Site com dicas de viagens.

Morando em Portugal e visitando cidades1 (6)

Continuando a falar sobre nossa experiência “morando três meses em Portugal” (ver post anterior).
Entre as vantagens de morar em Portugal está viajar pela Europa mais facilmente, além de viajar por Portugal. Fazendo fronteira com a Espanha, muitas vezes dá até pra fazer um “bate & volta”.

Sobre nossos bate&voltas à Espanha, vejam no post 4 (clique aqui).
Neste post, vamos nos deter sobre nossas visitas por lugares portugueses, em especial nos arredores de nossas duas primeiras moradias -em Matosinhos e na área rural de Maia (S. Pedro Fins)-.
1) Alpendurada de Matos e o Convento  (norte de Portugal)
Num dia fomos conhecer um antigo Convento Beneditino do séc. XI (Convento de Alpendurada) que depois já foi um hotel de luxo. Mas quando visitamos estava desativado e à venda (fomos com uma das proprietários à época). É lindo mesmo!
Bom, propagandas à parte, tivemos o privilégio de conhecer essa obra maravilhosa de arquitetura de influência românica e moçarabe. Dentro, existem muitas obras de artes originais com assinaturas.
Particularmente tive dois encontros emocionantes: encontrei uma Sant’Ana de pedra linda (eu sou Ana, né?) e um quadro belo do Arcanjo São Miguel, que amo e é nosso protetor. Ele sempre “aparece” em nossos caminhos!
Além da beleza arquitetônica, artística e cultural dessa obra histórica, conta ainda com vistas maravilhosas. Está arrodeado de belezas naturais sendo a principal o Rio Douro.
Destacam-se salões de influência árabe, belos vitrais, uma capelinha e antigas áreas de lazer como uma piscina interior e um cais fluvial.
Não posso deixar de citar a igreja construída do século XVIII, dedicada a São João Baptista, anexa ao antigo mosteiro.

O antigo convento está localizado na freguesia de Alpendurada de Matos do concelho de Marcos de Canaveses,

e fica a apenas 50 min. do Porto, by car.
E para completar o passeio fomos almoçar com amigos portugueses no restaurante do hotel Porto Antigo que fica à beira do Douro em Cinfães vizinho onde fomos  outra vez quando fomos conhecer Baião (ver item 5 )!
Almoço ótimo para fechar o dia com chave de ouro!
2) Porto
Da nossas moradas fomos também algumas vezes ao Porto, é claro! Eu, particularmente, amo o Porto!
Uma das vezes fomos na Foz* (bairro ótimo do Porto). Santiago my husband foi para uma reunião e eu fui almoçar por perto.
Estava nublado, aliás o maior fog. Sentei num restaurante que tinha vista para o mar mas de pouco adiantou. O restaurante, Confeitaria Tavi, tem uma ótima vista em dias com sol. Outras vezes estive por lá conferindo a vista!
Fui também num café-bar (Café El Reys) no Passeio das Virtudes que é um lugar legal para sentar e ver os passantes, com boa vista para o Douro.
Prestem atenção as artes dessa rua, nas fachadas de suas casas, nos muros.
No Jardim das Virtudes tem sempre  estudantes por lá sentados, deitados, conversando… o Jardim com vistas sobre o rio Douro.
Mais lá na frente (ou pra trás) tem a “Cooperativa Cultural A Árvore” que de outra feita, almoçamos lá, num restaurante com vistas maravilhosas “A Árvore” (que se encontra fechado, não sei se permanentemente).
Enfim, essa região é bem interessante… É bom curti-la devagar…
Depois pegamos o carro e rumamos de volta. Passamos pela Torre dos Clérigos, etc e tal… e seguimos para outras histórias…

Nós. Ao fundo a Ponte D. Luís I

————
*Foz é um “bairro” do Porto, uma zona residencial na zona ocidental da cidade, sendo uma das zonas mais caras.
É um lugar privilegiado: onde o rio Douro encontra o Oceano Atlântico.
4) Lisboa
E também fomos à Lisboa. O maridote @sanjr foi participar de um evento da área imobiliária. Tudo isso fazia parte de nossa experiência de vivenciar um tempo morando em Portugal.
Da nossa casita2 aqui perto do Porto, levamos 03 horinhas de carro pra chegar lá.
E tenho dica bacana de hotel.
Bom, como a coisa foi meio de última hora não consegui vagas nos hotéis que costumo ficar por lá: (o Downtown, o Central e o Boutique). São todos ótimos, charmosos, e ficam na Rua dos Sapateiros ou pertinho, no Baixo Chiado, que amo ficar por lá.
Mas, tive que partir pra outra alternativa e encontrei um hotel legal na mesma rua: o Esqina Urban Lodge  com uma proposta muito bacana. Um pouco mais simples que os do mas super tipo de charme diferente, inovador. Plaquinhas de aviso bem humoradas, sem espaços comuns (partem do princípio que os espaços comuns estão fora do hotel, para se conhecer melhor a cidade), e dão dicas diferentes do turismo comum. Dicas de shows, concertos, exposições de arte, feiras, bares e restôs diferentes, coisas que fazem parte da vida verdadeira, real lisboeta.
Enfim, enquanto Santiago estava no evento eu perambulei bastante pelos arredores que já conhecia e ainda segui algumas dicas novas pra mim, dadas pelo hotel.
Também fui encontrar uma amiga que está morando lá, e peguei um metrô para vê-la até a Praça de Londres. Mas aí é outra história.
Ah, tem uma estação de metrô pertinho do hotel (a Baixo Chiado).
Localização ótima!

Vista do nosso hotel em Lisboa

5) Leça de Palmeira
Perto de Matosinhos, do Porto, tem lugares legais para comer. Fomos algumas vezes e em uma delas comemos um excelente peixe no Restaurante Jácome.
6) Baião e arredores
Durante o tempo de nossa experiência “Morando 3 meses em Portugal, exploramos também outras áreas, como já falamos. Baião foi uma delas. E porque? Temos uma amiga portuguesa que tem uma pousada de charme em um lugar chamado BAIÃO. Resolvemos conhecer Baião. Não a pousada porque sabíamos que estava lotada e fomos somente depois (ver no Instagram @moinhosdeovil e aqui no item 4 a seguir).
Zarpamos no nosso carro alugado, pegamos a estrada -desde nossa casa em S.Pedro Fins/Maia- e em 50 minutos estávamos em Baião (perto do Porto).

Que vista!

Desde que chegamos por perto já amamos a região. Toda lindinha e a cidadezinha um charme. As paisagens magníficas.
(Baião é o município/concelho com maior percentagem de área verde e floresta no distrito do Porto).
Percebemos que estávamos na Rota do Românico (rota turístico-cultural, composta por 58 monumentos de estilo românico).
Como não tínhamos muito tempo, resolvemos ir descendo até chegar no Rio Douro, que já começamos a avistar desde lá “de cima”… (Já conhecíamos a região do Alto Douro vinhateiro, mais “pra lá” -onde estão as cidadezinhas mais conhecidas, como Pinhão, Peso da Régua e Vila Real – tem post no blog: “Douro”).
Nessa área, onde fica Baião e outras tantas cidadezinhas, vilas e aldeias (freguesias como Loivos do Monte, São João de Ovil, Campêlo, Govê, Grilo, Ancêde, Santa Leocádia e Ribadouro – por essas duas últimas também passamos)
Por essa região passa o rio Ovil, além do grande e famoso rio Douro (o rio Ovil tem a sua foz no rio Douro, mais concretamente no lugar de Porto Manso, na freguesia de Ribadouro, por onde também passamos).
E no final, encontramos um lugarzinho lá embaixo, em Oliveira do Douro, Cianfães, à beira do rio Douro. Tomamos um vinho para acompanhar uma “tábua de frios” de enchidos -ou embutidos- e queijos da região, no Cais Bar Porto Antigo (voltamos por lá outra vez, mas da outra almoçamos no restaurante do Hotel Porto Antigo, quase vizinho ao bar – ver item 1).
3.5.1- Importantes Considerações sobre Baião e Eça de Queiroz
Apesar de Eça de Queiroz ter nascido em Póvoa de Varzim e ter vivido em Aveiro, em Coimbra e em Paris, inspirou-se na propriedade herdada em Tormes (freguesia de Sta Cruz do Douro, Baião), pela sua esposa, para escrever o romance “A Cidade e as Serras” e o conto “Civilização”. Nesta localidade situa-se atualmente a Fundação com o seu nome.
No site “Visão.sapo.pt” podemos ler interessantes relatos sobre a região, como:

“Nestas terras já se cruzaram páginas, cenários e enredos de Camilo Castelo Branco, Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira, a partir do drama Fanny Owen. Em Gestaçô, berço das bengalas, nasceu Soeiro Pereira Gomes. Em Porto Manso, Alves Redol eternizou vidas esfareladas por um rio moribundo e sonhos magoados pela Natureza esquiva. Quando chegou a uma ‘prega de serra’ o Jacinto do romance queirosiano escolheu ficar. Vindo da Cidade Luz, na verdade o seu mundo iluminou-se em Santa Cruz do Douro, descansado de arrelias urbanas e progresso desenfreado.

À Fundação Eça de Queiroz chegam cada vez mais franceses, brasileiros, alemães e nórdicos… a sublimarem a obra e o escritor, enquanto arregalam os olhos diante de objetos pessoais, se deleitam na biblioteca ou imaginam que Eça por ali ande, escrevendo de pé e atirando as folhas ao ar, sem as numerar, como era costume”.  Leia mais aqui.

 

3.5.2- O que ver por Baião e arredores:
-Igreja Matriz de Baião
-Igreja Matriz de Gôve
-Igreja Matriz de Ancede
-Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho
-Convento e Mosteiro de Santo André de Ancede
-Anta da Aboboreira
-Casa da Juventude e Desporto de Baião
-Casa das Bengalas de Gestaçô
-Casa do Lavrador – Museu Rural e Etnográfico
-Centro Interpretativo do Vinho e da Vinha
-Conjunto Megalítico da Serra da Aboboreira
-Fundação Eça de Queiroz – Núcleo museológico
-Núcleo de Arqueologia – Museu Municipal de Baião
3.5.3 – Dicas de restaurantes:
Residencial BorgesAlpendre,  Bar Cais Porto Antigo,  restaurante do hotel Porto Antigo (ficar na esplanada). Fomos a todos e gostamos.
4- A Pousada Moinhos de Ovil
Merece destaque nossa ida a essa pousada. É um lugar magnífico, um verdadeiro paraíso. Fica numa pequena cidade, mas meio escondida, num totalmente privativa. Eram antigos moinhos que nossa amiga Eduarda transformou numa maravilhosa pousada. Passa um rio por baixo da casa principal. Passa o rio ao lado… Não tem como explicar com palavras, então vou mostrar algumas fotos. Ah, e para conhecerem melhor acessem o site e o insta @moinhosdeovil.
Mas antes das fotos vou tentar escrever um pouco sobre esse lugar top:
-Ao chegar, meu primeiro “uau”! A partir daí, foram tantos “uau” exclamados por mim que…. é melhor vcs verem!!!
-A casa fica em cima do rio Ovil. Ou o rio passa por baixo dela?
-Um quarto, um banheiro, uma sala, uma cozinha, uma varanda., uma lareira… Tudo de um charme que só vendo para crer! Lá fora uma imensidão de verde! E o rio (ao lado e embaixo)!
-A casa não fica à beira do rio, a casa fica no rio!
-Janelas imensas de vidro para vc curtir a paisagem de dentro! “Janelas” de vidro também no solo, e vc vê o rio passando por baixo… e vc ouve a música do rio… lá de dentro da casa!
-Ao redor: árvores, arbustos, e o rio com suas cascatas, corredeiras e depois uma parte tranquila – onde no verão vc pode mergulhar, refrescar-se…
-Um lugar bucólico, pitoresco, um barquinho ali ancorado (na verdade, amarrado), uma água corrente que vc pode beber… mesinhas e cadeiras por todo lugar, para relaxar, papear, namorar…
-E tem uma outra casinha, também charmosinha -um pouco mais pra cima- caso vc queira ir com outro casal de amigos. Ou filhos, ou netos…. tudo super privado!
-E dentro dessa privacidade toda, que parece que vc está só com a natureza, tem uma coisa interessante: caminhe cinco minutinhos e vc estará em uma aldeia com farmácia, padaria e até restaurantes.
-Mas a sua privacidade, nesse cantinho mágico, ninguém tira!
-Se vc não quiser sair de lá, não sai. Eduarda é uma grande anfitriã. Vc terá à sua disposição tudo para ser café da manhã, lanches, petiscos, e mimos extras!
-E para almoçar ou jantar, o restaurante “O Alpendre” com um cardápio delicia, traz até vc as suas escolhas! E vc continua curtindo a paz!
☑️ Onde fica: Em Baião, a 70 km do Porto.
☑️ Instagram: @moinhosdeovil
☑️ Quando ir: em qualquer época do ano. Cada estação do ano tem seu charme especial!!!!
5- Outros locais visitados durante os três meses de nossa experiência “morando em Portugal”.
Para não ficar muito extenso esse post, escreveremos um outro sobre visitas a Nazaré, Fátima, Sistelo, etc.


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: