Site com dicas de viagens.

Lago Constança: Três Países ao seu redor

5 (100%) 1 vote[s]

2674712560_38c1d30b48O Lago Constança ou Bodensee (em alemão) é lindo! 

Tive a idéia de passar uns dias por aí ao mesmo tempo em que decidi fazer o roteiro Alsácia-Breisgau de bike, começando por Freiburg. Fica por perto, temos amigos na Suíça, em St Gallen, também pertíssimo, e o mais importante: o Lago é maravilhoso, as cidades que o rodeiam são lindas, tem tanta coisa legal para fazer que, apesar de não ter marcado a data, já tou contanto os dias!

Bom, então a sugestão é depois (ou antes) de ir a Freiburg (ver post anterior) passar uns dias no Lago Constance. Sugiro ficar na cidade de Bregenz na Austria, e de lá ir a outras cidadezinhas como Lindau que fica super perto e já é Alemanha. Enfim, você pode ir arrodeando o Lago, pela Áustria, Suíça e Alemanha, chegando até Constança, a principal cidade do lago e visitar a famosa  ilha de Mainau.

Fazer passeios de barco, subir de teleférico nas montanhas, fazer trilhas como a Rota do Queijo, e tantas outras coisas.  Em julho e agosto, Bregenz é palco de festivais famosos, mas nos outros meses tudo também é muito lindo. Vamos falar um pouquinho do Lago e de algumas de suas cidades.

O Lago 

Fazendo fronteira com a Áustria, Alemanha e Suíça, a localização do Lago Constança o faz um destinos super interessante. É um lago de água doce dividido em 4 partes: Obersee, Überlinger See, Untersee, e o Zeller See e Gnadensee. É um lago atravessado pelo rio Reno (Rhine) que se une ao mesmo na cidade de Constança (Konstanz).

Lago Constança (fonte)

Lago Constança (fonte)

Medindo 64 km de comprimento e 12 km em seu ponto mais largo, é o terceiro maior lago da Europa Central. Há serviços de navegação que ligam as cidades pequenas do litoral às atrações ao redor do lago.

No lado suíço, as cidadezinhas de Romanshorn, Arbon e Rorschach, merecem destaque com seus lindos centros históricos. Lugares pitorescos em Untersee (Lago Inferior), como Gottlieben, Ermatingen e Stein am Rhein, valem a pena conhecer. Numa das pontas do lago, saem barcos de Rorschach e navegam pelo romântico rio Reno.

Stein am Rhein (fonte)

Stein am Rhein (fonte)

Ou seja, desde barcos, ônibus, teleféricos e estradas de ferro, tudo você pode usar no Lago Constança. Alguns destinos de cruzeiro populares incluem a Ilha Mainau, com seus parques e jardins de flores, e a península Reichenau, com seu monastério, Patrimônio Histórico da UNESCO.

Um ferryboat liga Friedrichshafen (no lado Alemão) a Romanshorn ao lado oposto das margens, na Suíça (onde tem o porto e a maior marina do Lago e onde dizem que o Lago é mais bonito).

A paisagem em torno do Lago  é belíssima e para quem gosta de caminhar e explorar lugares é perfeito. É uma região de excursão e relaxamento com oportunidades de esportes aquáticos, trekking e trilhas para caminhadas, circuitos de patinação e ciclismo.

Constança

Constança (fonte)

Constança (fonte)

É a maior cidade do lago. Konstanz hoje é uma cidade universitária e tem uma incrível basílica Românica-Gótica. Lá você verá mansões palaciais e coloridas cumeeiras, mas o mais interessante é a Ilha Mainau que fica vizinha (um belo parque com jardim tropical, com muitas flores e borboletas e um castelo Barroco) e a Ilha de Reichenau, que foi tombada como Patrimônio da Humanidade, com seu maravilhoso monastério, a Abadia de Reichenau.

Friedrichshafen

friedrichshafen_grafzeppelinhaus_2

Friedrichshafen (fonte)

Visite seus castelos, as igrejas e o famoso Museu do Zeppelin.

Lindau

Lindau e o Lago Constança (Bodensee)

Lindau e o Lago Constança (Bodensee) – fonte

Localizada no lado alemão, na Bavária, a ilha-cidade imperial de Lindau, é conhecida por seus jardins exuberantes, pelo seu histórico centro medieval e pela sua excelente localização: aos pés da Montanha Pfänder.

Porto de Lindau (fonte)

Porto de Lindau (fonte)

Bregenz

Bregenz (fonte)

Bregenz (fonte)

Na cidade austríaca de Bregenz, a sugestão é fazer um passeio de teleférico para o topo da Montanha Pfänder, e ver o lago lá de cima. Bregenz é mundialmente famosa por seu festival anual de música Bregenzer Festspiele que acontece com palcos montados sobre o Lago e ao redor do Lago Constança.

“Os Festivais de Bregenz ocupam a primeira posição no que se refere à cultura. Nesses festivais, há mais de um século e meio, grandes diretores colocam em cena óperas de alto nível com a orquestra “da casa”, a Sinfônica de Viena, em um impressionante cenário sobre o lago.  A cada ano os organizadores surpreeendem os espectadores com palcos gigantescos e perfeitamente iluminados” (fonte).

Ópera Um Baile de Máscaras – Giuseppe Verdi (fonte)

Ópera “Um Baile de Máscaras” – Giuseppe Verdi (fonte)

Pra quem gosta de esportes, em  Bregenz você tem muita coisa a fazer como: andar de bicicleta, fazer trilhas, parapente e os esportes aquáticos que você queira! A trilha da Rota/Trilha do Queijo é algo espetacular! Pode ainda circular num trem panorâmico no monte Pfänder e desfrutar das maravilhosas vistas das montanhas suíças, do próprio lago Constança, da região de Allgäu e do topo do Bregenzerwald até Widderstein, na fronteira com o Tirol.

Monte Pfander (fonte)

Monte Pfander (fonte)

Às margens do lago você poderá ver a Casa de Arte  Kunsthaus um imponente edifício arquitetônico, que fica em  frente ao porto. , De lá partem os barcos para a cidade medieval da ilha de Lindau e para a Ilha das Flores em Mainau.

Ilha de Mainau

Mainau (fonte)

Mainau (fonte)

“Localizada no extremo sudoeste da Alemanha, diretamente no lago de Constança, a ilha de Mainau é uma das grandes atrações turísticas na fronteira com a Áustria e a Suíça. Mainau, a famosa Ilha das Flores, tem uma diversidade incomparável de flores, árvores e plantas distribuídas por apenas 45 hectares. Além disso, há também um castelo barroco do século XIII, a estufa de palmeiras, “Palmenhaus” e a Casa das Borboletas, a maior da Alemanha” (fonte). Fica “vizinha” a Constança, a maior cidade do lago.

Rorschach, Arbon e Romanshorn 

Já do lado suíço, a antiga cidade portuária de Rorschach tem talvez o mais belo Kornhaus (celeiro) na Suíça. Há também o um passeio público do lago, e lá se deve conhecer a Abadia Mariaberg e os castelos Sulzberg e Wartegg.

Arbon, o mais antigo estabelecimento do Lago Constança (Arbon fica pertinho de St Gallen onde moram uns amigos queridos, e é uma cidadezinha linda que vale a pena conhecer), e depois ainda tem Romanshorn, já na rota que  levará você de volta para a cidade de Constança, na Alemanha, se você quiser arrodear o Lago. E se não, pegue o barco de volta pra Bregenz, ou um trem para algum aeroporto (Zurick ou Frankfurt, por exemplo) e tchau Europa, até a próxima!

Arbon

Arbon (fonte)

Romanshorn (fonte)

Romanshorn (fonte)

E aí? Que tal passar uns dias por aí?

5 (100%) 1 vote[s]


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: