Site com dicas de viagens.

Ponte de Lima: Uma vila charmosa no Minho

Avalie esta postagem

Poderia lhes dar razões de sobra para você conhecer Ponte de Lima, mas vou lhes dar apenas uma: A pequena cidade é um charme! Achou pouco? Vamos falar então sobre essa beleza de cidadezinha, que é considerada a vila mais antiga de Portugal.

Já falei em outro post o quanto me impressionou positivamente a região do Minho na nossa última road trip por Portugal. Pois bem, estávamos hospedados em Viana do Castelo e, em um dos dias, resolvemos conhecer Ponte de Lima. Escolhemos “a dedo” entre várias opções de cidades e vilas existentes nessa região. De Viana até lá são uns 30 km.

Com nosso carro alugado, em apenas 30 minutinhos chegamos lá e nos deparamos com vistas maravilhosas. De um lado, a famosa ponte sobre o rio Lima que compõe um cenário ideal de um cartão postal. E, do outro, as fachadas lindinhas das casas, lojinhas e cafés-restaurantes! As fotos (se bem que são amadoras) falam mais do que palavras!

Ah, e encontramos fácil um estacionamento grande em terra batida, em frente ao rio. De lá, podemos fazer praticamente tudo caminhando.

O rio Lima e a Ponte Gótico-Romana ao fundo.

Torre da Cadeia Velha. Avistamos logo ao chegar…

O Chafariz Nobre do Largo de Camões

Largo de Camões (Praça onde tem o chafariz, com muitos bares e cafés). Sentamos por aí e brindamos com um vinhozinho!

Fachadas lindinhas…

Só uma parênteses: para nós, que fizemos duas etapas do Caminho de Santiago (o chamado Caminho Francês), foi interessante saber que Ponte de Lima faz parte do Caminho Português de Santiago. Para quem quiser ver os posts do Caminho que fizemos clique aqui (etapa 1) e aqui (etapa 2). 

Bom, voltando à Ponte de Lima… Então ficamos a andar e andar e… começamos a escutar uma música legal que tocava no ar! No ar? Pois é, quando percebemos os postes/luminárias tinham auto-falantes que tocavam belas músicas clássicas ou de muito bom gosto. Amei!

Vai uma fotinha de um dos “postes-musicais” (porque não consegui baixar o vídeo, ôps).

Antes de almoçar, atravessamos a ponte principal, gótico-romana, que na verdade são duas pontes juntas (uma parte medieval e outra romana). Do outro lado se encontra a Igreja de Santo António da Torre Velha, além de outros pontos de interesse como a Capela do Anjo da Guarda, o Museu Rural e os Jardins do Arnado. Nós ficamos pouco tempo do outro lado, depois voltamos e caminhamos mais…

Na ponte! Ao fundo a Igreja de Santo António da Torre Velha.

O bom mesmo é isso! Caminhar à esmo, atravessar a ponte, sentar num café-bar e curtir os ares da linda Ponte de Lima!

Flores que embelezam mais…

Fachadas no Largo de Camões

E onde almoçamos? Almoçamos no restaurante Encanada com vistas para o rio. Fica no mesmo prédio do Mercado, onde tem um outro restaurante (Confrade), porém estava lotado. Então nos decidimos pelo “Encanada”. Comida boa, paisagem bela, e um vinho português para brindar! Ah, e lá provei o famoso arroz de sarrabulho.

Vista do restaurante… Saúde!

Assim, passamos um agradável dia nessa charmosa vila portuguesa!

Nós, curtindo a bela cidadezinha!

E se você quiser saber mais sobre Ponte de Lima, veja esse site oficial, que tem tudo super detalhado e fácil de encontrar! E não deixe de conhecer as vilas e aldeias portuguesas, pelo menos algumas! Super recomendo!

 

Avalie esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...