Dando continuidade à maravilhosa viagem do fim do ano de 2010, e que está postada no blog como um “Conto de Natal” contado em duas partes (a primeira você pode ler clicando aqui e a segunda aqui), vamos contar agora nosso réveillon e os primeiros dias do novo ano de 2011 passados em St. Gallen. Além disso, contaremos também nossos passeios pelos arredores.
Saímos de trem de Munique, Alemanha e chegamos em Saint Gallen na Suíça. Fomos apenas eu, meu marido Santiago e meu filhote Dan. O outro filhote e a nora ficaram na Alemanha para passar o réveillon com a família dela!
E por que passar a entrada do novo ano nessa cidade suíça?
Primeiro porque fomos passar o Natal, e alguns dias que o antecederam e que o sucederam, na Alemanha (como já contei anteriormente) com a família de nossa nora alemã!
Segundo, porque aproveitando o ensejo e já que estávamos por perto, recebemos o convite de um casal amigo (suíço) o qual havíamos conhecido no ano anterior enquanto fazíamos o Caminho de Santiago. E eles moravam em Teufen, pertinho de St. Gallen. A opção por St. Gallen* foi porque é uma linda e charmosa cidade.
*”A compacta metrópole do leste suíço, situada entre o Lago Constança e a Appenzellerland possui um charmosíssimo centro histórico, fechado ao trânsito de automóveis. Sacadas envidraçadas pintadas com grande brilho são característica da cidade. O pátio da abadia, incluindo a catedral e a biblioteca da abadia, entraram para a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. St.Gallen é mundialmente conhecida por seus bordados.” Fonte.
1) Em St. Gallen
Chegando em St. Gallen, nossos amigos foram nos receber na estação de trem e nos levaram ao hotel. Tivemos uma certa dificuldade em escolher o hotel, pois o que eles nos indicaram (o “Dom”) que parecia perfeito, estava fechado por essas épocas (pode?). Depois vimos alguns, um caro (maravilhoso, of course: o “Einstein St. Gallen”) e outros menores. Acabamos optando por um simples, pequeno, mas super bem localizado (fazíamos tudo a pé) e com um certo charme peculiar (o Vadian).
À noite fomos à casa do casal amigo comer um fondue. O verdadeiro fondue preparado por suíços (Ah, vale salientar que o verdadeiro fondue é somente de queijos e de chocolates com frutas; nada de carne não, isso é “invenção” de outros lugares -ôps-).
1.1) O que fizemos em St. Gallen
A cidade é muito legal e tem muito o que se fazer por lá e pelos arredores.
A Catedral é muita bonita e na Abadia (cuja Catedral faz parte do belo conjunto) encontra-se uma linda Biblioteca (com livros que datam do séc. 9) e que vale uma visita demorada! Todo o conjunto da Abadia, incluindo o pátio da Catedral, a mesma e a Biblioteca, foi tombado pela UNESCO.
Passear e se perder pelas ruazinhas de lá é perfeito. Aliás, faz parte de minhas prioridades em viagens esse tipo de programa de “andar à esmo”! Ainda nos deliciamos nas várias casas de chocolate e cafés, e restôs bem legais!
Obs. Para saber mais sobre o que fazer em St. Gallen e arredores indico o site My Switzerland!
2) Nos arredores: Appenzell e Mount Säntis
Nossos amigos nos levaram à cidadezinha de Appenzell*, demos um bom passeio por lá e depois (ou antes?) subimos de teleférico ao Mount Säntis.
*Appenzell é famosa por ter uma democracia particular, onde até hoje o povo se reúne em praças, ao ar livre, para votar! Para mais detalhes ver “Landsgemeind“.
O Mount Säntis faz parte dos Alpes Appenzell e é a montanha mais alta do sub-grupo, o Alpstein. Lá em cima fomos surpreendidos por uma vista maravilhosa. Lanchamos por lá e ficamos admirando mais e mais as paisagens desde o topo.
3) Em Teufen
Em Teufen (que fica a alguns minutos de St. Gallen) fomos na tarde do dia 31 de dezembro ver uma festa de rua. Já tínhamos ido lá antes, na casa de nossos amigos comer um fondue, lembram?. Muito interessante mesmo! Toda a cidade participando e muitos conhecidos se falando. Adoro esse clima de cidade pequena!
4) O Réveillon em St. Gallen
Primeiro fomos jantar com o casal amigo (e no dia seguinte almoçamos com toda a família, seus filhos, noras e netos). Bem legal ter uma experiência dessas com uma família local.
Depois do jantar fomos todos para o pátio da Catedral onde tudo acontece: Desfile (pessoas locais e estudantes com velas acesas e entoando cânticos), fogos de artifícios, muita música e todos com suas champanhes a brindar o novo ano. Foi muito, muito bacana. Fiquei emocionada e achei uma festa linda, ainda mais junto com parte de minha família e amigos legais!
5- Os últimos dias
Ainda passeamos bastante por St. Gallen, fomos até no zoo (coisas do filhote), andamos e andamos pelas ruazinhas charmosas, e no final fizemos um happy-hour num bar legal com nossos amigos!
6) E o que mais?
Nada mais, a não ser desejar a todos que passem réveillons alegres, bonitos e que tenham sempre um Feliz Ano Novo!
-
1 Um Conto de Natal (parte 2): Na Bavária!
-
2 Um Conto de Natal
-
3 Destino Lua de Mel: Quer ir pra onde?
-
4 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 8: LUGANO (por Zenaide Alves)
-
5 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 7: St Moritz (por Zenaide Alves)
-
6 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 6: Zermatt (por Zenaide Alves)
-
7 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 5: GENEBRA (por Zenaide Alves)
-
8 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 4: Interlaken (por Zenaide Alves)
-
9 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 3: Berna (por Zenaide Alves)
-
10 UM GIRO DE TREM PELA SUÍÇA – 2: Lucerne (por Zenaide Alves)