Nossa viagem para Portugal, esse ano, foi programada para irmos à cidades pequenas, aldeias e vilas. E por quê? Porque estamos numa “vibe” de cidades pequenas ou até pequeníssimas, do tipo que possamos curtir muito o lugar, as pessoas, enfim conhecer um pouco mais…
Claro que conhecer à fundo é impossível em apenas uma única viagem (a não ser que a mesma seja dedicada exclusivamente à um único local e por um bom tempo…). Fizemos isso em outros países, tipo passar mais tempo num só local, alugar uma casa ou ap. e tentar viver como se fosse um morador! Mas, não foi bem o caso desta vez pois tínhamos menos tempo… Então, vamos voltar à essa viagem portuguesa!
As cidades, vilas e aldeias que visitamos (em 18 dias, percorrendo em torno de 1650 km) foram as seguintes (em azul as que ficamos mais tempo, e em preto aquelas pelas quais apenas “passamos” e paramos nelas por poucas horas -ou fizemos um “bate&volta”-):
- Porto
- Aveiro
- Coimbra
- Fátima
- Tomar
- Marvão
- Castelo de Vide
- Idanha-a-Velha
- Monsanto
- Guarda
- Provesende
- Pinhão
- Peso da Régua
- Vila Real
- Bragança
- Rio de Onor
- Puebla de Sanábria (Espanha)
- Vigo (Espanha)
- Baiona (Espanha)
- Viana do Castelo
- Ponte de Lima
- Vila Nova de Cerveira
Para quem se interessar, vamos explicar a seguir nosso plano e roteiro, com mais detalhes.
1- A Pesquisa e a Decisão do Roteiro – Plano
Para chegar a um roteiro legal e elaborar nosso plano de Portugal, comecei pesquisando em aldeias de Portugal (aí descubro que existem aldeias históricas, aldeias de xisto, aldeias pitorescas, e por aí vai)… Além disso existem as vilas (cidadezinhas “entre” as aldeias e as cidades -tipicamente, em Portugal, as vilas têm entre 1.000 e 10.000 habitantes, mas… tem inúmeras exceções à regra-, blá, blá, blá). Aí, claro que não poderia ir à todas, então…
Pois… Pesquisei bastante, li muito e conversei com um de meus irmãos que tinha ido no começo do ano para algumas aldeias em Trás-os-Montes e algumas cidadezinhas na região do Minho. Também peguei dicas com uma amiga que por lá mora e com outros conhecidos que viajaram para essas bandas… E assim fui decidindo.
Levei em conta as regiões que eu queria ir (Alentejo, Douro, Trás-os-Montes, Minho), o tipo de infra-estrutura que havia nas aldeias dessas regiões, verificando também se era ou não muito distante do meu roteiro imaginário> E por aí fui… listando, cortando, aumentando, selecionando etc. e tal…
1.1- Entendendo melhor Portugal e o nosso Roteiro:
Para entender melhor as regiões de Portugal, segue o mapa (embora não tenha valor administrativo, assim é conhecido Portugal):
Nosso Roteiro (de acordo com o mapa acima):
a) Do Alentejo fomos apenas ao norte, o que chamam de Alto Alentejo (preciso conhecer muito mais).
b) Do Douro, já tínhamos ido antes, no Alto Douro, então foi mais fácil (dessa vez fizemos diferente: ficamos hospedados em uma aldeia, no alto de uma colina).
c) De Trás-os-Montes fomos apenas à Bragança e arredores, e…
d) Do Minho, conhecemos um pouco de tudo que estava por perto de Viana do Castelo…
Entretanto, Portugal -administrativamente- é dividido em 18 distritos, os quais têm uma divisão semelhante a dos estados brasileiros. Os distritos levam o nome da principal cidade de cada grupo. Vejam o mapa a seguir:
Nossa viagem incluiu, então, os Distritos* portuguses de: a) Porto (cidade do Porto), b) Aveiro (Aveiro), c) Coimbra (Coimbra – de passagem), d) Santarém (Fátima e Tomar – de passagem), e) Portalegre (vilas de Marvão e Castelo de Vide), c) Castelo Branco (aldeia de Monsanto), d) Guarda (Guarda – de passagem), e) Vila Real (aldeia de Provesende, Pinhão, Peso da Régua e Vila Real); f) Bragança (Bragança e a aldeia de Rio de Onor); g) Viana do Castelo (Viana, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira). Além disso entramos um pouco na Espanha.
*Obs. Não é tão simples entender Portugal administrativamente, então tentarei simplificar em termos gerais. Cada Distrito é dividido em Concelhos, os quais por sua vez são sub-divididos em Freguesias (que são as menores divisões administrativas de Portugal). Em Portugal existe uma diferença entre os conceitos de “concelho” e “município”. Concelho é uma “divisão territorial, administrada por um município”, enquanto que município é uma “autarquia local, constituída por diferentes órgãos. Aqui, nesse canal do YouTube, tem uma explicação interessante.
No mapa abaixo se pode ter uma ideia de nosso percurso:
Alguns lugares famosos, que estavam próximos à nossa rota, não fomos! E por quê? Porque ou já conhecíamos (como Guimarães) ou realmente não nos interessamos em ir devido ao “tamanho” da cidade. E também não queríamos fazer uma maratona de tantas cidades, pois menos é mais nesse quesito de conhecer melhor.
Outros locais até repetimos, como: 1) Algumas pequenas cidades da região do Douro. 2) Coimbra e Fátima, que nem íamos, mas tava ali no caminho e… pah: apenas passamos uma horinha em cada uma delas. 3) Porto, porque era lógico (nela estava o aeroporto de onde chegaríamos e de onde partiríamos , e mais por uma questão de paixão pela cidade – e amor nem se discute, né?-)
2) Então, eis nosso roteiro (cidades, vilas e aldeias de dormidas/bases):
Primeiramente vamos tentar diferencias cidades, vilas e aldeias, sob o conceito português. As vilas ficam entre as aldeias e as cidades. Costumam ser localidades mais desenvolvidas, mas menores que uma cidade e maiores que uma aldeia, e têm entre entre 1 000 e 10 000 habitantes. Entretanto, existem exceções à regra, como motivos históricos e flutuações populacionais (ufa!). Normalmente várias aldeias costumam ter seus principais serviços prestados na vila mais próxima a sua localidade.
-Porto (cidade): Não é pequena mas queríamos revê-la, e era onde nosso voo chegaria e de onde partiria. No aeroporto mesmo já pegamos nosso carro alugado e zarpamos para Aveiro. Só na volta foi que ficamos 03 dias por lá!
-Aveiro (cidade) – Estava no caminho para o Alentejo, ficava perto do Porto e parecia legal). Na saída de lá passamos por Coimbra, Fátima e Tomar (essa última que vale super a pena).
-Marvão (vila) – Uma vila na região do Alentejo, e vizinho havia outra vila: Castelo de Vide.
-Monsanto (aldeia) – Uma aldeia no caminho para o Douro, com outra vizinha aldeia: Idanha-a-Velha.
-Provesende (aldeia)– Uma aldeia no Douro. De lá poderíamos rever lugares que fomos em 2012 e rever amigos que por lá fizemos (nossa primeira viagem ao Douro foi em 2012 (para ver o post clique aqui).
-Bragança (cidade)– Não é tão pequena, mas ficamos num lugar super mara-dentro das muralhas- e pertinho de lá havia uma aldeia “famosa”: Rio de Onor. De lá fomos também até Puebla de Sanabria, uma linda pequena cidade, já na Espanha.
-Vigo (cidade)- Já é Espanha, não é pequena e não estava nos nossos planos originais. Mas como era meu niver e uma amiga me deu a dica de um hotel super legal à beira-mar, etc. e tal…. Ademais era pertinho de Baiona, cidadezinha que me recomendaram muito e que amei.
-Viana do Castelo (cidade) – Pequena, linda e pertinho de outras menores como Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira. Fica na região do Minho, ou seja, já no nosso retorno para Porto.
-Porto (cidade), nosso “porto” de chegada e de onde retornamos.
Total de dias da viagem : 18
3) Quantos dias em cada uma dessas cidades?
- Aveiro – 03 dias (na verdade 03 noites e 02 dias inteiros – como nessa época os dias são longos pois só anoitece depois das 21h., então se aproveita muito mais). Entre Aveiro e Marvão curtimos muito as estradinhas e paramos em Coimbra, Fátima e Tomar.
- Marvão– 02 dias (de lá fizemos um bate&volta até outra aldeia: Castelo de Vide que é super perto). Entre Marvão e Monsanto, paramos em Idanha-a-Velha, mais uma bela aldeia (já pertinho de Monsanto).
- Monsanto– 01 dia. Aldeia que dá para curtir demais em um único dia, desde que bem aproveitado. Entre Monsanto e Provesende paramos em Guarda.
- Provesende– 02 dias. É também uma aldeia (De lá fomos à Peso da Régua, Pinhão e à Vila Real).
- Bragança – 02 dias (de lá fomos à aldeia Rio de Onor e chegamos até a Espanha em Puebla de Sanabria). Depois, fomos direto para Vigo.
- Vigo – 02 dias. Na volta, no caminho para Viana passamos, curtimos e almoçamos em Baiona, cidadezinha que me recomendaram muito e que amei.
- Viana do Castelo– 03 dias (de lá fomos conhecer as praias da regão e a linda cidadezinha de Ponte de Lima, e ainda Vila Nova de Cerveira). Viana, recomendada também pelo meu irmão, incluindo o hotel “diferente e charmoso”, fica na região do Minho, ou seja, já no nosso retorno para Porto.
- Porto – 03 dias
Em resumo, entre aldeias e vilas, visitamos 06 (Marvão, Castelo de Vide, Monsanto, Idanha-a-Velha, Provesende e Rio de Onor). As cidades, não eram cidades grandes, exceto Porto e Vigo.
Nos próximos posts conto detalhes de cada cidade, vila ou aldeia que visitamos. Começando por Aveiro! Vamos lá?
-
1 Vila Nova de Cerveira: uma vila portuguesa, com certeza!
-
2 Ponte de Lima: Uma vila charmosa no Minho
-
3 Dona Emilia Guest House: Uma opção nota dez em Viana do Castelo
-
4 No Minho: A beleza de Viana do Castelo
-
5 Trás-os-Montes: Bragança e Rio de Onor, uma cidade e uma aldeia trasmontanas!
-
6 Morgadio da Calçada: Era uma vez uma casa, um vinhedo… e um charmoso hotel!
-
7 Coimbra, Fátima e Tomar: De Passagem!
-
8 Quer viajar pra onde?
-
9 Porto, Portugal (por Thayse Carvalho de Santana)
-
10 “Voando” entre montanhas portuguesas: Fantasticable