Conheci essa linda cidadezinha francesa quando fiz o Caminho de Santiago, em 2013. Fiquei um dia e meio por lá, pois era um dos meus “sonhados” destinos, principalmente pela beleza que eu via nas fotos!
É a capital do País Basco francês, situada na Baixa-Navarra (Aquitânia) e fica quase na fronteira com a Espanha, num vale, circundada pelas montanhas dos Pirineus. Fiquei realmente encantada, pois o charme da cidade inclui ainda a vista das montanhas! Garanto que vale muito a pena!
A começar pelo hotel em que ficamos, tudo era charmoso! Para nossa “chateação”, choveu quando estávamos lá. Não torrencialmente, pois era mais uma chuva fina… De toda forma, a chuva não ia impedir de curtirmos a beleza da cidade. Assim, saímos “por aí” e fomos conhecer cada pedacinho dessa cidade-sonho.
Suas casas, suas ruazinhas, o rio de águas cristalinas, as pontes, as igrejas, as “portas” (porta de Santiago e porta de Espanha), tudo era lindo. Vale ressaltar que a cidade é cercada por muralhas.
Subimos a colina para conhecer a Citadelle (cidade antiga fortificada). Lá chegando, percebemos que um colégio atual fazia parte do “conjunto”, instalado dentro da antiga fortaleza. Estranho, e ao mesmo tempo legal, ver lado a lado o antigo e o novo, o passado se fazendo presente. Uma coisa hilária: devido às chuvas, a rampa que levava à fortaleza ficou molhada e me fez cair (ainda bem que foi mais comédia do que tragédia, rsrss).
Um jantar gourmet no restaurante do hotel culminou nossa estadia. A seguir, deixo algumas dicas para você curtir melhor esse charme de cidade!
O que você não pode deixar de ver:
1.1) A Ponte (Notre Dame)
Fica sobre o rio Nive (o qual atravessa a cidade). Da ponte, se pode ter uma bela visão, incluindo casas charmosinhas e pequenos restaurantes com jardineiras floridas e com varandas em madeira. E o rio reflete essas belezas… A Igreja de Notre Dame está “colada” à ponte.
1.2) A Igreja de Notre-Dame-du-Bout-du-Pont e a Porta de Notre-Dame.
O portal da catedral é de estilo gótico e é interessante observar sua torre. Cruzando a porta Notre-Dame, de um lado você está na rua da Espanha e no outro na rua da Cidadela*, e também encontrará a Ponte acima citada.
1.3) A Porta de Santiago e a Porta de Espanha.
A primeira foi aberta no século X e é classificada como patrimônio mundial da humanidade. Foi (e ainda é) usada por peregrinos que chegam, oriundos da província de Ostabat e fica no começo da rua da Cidadela. A segunda, é o ponto de saída dos peregrinos e fica ao final da rua do mesm nome.
1.4) A Rua da Cidadela e a Rua de Espanha
A Rue de Citadelle é muito bonita com as suas lojinhas e as lindas casas. Você vai caminhando por essa rua sempre ao lado do rio, tendo a Porte St-Jacques numa das pontas. E, você pode chegar à Porte d’Espagne pela famosa ponte (referida no item 1.1) que também cruza essa rua (chegando na Rue D’Espagne).
A Rue D’Espagne (paralela a primeira) é por onde os peregrinos saem de Saint Jean desde a Igreja de Nossa Senhora, cruzando a ponte sobre o Rio Nive. Por aí, se sai do antigo recinto amuralhado pela porta de mesmo nome, a “Porta da Espanha”.
O vermelho predomina nas portas e janelas das antigas casas das duas ruas, e em muitas delas (dos séculos XVI e XVII) está inscrito a data da construção e nome do primeiro proprietário.
1.5) A Cidadela (Ciudadela, Citadelle)
Está no local do antigo castelo medieval, no topo da colina Mendiguren. Com vista para a cidade, para o rio Nive e para as montanhas, foi construída em torno de 1625-1627 e melhorada durante a década de 1640. É um dos poucos exemplos de fortificações, obra de engenheiros precursores de Vauban. Atualmente, o seu interior abriga também um colégio público.
Bom , é isso! E depois de curtir essa charmosa cidade, fomos fazer outra parte do Caminho de Santiago. Dessa vez pela região da Navarra, pois em 2009 tínhamos feito pela Galícia!
Au revoir...
-
1 Milão – O começo da road trip pela Itália
-
2 Aveiro: um lado português de águas e de cores!
-
3 Calanques de Cassis: Como chegar
-
4 Cassis e suas Calanques: O Mar na Provence
-
5 Marseille: Bate&Volta desde Aix-en-Provence
-
6 Aix-en-Provence: Quase morando lá!
-
7 Nice
-
8 Giverny: Um Bate & Volta desde Paris!
-
9 Paris em Maio! (²)
-
10 Quer viajar pra onde?