Site com dicas de viagens.

Um Conto de Natal

Avalie esta postagem

Berlim Bavaria St Gallen AC 142Era uma vez uma família que foi passar um Natal na Alemanha…

Bom, para explicar melhor a história, eu tenho uma nora alemã! Meu filhote mais novo casou em 2010 com uma linda menina alemã que eu adoro. E resolvemos, naquele ano, passar o Natal por lá, conhecendo bem os costumes de um Natal em família na Alemanha. Fomos para Berlim, para Cottbus (a cidade dela) e para umas cidadezinhas na Bavária.

Saímos daqui do Brasil eu, meu marido e meu filhote mais velho. O mais novo e minha nora já estariam por lá nos esperando com a família dela.  Eles moram nos EUA e foram de lá.

Foi um ano de muita neve, e alguns voos estavam sendo cancelados, malas perdidas, etc. e tal. A notícia corria solta pelos jornais e TV. Porém como tudo tem seu lado bom, foi muito lindo ver um período natalino com tanta neve. Parecia um cartão postal.

Berlim Bavaria St Gallen AC 1195

1 – Sobre os voos e as Malas

Nossos voos foram bons, tudo normal, mas nossas malas (com todos os presentes dentro -êpa-) não chegaram.

Para resumir a história, chegaram muitos dias depois apenas um dos presentes que vinha numa caixa separada (hilário, era uma boca de tubarão -nada ecológico, ôps-, pois o sogro de meu filho adora coisas do mar excêntricas), e a mala de meu filhote.

A minha mala e a de meu marido só as recebemos na volta no Brasil. Mas, como estávamos preparados, tínhamos várias roupas em nossas malas de mão, e compramos mais algumas coisitas por lá. E os presentes? Enviamos depois pelo correio. No final tudo deu certo, pois como diz o ditado “se lhe derem um limão, faça uma limonada”!

2- Em Berlim

Nossa primeira parada: Berlim. Jogo rápido pois nosso destino era Cottbus uma cidade perto de Berlim, onde moram os pais e toda a família de minha nora.

Em Berlim já era noite, e fomos direto para um dos mercados natalinos (Weihnachtsmärkte, em alemão). Fomos no que fica na praça Gendarmenmarkt. Eu realmente amo essas feiras de Natal! E, em seguida petiscamos algo e tomamos cerveja (claro!) num bar (o Augustiner) bem legal e antigo, que ficava por perto.

Obs. Falando em mercados natalinos tem um site (“Simplesmente Berlim”) que detalha todas essas feiras em Berlim! Super indico!

Berlim Bavaria St Gallen AC 009

No mercado de Natal.

Berlim Bavaria St Gallen AC 021

Na nossa primeira noite em Berlim, com amigos alemães e nós!

Depois fomos para o hotel e no outro dia pela manhã demos um passeio por Berlim. Nós três viajantes, acompanhados de meu outro filhote, nora e uma amiga dela que mora lá.

Berlim Bavaria St Gallen AC 029

Da janela do nosso hotel, a vista de um dos mercados natalinos!

Fizemos uma espécie de tour “express” visitando pontos importantes, e pegamos a estrada para Cottbus.

Berlim Bavaria St Gallen AC 035

No Portão de Brandemburgo!

3- Em Cottbus

A casa dos pais de minha nora fica um pouco fora da cidade. Num lugar lindinho, e com neve fica mais lindo ainda. Lá tivemos a experiência fantástica de passar o Natal com uma família alemã (a qual agora também faz parte de nossa família, claro!).

3.1- O que fizemos por lá?

Claro que conversamos muito, comemos muito e bebemos muito (risos!). Fizemos bonecos de neve no quintal, ajudamos a enfeitar a árvore (quer dizer, apenas observamos -ôps-), tomamos banho na jacuzzi com água quentinha no meio da neve (eu não, somente os homens, viu?), brincamos com as crianças da família (aliás, a criança, porque a outra já era uma quase adolescente), visitamos outras casas da família, conversamos com vizinhos etc. e tal! Foi ótimo!

Vale salientar que o boneco de neve (e mais um alce de neve) foram praticamente “feitos” totalmente pelo meu filhote mais velho que ainda tem alma de criança, até hoje! Acho o máximo! Eu ajudei um pouco, claro, porque ainda bem que me restam “pedaços” de infância na minha cabeça e no meu coração! No final, cada um de nós deu uma ajudinha, nem que fosse arranjando os adereços para os bonecos!

Berlim Bavaria St Gallen AC 053

Parece um cartão de Natal daqueles de antigamente, não?

Berlim Bavaria St Gallen AC 069

Atentem para o detalhe: cervejas e árvore natalina! Uma boa mistura (risos)!

Berlim Bavaria St Gallen AC 638

Nós, e ao fundo o quintal da casa nevado. Muito lindo! (A jacuzzi ficava lá atrás, numa casinha no meio da neve)…

Berlim Bavaria St Gallen AC 672

Eu, meus dois filhotes e a pequena sobrinha de minha nora. Logo após a façanha de construirmos o boneco de neve!

O Alce e o Boneco de Neve, no quintal da casa!

O Alce e o Boneco de Neve, no quintal da casa!

Fomos também ao centro de Cottbus, em shopping centers fazer compritas e comer cachorros-quentes à moda alemã (em feirinhas do lado de fora desses shoppings, num frio enorme, brrr).

Pequena feirinha do lado de fora do shopping! Salsichas alemãs etc e tal!

Pequena feirinha do lado de fora do shopping! Salsichas alemãs etc. e tal!

Faltou dizer que até Santiago, meu marido, ajudou com a máquina de tirar neve, no meio da rua. Para ele isso era diversão pura! Mais um com alma de criança na família!

Olha aí!

Olha aí!

3.2- A véspera e o Dia de Natal

Na véspera do Natal fomos cedo (antes de anoitecer) para a casa da irmã de minha nora, que ficava em Cottbus mesmo! Na época a avó ainda era viva (uma senhora super legal, parecia minha avó) e morava em frente aos pais de minha nora. Todos participaram!

À noite, o jantar foi na casa dos pais, e no outro dia ainda teve um almoço super tradicional, com ganso, salada de batatas à moda alemã e tudo mais. Parecia um Natal daqueles das estórias de livros infantis e daqueles cartões de Natal que enviávamos e recebíamos antigamente! Assim eu me senti e adorei! E olhem que eu já havia passado outros dias de Natal com neve, na época em que morei em Madrid (tenho posts nesse blog), nos Pirineus e nos Alpes franceses (que também foram ótimos). Mas aí é outra história, outros contos! Voltemos à Cottbus, com mais fotos a seguir.

Berlim Bavaria St Gallen AC 094

Cenas do Natal (eu, meus dois filhotes e a sobrinha mais nova de minha norinha alemã).

Berlim Bavaria St Gallen AC 091

Na casa da irmã, eu e o maridote.

Berlim Bavaria St Gallen AC 721

Fazendo parte da cena!

Berlim Bavaria St Gallen AC 726

Com minha nora e meu filhote-baby. Prost!

Berlim Bavaria St Gallen AC 791

No jantar da véspera. Dia 24 de dezembro!

O ganso do almoço do dia seguinte! 25/12

O ganso do almoço do dia seguinte! 25/12

4- E depois?

E depois de toda essa diversão natalina, um Natal que para mim foi simplesmente mágico, fomos todos para a Bavária. Conto em outro post (clique aqui para ver). Boas festas!

O carro preparado pra nossa viagem à Bavária!

E daí saímos para a Bavária…

Com o caro preparado para a viagem...

Com o carro preparado para a viagem…

 

 

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: