Como dito no post anterior (onde detalho o local do ap.) fizemos muitas caminhadas morando em Matosinhos. Particularmente irei detalhar sobre as duas maiores e melhoras caminhadas.
1) Detalhes sobre a caminhada Matosinhos-Porto
Uma das vantagens de morar em Matosinhos é fazer caminhadas.
Uma Caminhada Saudável desde Matosinhos é essa que fizemos: passando pela Foz do Porto e chegando até a Ribeira, zona histórica do Porto.
Foram 12 km, só de ida. A prefeitura tem um programa chamado “Anda Porto” (12km) q incentiva as pessoas à práticas de corridas e caminhadas. Começando na Anêmona em Matosinhos e terminando na Rotunda do Freixo no Porto.
Não fomos até a rotunda do Freixo (chegamos até próximo à Ponte D. Luis), mas andamos + de 12km, pq às vzs nos desviávamos para conhecer um parque, um monumento, chegar mais perto do mar, etc e tal. E ainda andamos no centro histórico do Porto, ladeira acima, ladeira abaixo… Ufa!
Saímos de nosso ap. até a praia de Matosinhos e fizemos o percurso beirando o mar, e em seguida o rio (pois passamos pela Foz, onde o rio encontra o mar).
É uma caminhada muito prazerosa, de um lado o mar (ou rio) e do outro parques, monumentos, casas, prédios… as cidades vivas!
O calçadão q se inicia na praia de Matosinhos é super largo (muita gente de toda idade caminhando, pedalando, de patinetes, empurrando carrinhos de bebê, jogando, etc). Uma alegria! O calçadão, em dada parte, começa a estreitar-se porém em compensação aparecem muitas áreas verdes. Parques com árvores, brinquedos infantis, bares ou cafés… O verde contrastando com a beleza azul do mar!
Em muitos momentos vc tem várias opções para andar, correr ou pedalar: 1) pelo calçadão, 2) por passadiços (mais junto ao mar), 3) por parques, 4) por calçadas mais próximas às casas…
Dentre nossos encontros nessa caminhada: c/ castelos, monumentos, estátuas e c/ muita gente, tivemos dois maravilhosos: com um anjo e com uma capelinha de S.Miguel Arcanjo que é nosso protetor.
Paramos muitas vezes para admirar a natureza, fotografar, e até para MEDITAR.
Ah, paramos também um pouco para o mundano (risos), um vinho num lugarzinho ermo.
E, no final da caminhada uma comidinha com uma cervejinha na beira do Douro.
Voltamos de metrô. Isso fez parte de nossa e experiência (explorando tudo por aqui). Fomos até a estação S. Bento. O metro S.Bento fica em frente à estação. Pegamos a linha laranja D (direção Hospital S João e descemos em Trindade). Trocamos pela linha azul A (direção Senhor de Matosinhos, e descemos na parada “Câmara de Matosinhos” que fica à apenas três min. a pé de nosso ap. !
2) Outra caminhada Top (de Matosinhos à Leça de Palmeira)
Uma nova caminhada desde nosso ap. em Matosinhos, dessa vez para o lado contrário ao Porto. Agora em direção a Leça de Palmeira com o objetivo de chegarmos até a Praia do Aterro!
E, na Praia do Aterro, nos deparamos com nosso “velho amigo” rest-bar L,Kodac! @lkodac (drinks ótimos). Tivemos que parar, né?
Passamos ainda na ida pela Ponte Móvel de Leça ou Ponte de Leixões, pois fica ao lado do Porto dos Leixões.
Passamos também por igrejinhas, vimos alguns peregrinos do Caminho de Santiago, passamos pelo Farol da Boa Nova, e caminhamos também por passadiços beirando o mar. Fomos e voltamos quase todo o tempo beira-mar.
Passamos por calçadões largos e muitos passadiços! Foi show.
Foram 5 km de ida + 5km de volta…Total da caminhada: 10 Km. E viemos parando (explorando tudo) e tomamos um drink maravilhoso no L’Kodac.
Nosso almoço/jantar (na volta) foi um gostoso peixe na brasa (sardinha + douradinho) no restaurante “Xarroco” em Matosinhos.
3) Algumas dicas de restaurantes e bares que fomos enquanto estavamos na nossa 1a morada em Matosinhos
Em alguns dos restaurantes vc escolhe o peixe em alguma das barracas do mercado.
– Restaurante Xarroco em Matosinhos. Peixe fresco de mar, grelhado na brasa, mariscos, arroz de marisco/tamboril, com lugares também ao ar livre. Na mesma rua tem vários restaurantes do mesmo tipo.
– L’Kodac
Beira-mar, ótimos drinks, bom para qualquer hora! Endereço: Praia do Aterro ,Avenida Coronel Hélder Ribeiro, Leça da Palmeira. Super indico.
– Vinhas d’Alho no Porto (ou outros que ficam vizinhos na Muro dos Bacalhoeiros, com ótimas vistas para o Douro)
Como já disse no post anterior, são muitas as vantagens de morar em Matosinhos! (Praia, parques, calçadões para caminhar e pedalar, mercados e supermercados, o Porto perto, muitas cidadezinhas legais por perto, a Espanha perto… tantas vantagens )
Ah, faltou dizer que a experiência de “dona de casa” foi bem, incluindo cozinhar várias vezes!
No próximo post, vamos falar sobre a segunda moradia.