Site com dicas de viagens.

Gramado e Canela em época natalina – Viajando com o neto!

Avalie esta postagem

No post anterior demos algumas dicas sobre o que fizemos nessa maravilha de viagem, e agora vamos aos detalhes.

Só pra lembrar fomos eu, meu marido, meu filho1, minha nora1 e meu neto1 (na época com 4 anos e meio).  

Saímos de nossa cidade natal, que por acaso é Natal, num voo de madrugada e assim chegamos cedo em Porto Alegre. Nosso transfer já nos aguardava e rumamos para Gramado. Iríamos ficar seis dias por lá!

Qual o mês mesmo? Dezembro! A ideia era ver o Natal Luz* em Gramado! Do dia 12 ao dia 18 de dezembro.

*Nesse site você compra todos os ingressos dos shows! 

O ap. que alugamos era bem legal, 90m², e como já falei no post anterior, era super bem localizado numa esquina com a rua principal. Tinha um super-mercado pertinho onde fazíamos compras e a maioria das atrações de Gramado estavam próximas. Assim, mesmo com criança, fizemos praticamente tudo a pé.

Vista da rua desde o nosso ap. alugado

A avenida principal, a Borges de Medeiros, é lotada de lojas, chocolaterias e cafés com fachadas de arquitetura alemãs. Belas! Além disso, é palco da maioria dos acontecimentos natalinos onde impera uma linda decoração. E assim, fica lotada de gente nessa época.

Dia 1

Ficamos somente em Gramado!

Nesse primeiro dia demos um rolé pela cidade e fiquei surpresa como o que vi. Tudo belo! Andamos primeiro pela Av. Borges de Medeiros, vimos a árvore e as muitas luzes. Depois fomos até a rua coberta etc. e tal.

A árvore

O clima natalino realmente estava presente no ar e em todos. A decoração e os espetáculos faziam com que todos entrassem no clima. Os shows e decorações ao ar livre eram de extremo bom gosto e altamente profissionais. Muita, mas muita gente nas ruas! Parece que você está a todo momento em um espetáculo teatral a céu aberto.

Foto clássica, “nevando”. O neto queria escapulir desse perrengue rsrss

Passamos por vários lugares inclusive pelo Lago Joaquina Bier que é onde ocorre o show Navitaten um dos mais impostantes shows natalinos. Não fomos ao show pois não achamos que nosso neto pudesse se divertir, afinal o show é mais uma ópera (deve ser lindo, pois durante o espetáculo acontece dança de águas, luzes, fogo e fogos de artifício) mas achamos que poderia ser cansativo para uma criança de 4 anos. Com certeza é um espetáculo que vale a pena ver!

Dia 2

No segundo dia cedo, a van do tour (privado, apenas nós cinco) veio nos pegar. O motorista super simpático falou do roteiro “oficial” mas disse que poderíamos mudar como quiséssemos (já que nosso tour era privado e o que importava era o tempo que a van estaria disponível para a gente). Aí, claro, que trocamos quase tudo (risos). E por quê? Porque estamos lá em função da criança do grupo!

Havia uma sugestão de tour incluindo os museus (como o de automóveis, de chocolate, de cera, etc), entre outros tours. Mas, “deixamos de lado” alguns dos passeios convencionais e optamos por passeios que privilegiasse meu neto. Além do mais os principais pontos de Gramado poderíamos fazer a pé sem precisar de “guia”!

Na ida do tour paramos no Pórtico de Gramado para fotos.

Fotinha clássica

Dos passeios clássicos fomos apenas à Loja Cristais de Gramado (que pouco nos interessou pois não estávamos a fim de compras e já conhecíamos fábricas similares em Veneza). Fomos mais para o neto ver o processo.

Depois escolhemos visitar o Le Jardin Parque de Lavanda, porque amo lavanda! Aí, claro, fiz umas compritas!

Nos jardins…

Ainda pela manhã fomos ver a Cascata do Caracol e andar nos bondinhos aéreos. Antes, fomos ver um espaço Esculturas que Falam, que fica no mesmo parque dos bondinhos. O neto adorou, é claro!

Admirado!

Os bondinhos…

E nós…

E com a Cascata do Caracol ao fundo….

Depois, nosso driver nos levou para um pequeno tour no centro de Canela.  Almoçamos num daqueles restaurantes com comidinhas típicas e churrasco (do tipo tradicional self-service para turistas, e que eu não gosto muito, mas não tínhamos tempo para outro tipo de almoço).

Igreja de Canela, onde em um outro dia assistimos à um espetáculo de Natal (um espetáculo mesmo!!!)

Tour com direito a passar por uma fábrica de chocolate…

…que resultou nesse homem-aranha de chocolate rssrss

E, em seguida, partimos para conhecer o principal lugar para o neto: o Parque Florybal!* Aí ele se divertiu muito! E nós? também né? Cansamos (ôps), mas o neto em primeiro lugar (e o filho que se mantêm ainda uma criança -risos-) .

Bom, o pior é que encontrei poucas fotos do parque, acho que estive todo o tempo “de olho”nas diversões, especialmente no neto, e nem liguei muito para fotos. Passamos lá praticamente o resto do dia, tipo umas 3 ou 4 horas. Mas, é pouco tempo para esse parque e não conseguimos ir a todas as atrações! O parque é muito grande e muito legal.

Um “susto-alegre” no parque…

Só diversão!

E no meio da diversão, tome chuva rss. Mais um perrengue pra listinha, num parque infantil debaixo chuva hehehe…

Garanto que o Parque Florybal merece um dia só pra ele, pois é diversão garantida, especialmente se você está com criança ou se gosta de despertar a sua criança interior (risos). Para saber detalhadamente de tudo que se pode fazer por lá, nada melhor do que acessar o site oficial!

Quanto a nós, ainda conseguimos ficar mais tempo porque”cortamos” todos os museus e outros tours clássicos previstos desse dia pela Agência e substituímos pelo parque Florybal.

A noite, de volta à Gramado, ainda fomos ao Grande Desfile de Natal. Andamos pra caramba pra chegar ao local (meu filho adora isso, andar sem importar o tempo ou a distância afffff, e sem nos avisar – outro perrengue- rsrss). Mas tudo compensou pois o show é lindo e crianças amam (adultos também)! O clima natalino é contagiante!

Depois voltamos num dos ônibus que tem por lá esperando os “cansados” (hehehe). Tem ônibus e vans à espera, porque táxi é bem difícil, viu?

Um dos momentos do Desfile!

Concentrado!

Dia 3

Esse foi o dia do vinho e do trem! O trem as crianças adoram! O vinho, os adultos amam (risos)!

Fizemos o tour uva e vinho com o trem Maria Fumaça!

Lá vem o trem…

Diversão no trem…

Perrengue clássico no trem, ôps (eu não encarei hehehe, mas o marido topou a dança). Muito bom, músicas e danças típicas!!!

Vinho pros adultos e suco de uva pra criança! Cheers!

À noite fomos de novo curtir o centro da cidade iluminado, suas várias praças, a rua coberta (onde tem vários restaurantes, cafés e shows). Gramado sempre tem o que fazer, você anda e anda e sempre descobre coisas novas, cafés, restaurantes, shows de rua, lojas de chocolate, etc. e tal!

Dia 4

Dia de curtir Gramado. Mesmo com um pouco de chuva, fomos no Lago Negro andar de pedalinho (fomos caminhando… um pouquinho longe mas deu certo). Depois almoçamos num restô legal por lá (Parque Alemanha Encantada)*. Antes, tomamos café, chocolate quente, sorvetes etc. num café-restô chamado Paradouro Lago Negro, na beira do lago.

O restaurante

*O restaurante Parque Alemanha Encantada fica em frente ao lago negro na rua Bruno Ernesto Riegel, 713 (Você vê chegando ao Lago). – É inspirado nos contos infantis dos Irmãos Grimm, o restô oferece chopes e pratos alemães num pequeno parque temático). Não encontrei site (o que encontrei não abriu. Mas tem o face). Eu acho que super vale a pena com crianças. Tem até uma torre da Rapunzel, com vista lindas.

Bom, mas o passeio nos pedalinhos é bem legal. Meu neto amou e escolheu um pedalinho-barco de piratas! 

Nos pedalinhos piratas no Lago Negro

Esse foi um dia de Piratas. Pois teve barco-pirata durante o dia e pizza num local pirata,  à noite. Crianças adoram!

Na pizzaria Cara de Mau! O neto tentando “se esconder’ da foto (ôps).

Antes da pizzaria fomos ver o acendimento das luzes (grátis) no meio da rua em frente ao Palácio dos Festivais (pertinho da árvore). É um show lindo, com músicas legais e iluminação no Palácio (uma casa lindinha). Ao mesmo tempo a grande árvore de natal também é iluminada. Muito legal para as crianças, mas não chegue tarde porque é lotado!

Palácio dos Festivais, onde acontece o show do acendimento às noites.

Dia 5

Dia de pagar outro mico no Snowland. Mas, quem anda com crianças é assim mesmo (risos). Temos que embarcar nos programas infantis, claro. Para as crianças é legal, porque tudo é legal para crianças. Porém para quem conhece neve, estações de esqui etc e tal, é meio sem graça (cadê o céu? acima de nossas cabeças: um teto… e frio pra caramba, ui! E adulto faz o quê mesmo? Bom, tem adultos-crianças como meu filho rsrsss).

Meu neto curtindo tudo!

E nós pagando mico! 😉

À noite fomos para Canela assistir ao magnifico show de Natal (Sonho de Natal). Que não deixa nada a desejar em matéria de shows. Pode crer!

O show acontece em frente à Igreja, ao ar livre. Músicas maravilhosas, performances fantásticas! Realmente um show!

Fogos e luzes do espetáculo, em frente à Igreja de Canela

Um detalhe: Apesar dos dias estarem, na maioria das vezes, ensolarados e quentes, nessa noite fez frio em Canela!

Dia 6

Rever Gramado. Passear a pé por tudo pelo centrinho, foi a proposta desse último dia.

E à noite comer um fondue legal no Vue de la Vallé (um restô super bom e longe daquela coisa só turística).

Faltado eu aí, porque estava do outro lado da câmera, tirando a foto né?

E pra finalizar um fondue de chocolate! Que delicia!

E finalmente? 

E finalmente? Tudo foi ótimo! Afinal, é tudo uma aventura! 

E tchau!

Obs. Finais:

  • As DICAS de hospedagem, trasnfers, tours, trem, etc., estão no post que escrevi antes: “Natal Luz em Gramado. Quando você vai com o neto“. Tudinho no post! É só clicar!
  • Ingressos de shows, passeios, parques etc. você pode comprar nesse site1  e nesse site2.
  • As dicas de restaurantes e shows que fomos, e passeios que fizemos, estão acima nesse mesmo post.

 

 

 

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: