Site com dicas de viagens.

O charme de Saint Jean Pied de Port

Avalie esta postagem

P1010569Conheci essa linda cidadezinha francesa quando fiz o Caminho de Santiago, em 2013.  Fiquei um dia e meio por lá, pois era um dos meus “sonhados” destinos, principalmente pela beleza que eu via nas fotos!

É a capital do País Basco francês, situada na Baixa-Navarra (Aquitânia) e fica quase na fronteira com a Espanha, num vale, circundada pelas montanhas dos Pirineus. Fiquei realmente encantada, pois o charme da cidade inclui ainda a vista das montanhas! Garanto que vale muito a pena!

A começar pelo hotel em que ficamos, tudo era charmoso! Para nossa “chateação”, choveu quando estávamos lá. Não torrencialmente, pois era mais uma chuva fina… De toda forma, a chuva não ia impedir de curtirmos a beleza da cidade. Assim, saímos “por aí” e fomos conhecer cada pedacinho dessa cidade-sonho.

P1010485

O hotel

Suas casas, suas ruazinhas, o rio de águas cristalinas, as pontes, as igrejas, as “portas” (porta de Santiago e porta de Espanha), tudo era lindo. Vale ressaltar que a cidade é cercada por muralhas.

P1010514

As fachadas das casas…

Subimos a colina para conhecer a Citadelle (cidade antiga fortificada). Lá chegando, percebemos que um colégio atual fazia parte do “conjunto”, instalado dentro da antiga fortaleza. Estranho, e ao mesmo tempo legal, ver lado a lado o antigo e o novo, o passado se fazendo presente. Uma coisa hilária: devido às chuvas, a rampa que levava à fortaleza ficou molhada e me fez cair (ainda bem que foi mais comédia do que tragédia, rsrss).

P1010541

A rampa da queda (rsrss). Na Citadelle.

Um jantar gourmet no restaurante do hotel culminou nossa estadia. A seguir, deixo algumas dicas para você curtir melhor esse charme de cidade!

O que você não pode deixar de ver:

1.1) A Ponte (Notre Dame)

Fica sobre o rio Nive (o qual atravessa a cidade). Da ponte, se pode ter uma bela visão, incluindo casas charmosinhas e pequenos restaurantes com jardineiras floridas e com varandas em madeira. E o rio reflete essas belezas… A Igreja de Notre Dame está “colada” à ponte.

P1010562

Na ponte…

1.2) A Igreja de Notre-Dame-du-Bout-du-Pont e a Porta de Notre-Dame.

O portal da catedral é de estilo gótico e é interessante observar sua torre. Cruzando a porta Notre-Dame, de um lado você está na rua da Espanha e no outro na rua da Cidadela*, e também encontrará a Ponte acima citada.

P1010560

A torre da igreja…

1.3) A Porta de Santiago e a Porta de Espanha.

A primeira foi aberta no século X e é classificada como patrimônio mundial da humanidade. Foi (e ainda é) usada por peregrinos que chegam, oriundos da província de Ostabat e fica no começo da rua da Cidadela. A segunda, é o ponto de saída dos peregrinos e fica ao final da rua do mesm nome.

P1010501

A Porta de Santiago

1.4) A Rua da Cidadela e a Rua de Espanha

A Rue de Citadelle é muito bonita com as suas lojinhas e as lindas casas. Você vai  caminhando por essa rua sempre ao lado do rio, tendo a Porte St-Jacques numa das pontas. E, você pode chegar à Porte d’Espagne pela famosa ponte (referida no item 1.1) que também cruza essa rua (chegando na Rue D’Espagne).

A Rue D’Espagne (paralela a primeira) é por onde os peregrinos saem de Saint Jean desde a Igreja de Nossa Senhora, cruzando a ponte sobre o Rio Nive. Por aí, se sai do antigo recinto amuralhado pela porta de mesmo nome, a “Porta da Espanha”.

O vermelho predomina nas portas e janelas das antigas casas das duas ruas, e em muitas delas (dos séculos XVI e XVII) está inscrito a data da construção e nome do primeiro proprietário.

P1010519

Rua da Citadelle

1.5) A Cidadela (CiudadelaCitadelle) 

Está no local do antigo castelo medieval, no topo da colina Mendiguren. Com vista para a cidade, para o rio Nive e para as montanhas, foi construída em torno de 1625-1627 e melhorada durante a década de 1640. É um dos poucos exemplos de fortificações, obra de engenheiros precursores de Vauban. Atualmente, o seu interior abriga também um colégio público.

P1010508

Na subida para a Citadelle. Ao lado, a Porta de Santiago.

P1010535

A vista lá de cima…

P1010540

Na entrada da fortaleza…

Bom , é isso! E depois de curtir essa charmosa cidade, fomos fazer outra parte do Caminho de Santiago. Dessa vez pela região da Navarra, pois em 2009 tínhamos feito pela Galícia!

Au revoir...

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: