Poderia lhes dar razões de sobra para você conhecer Ponte de Lima, mas vou lhes dar apenas uma: A pequena cidade é um charme! Achou pouco? Vamos falar então sobre essa beleza de cidadezinha, que é considerada a vila mais antiga de Portugal.
Já falei em outro post o quanto me impressionou positivamente a região do Minho na nossa última road trip por Portugal. Pois bem, estávamos hospedados em Viana do Castelo e, em um dos dias, resolvemos conhecer Ponte de Lima. Escolhemos “a dedo” entre várias opções de cidades e vilas existentes nessa região. De Viana até lá são uns 30 km.
Com nosso carro alugado, em apenas 30 minutinhos chegamos lá e nos deparamos com vistas maravilhosas. De um lado, a famosa ponte sobre o rio Lima que compõe um cenário ideal de um cartão postal. E, do outro, as fachadas lindinhas das casas, lojinhas e cafés-restaurantes! As fotos (se bem que são amadoras) falam mais do que palavras!
Ah, e encontramos fácil um estacionamento grande em terra batida, em frente ao rio. De lá, podemos fazer praticamente tudo caminhando.

O rio Lima e a Ponte Gótico-Romana ao fundo.

Largo de Camões (Praça onde tem o chafariz, com muitos bares e cafés). Sentamos por aí e brindamos com um vinhozinho!
Só uma parênteses: para nós, que fizemos duas etapas do Caminho de Santiago (o chamado Caminho Francês), foi interessante saber que Ponte de Lima faz parte do Caminho Português de Santiago. Para quem quiser ver os posts do Caminho que fizemos clique aqui (etapa 1) e aqui (etapa 2).
Bom, voltando à Ponte de Lima… Então ficamos a andar e andar e… começamos a escutar uma música legal que tocava no ar! No ar? Pois é, quando percebemos os postes/luminárias tinham auto-falantes que tocavam belas músicas clássicas ou de muito bom gosto. Amei!
Antes de almoçar, atravessamos a ponte principal, gótico-romana, que na verdade são duas pontes juntas (uma parte medieval e outra romana). Do outro lado se encontra a Igreja de Santo António da Torre Velha, além de outros pontos de interesse como a Capela do Anjo da Guarda, o Museu Rural e os Jardins do Arnado. Nós ficamos pouco tempo do outro lado, depois voltamos e caminhamos mais…
O bom mesmo é isso! Caminhar à esmo, atravessar a ponte, sentar num café-bar e curtir os ares da linda Ponte de Lima!
E onde almoçamos? Almoçamos no restaurante Encanada com vistas para o rio. Fica no mesmo prédio do Mercado, onde tem um outro restaurante (Confrade), porém estava lotado. Então nos decidimos pelo “Encanada”. Comida boa, paisagem bela, e um vinho português para brindar! Ah, e lá provei o famoso arroz de sarrabulho.
Assim, passamos um agradável dia nessa charmosa vila portuguesa!
E se você quiser saber mais sobre Ponte de Lima, veja esse site oficial, que tem tudo super detalhado e fácil de encontrar! E não deixe de conhecer as vilas e aldeias portuguesas, pelo menos algumas! Super recomendo!
-
1 Vila Nova de Cerveira: uma vila portuguesa, com certeza!
-
2 Dona Emilia Guest House: Uma opção nota dez em Viana do Castelo
-
3 No Minho: A beleza de Viana do Castelo
-
4 Trás-os-Montes: Bragança e Rio de Onor, uma cidade e uma aldeia trasmontanas!
-
5 Morgadio da Calçada: Era uma vez uma casa, um vinhedo… e um charmoso hotel!
-
6 Coimbra, Fátima e Tomar: De Passagem!
-
7 Portugal: Roteiro pelo Alentejo, Douro, Trás-os-Montes e Minho (com aldeias e vilas)
-
8 Quer viajar pra onde?
-
9 Porto, Portugal (por Thayse Carvalho de Santana)
-
10 “Voando” entre montanhas portuguesas: Fantasticable