praticamente em todas as estações de trens que passamos víamos alegres grupos todos caracterizados, muito provavelmente rumo à festa! No site oficial da Oktoberfest também tem as roupas à venda!

Vale salientar que eu nunca quis sair daqui para ir direto a uma Oktoberfest. Mas, é claro se estávamos lá por perto, por que não? Então, vale salientar também que dessa vez fomos mesmo para a Oktoberfest, o que significa que nem sequer passeamos por Munique. Não dessa última vez (já havia ido lá a vários anos atrás). Nossos planos nessa viagem era curtir mais as cidades pequenas e as paisagens das estradas… Algumas maiores que entraram no roteiro, ficaram só para passearmos pelo centro histórico!

2) Na Oktoberfest

Bom, voltando a Oktoberfest.

Saímos do hotel e já íamos vendo o povo todo animado, a maioria vestidos à caráter ou “meio” à caráter como nós (que tentamos nos “aproximar” de um modelo para não ficarmos totalmente por fora, hehehe).

P1030196

Chegando na Oktoberfest

Parque no meio da Oktoberfest. Alias, a Oktoberfest se instala no meio del!

Parque no meio da Oktoberfest. Aliás, a Oktoberfest se instala no meio dele (Parque Theresienwiese)!

Ao entrar procuramos logo as tendas maiores: A da Hofbräu (uma das mais famosas), a Augustiner… Entramos em uma delas e já estava lotada, todos os lugares sentados ocupados. Mas ainda deu para “dar uma volta” pela tenda e ver como funcionava tudo por lá! Ia começar uma banda e já estava a maior animação.

Obs. Na Oktoberfest existem as grandes tendas e as menores. Só podem vender as cervejas fabricadas em Munique (são elas: Augustiner, Paulaner, Hofbräu, Spaten-Franziskaner, Hacker Pschorr e Lowenbrau). Para ver detalhes da festa clique no site oficial.

P1030179

Na primeira tenda grande em que entramos

P1030183

Multidão dentro da tenda…

Como não havia onde sentar (as cervejas e comidas só são servidas se você estiver sentado) saímos e fomos procurar outra tenda. Só encontramos lugar numa das pequenas (a Zum Stiftl) e foi perfeito. Nessa, pudemos apreciar a boa comida alemã de forma mais tranquila. Ah, a cerveja que servem lá é a Paulaner! Ótimo! Sentamos numa mesa junto a um grupo de jovens (você tem que sentar em mesas onde sentam outras pessoas) que depois saíram e veio uma família inteira se juntar a nós! Prost!

P1030195

A fachada da pequena Zum Stiftl

P1030188

Nós na tenda Zum Stiftl

Nessa tenda, apesar do dono não ser lá muito simpático (risos) ele estava totalmente vestido à caráter e com um bigodão de um bávaro de antigamente,  tudo lá era muito bom. E  as garçonetes nos atenderam super bem!  Apareceu uma bandinha super legal e acho que tivemos uma excelente experiencia nessa pequena tenda.

Ah, preciso falar que os banheiros eram todos limpíssimos. Apesar da multidão enorme (multidão já é algo grande, né?), não vi nenhum banheiro sujo, ao contáario! E, não foi só nessa tenda não. Até nas maiores…

Com vários canecas de cerveja na cabeça (não era bem assim, acho que duas), saímos a procurar uma tenda grande para ver como seria a animação no auge da festa. A maioria das tendas tinha seguranças nas entradas impedindo qualquer um a mais de entrar, pois  dentro já estavam todas lotadas. Conseguimos, não sei como, entrar numa. E, só depois percebemos que entramos justamente na Hofbräu. A mais famosa! Ôba!

Fachada da Hofbrau

Fachada da Hofbräu

P1030218

Na Hofbräu

P1030221

Nós na Hofbräu

O fato é que conseguimos um lugar na parte de cima, juntamente com uma família que estava lá instalada. Coincidentemente haviam duas pessoas a mais que estavam saindo na hora em que nos aproximamos da mesa. Antes passamos pela parte de baixo que estava super animada! A banda tocando músicas tradicionais e modernas e o povo em pé em cima das mesas, nos corredores, nas cadeiras e nos bancos. Todos cantando, gritando, dançando e pulando. Os garçons passando com comidas e cervejas e dando “cotoveladas” em quem estivesse no meio, para que não os atrapalhasse. Os seguranças eram meio “barra pesada” mas percebi que era necessário devido a multidão eufórica!

P1030223

Detalhe no interior da Hofbräu

No final das contas conseguimos o que queríamos: comemos, bebemos, vimos (e ouvimos) algumas bandas e a multidão em festa! Participamos da Oktoberfest!

P1030214

Tenda da Augustiner

P1030209

E o “Jardim de Cerveja” da Augustiner ao lado da tenda

P1030205

Uma das tendas menores

P1030202

Outra tenda…

P1030215

Outra das menores…

No final, nos perdemos. Poderia ter sido engraçado se não estivéssemos tão cansados depois de cinco horas de festa. Mas, conseguimos chegar ao nosso hotel. De táxi, mas chegamos. Imaginem que era um hotel escolhido a dedo para que pudéssemos ir a pé. O que faz a desatenção somada a cerveja “na cabeça”, hem?

Na saída... Perdidos?

Na saída…

Bom, foi muito legal, mas pra mim “tá dado como visto”. Não sou muito a fim de multidões não. Mais não (risos)! Prost! Ein Prosit!

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: