Site com dicas de viagens.

Verão em Natal e Arredores: As Praias (1)

Avalie esta postagem

Verão no nordeste é super legal. Muita praia, muito sol, muita animação noturna, para os mais diversos gostos! Em Natal, você vai amar o mar, o sol e a nossa gente!

Se você mora em Natal ou nos arredores, você sabe que pode escolher entre as praias do litoral sul e as do litoral norte. Se você é um turista, logo ficará conhecendo esses dois “lados”. São diferentes, mas todos dois lados bonitos. O norte com suas paisagens peculiares, parecendo praias mais selvagens, mais amplas. O lado sul apresenta uma paisagem com mais coqueirais, praias menores (faixa de areia), mais tranquilas formando as vezes “piscinas” naturais. Mas, claro que isso não é uma regra. Existem também praias com mar mais bravo do lado sul (como Cotovelo) e praias com mar mais “manso” do lado norte, como Porto Mirim (com maré baixa, especialmente).

Em Natal mesmo, existem outras praias, mas no verão* são mais frequentadas por turistas ou por locais que não têm ou não alugam uma “casa de veraneio”.

*Quando falo “verão” quero dizer nos meses de férias escolares, os meses mais quentes, de janeiro e fevereiro; porque por aqui é “verão” o ano inteiro! 

1) Praias em Natal

Ponta Negra é a mais famosa. Tem o famoso Morro do Careca, uma paisagem legal, mas tranquilidade zero (muitos vendedores ambulantes, som alto dos mais variados -ôps-, um monte de cadeiras para alugar por toda a praia, algumas “barracas” que servem petiscos e bebidas; gente demais). Para quem gosta, tudo vale! O mar é um pouco “bravo” (para mim, né), mas perto do Morro é mais tranquilo e tem dois restôs-bares lá que dão um apoio legal, especialmente para que está com criança. Por lá tem aluguel de pranchas e aulas de SUP e Surf.

Ponta Negra, com o Morro do Careca ao fundo

O Morro do Careca. Por aí por perto tem um bom banho de mar!

Eu, na parte externa do hotel de charme Manary, em Ponta Negra, com vistas ao Morro do Careca

A Via Costeira é uma via (em torno de dez km) com uma linda paisagem de praias, e que liga as praias urbanas do lado sul (Ponta Negra em particular), às do norte (Miami, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Praia do Forte).

Atravessando a Ponte já se chega na primeira praia dita “fora de Natal”, do lado norte: A Redinha.

Uma caminhada do outro lado da Ponte. Vindo das praias do litoral Norte

A Ponte vista do Iate Clube

Na Via Costeira as praias são mais tranquilas em relação a quantidade de pessoas (bem menos gente), embora com poucos acessos (pois a maioria das praias só se tem acesso através dos hotéis por lá instalados). O mar não é tão tranquilo assim, tem lugares com muitas pedras e também é um mar mais bravo. Porém quando a maré está seca há formações de “piscininhas” boas para banhos de crianças. Caminhar (ou pedalar) pelo calçadão é uma boa pedida, pois se tem uma vista fantástica.

Caminhada no calçadão da Via Costeira

Mais um dia de caminhada pela Via Costeira

Vista de uma das praias da Via Costeira (Ponta Negra com seu famoso morro, ao fundo)

As praias mais urbanas do lado “de cá” (lado norte da cidade), as praias de Miami, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Praia do Forte, algumas têm pequenos (ou grandes?) problemas, Em algumas partes a água do mar não é muito limpa (observem as placas).

A Praia de Miami é ótima para surfar, jogar peteca na areia, fazer atividades físicas em geral. Areia Preta é praticamente a continuação de “Miami” mas o banho não é muito recomendável.

Praia de Areia Preta

A Praia dos Artistas já teve seus tempos áureos (antigamente era lugar de “paqueras” -risos-). Tem muitas pedras, mas dá pra dar uma caminhada e apreciar a paisagem, quando a maré está seca. A Praia do Meio é tida como uma praia meio perigosa, com muitas pedras, mar um pouco revolto. A Praia do Forte é boa, especialmente para crianças (quase uma piscina) e lá está o famoso Forte dos Reis Magos, que vale uma visita.

2) As Praias dos Arredores – Onde se Veraneia

No veraneio é uma loucura. Tudo é uma loucura. Uma boa loucura, para muitos! Para quem curte agito, principalmente noturno, Pirangi do Norte parece ser a melhor pedida (fica no litoral sul). Nesse post vou me ater apenas às praias do sul.

Litoral Sul:

Vamos começar pela ordem, saindo de Natal a primeira praia que encontramos é Cotovelo. Depois vem Pirangi (do Norte e do Sul), aí vem Pirambúzios, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Barreta… Depois segue uma parte de praias meio selvagens e sem casas (mas com uma paisagem espetacular) até chegar na balsa que atravessa a Lagoa de Guaraíras para se chegar à Tibau do Sul e à famosa praia de Pipa.

Cotovelo não é muito legal para banho, a não ser que você adore altas ondas e mar mais revolto.  Mas é bem bonita. Se curte uma paisagem agradável e é de certa forma calma. Ao final tem alguns bares, um pouco tumultuados no verão, mas onde o banho é melhor. Cotovelo é praticamente vizinha à Pirangi do Norte. Meus tios tinham casa aí e sempre estivemos “presentes” de alguma forma…

Pirangi do Norte é onde acontecem as festas mais famosas nas noites de veraneio. A praia de Pirangi do Norte é ótima para banho, caminhadas e onde tem passeios de barcos. De lá se vai até o que se chama de Parrachos, point de encontro de lanchas e outros “transportes” marítimos. Essa foi a praia onde veraneei toda a minha adolescência (vale um outro post, porque era muito bom e tem muita coisa interessante para contar – tenho um post que já falo um pouco sobre isso).

Pirangi do Sul é menor que a sua homônima do norte mas é muita lindinha, um charme, até porque parte dela fica entre o rio e o mar. Banho ótimo. No rio, do lado do sul, tem bares legais, rústicos e com comida boa. Por exemplo, o Banga. Nos finais de semana esse bar e os vizinhos são um tanto tumultuados, com muitos carros estacionados em frente, muita gente…

Pirangi do Sul, já pertinho de Pirambúzios

Pirambúzios, assim chamada porque fica entre Pirangi do Sul e Búzios. É muito bonita, pequena e com uma espécie de calma peculiar. Um ótimo lugar para contemplar a natureza e caminhar a esmo, podendo ir a pé até Búzios ou até os dois Pirangi(s), dependendo da maré. Cruzar o rio é necessário para chegar a Pirangi do Norte (tem uma parte “rasa”, fácil de atravessar). É um ótimo passeio. Esse ano, igual a alguns outros anos passados, estou por aí. E está ótimo!

Pirambúzios

Um paraíso…

Búzios é uma praia mais complexa. Tem uma parte legal (o começo), é bonita, elegante, com muitas casas “arrojadas”, gostosa para o banho e caminhadas; mas do meio para o fim é meio tumultuada, com muitas barracas, mar perigoso e até com umas construções meio “feias”… Mas, tem alguns recantos nesse meio, que são legais. É preciso procurar. Já passei um verão numa pousada bem legalzinha no comecinho de Búzios (leiam aqui).

Tabatinga, vista do mirante é linda! Chegando “lá em baixo” na praia em si, no começo não é tão legal, mas em seguida tem um mar calmo (bom para crianças), com alguns bares interessantes. A proximidade dos arrecifes contribui para um banho de mar que é quase uma piscina natural. Bem bonita e agradável. Já veraneei um ano por lá e gostei!

Tabatinga do lado mais “rebelde”

Tabatinga, na parte onde o mar é mais calmo. Maré cheia/alta.

Tabatinga, quando formam as piscinas… Maré baixa.

Camurupim e Barreta praticamente se misturam entre si numa continuação de Tabatinga e seguem perfil semelhante, embora com construções mais simples. Em Camurupim há um hotel legal por lá, o Resort Praia Bonita.

Aí, você vai pegar um 4×4 ou se tem coragem vai com qualquer carro (devagar, e com muito cuidado, porque às vezes tem gente pescando ou até alguns banhistas -embora a faixa de areia seja enorme-), e usufrui de uma bela paisagem até chegar na balsa que vai lhe levar ao outro lado da Lagoa de Guaraíras: Tibau do Sul, Pipa (escrevi sobre Pipa aqui, a famosa praia que agita às noites e é linda durante o dia), Barra do Cunhaú, etc. Praias um pouco mais distantes de Natal… Mas aí já é outra história. Conto depois (mas até já contei um pouco sobre essas praias nesse post que falei acima, de Pipa).

Eu, no hotel Bupitanga em Pipa

Nas falésias de Pipa

Pipa, Baía dos Golfinhos

No próximo post (ver aqui) falarei também das praias do litoral norte: Redinha, Genipabu, Barra do Rio, Jacumã, Porto Mirim, Muriú e tantas outras.

Mais dicas de Natal, ver também aqui!

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...