Site com dicas de viagens.

Você já foi à Carmelo?

securedownload (6)Localizada na beira do Rio de la Plata, dizem que Carmelo é uma das cidades mais interessantes do departamento de Colonia, no Uruguay. Acho que deve ser bem interessante no verão. 

No inverno achei um tanto paradinha, e o centro histórico sem o charme de Colônia, muito normal pro meu gosto. Não vi beleza diferenciada nas suas ruas e nem nas suas praças. Fora sua ponte giratória e seus arredores… Quem sabe no verão eu tenha outra impressão? Entretanto, a beleza dos campos já é outra coisa… Gostei!

Ademais, o Hotel Four Seasons criou um super ambiente, digno de se ficar por lá alguns dias, mesmo no inverno! Eu provei e aprovei!

Bom, você pode chegar lá desde Montevidéu por terra (250 km), passando antes pela charmosa e antiga cidade de Colonia del Sacramento, ou pode pegar um ferry boat desde Buenos Aires e chegar em 1 hora.

E, como dizem que Carmelo é um local simples e sofisticado ao mesmo tempo, acredito que no verão, quando as praias estejam cheias e os iates ancorados no porto, a cidade, que oferece vinhos e comida requintada passará a ficar mais viva!

O que fazer

Você pode imitar os moradores e sair passeando de bicicleta. No meio do passeio pode ver carros Ford Model Ts. Caminhar pelas ruas de paralelepípedos da cidadezinha leva a algumas casas históricas e a um arroio sinuoso. Não recomendo muito, pois acho mais legal passear de bicicleta pelos bosques nos arredores do Four Seasons. Mas, se tem tempo sobrando vá em frente!

Pode ir às praias à beira do rio e ver colinas verdes no verão. Ainda pode ir visitar as vinícolas como a Los Cerros de San Juan, a mais antiga do país, e a Irurtia, e ainda a finca Narbona (também produtora de derivados de leite, além de vinhos) onde você pode jantar ou almoçar em suas cavas… Muitas vezes os próprios vinicultores acompanham os passeios pela bodega e as famílias proprietárias estão sempre prontas para explicar “por que a uva Tannat cresce tão bem por lá”.

Finca Narbona

Finca Narbona

Passear de barco, de veleiro, cavalgar, curtir seus restaurantes, enfim…. E, além de tudo, ainda visitar a charmosa cidadezinha vizinha Colônia do Sacramento,  tombada pela UNESCO …

Dentro da cidade de Carmelo, uma das principais atrações turísticas (não espere muita coisa!) é a a Praça da Independência, aonde está a casa de Ignacio Barrios, que hoje é uma Casa da Cultura e o Templo Novo (uma igrejinha mais moderna). Na outra praça, a mais antiga e mais bonitinha, a “Artigas”, está a igreja mais velha e o Museu Paroquial del Carmen. Porém, o mais conhecido nessa cidade é a ponte giratória sobre o arroio Las Vacas, uma obra da engenharia moderna que permite a passagem de grandes embarcações.

Ponte Giratória (fonte)

Ponte Giratória (fonte)

Junto à ponte encontra-se também a orla marítima De los Constituyentes e o Carmelo Rowling Club, e depois um caminho arborizado leva ao ancoradouro de iates (o Yacht Club Carmelo), a boca do arroio e a praia Seré, um dos lugares ditos mais bonitos da cidade.

Atracadero de Carmelo (fonte)

Iates em Carmelo (fonte)

Mas, repito, a grande  “pedida” é se hospedar no hotel Four Seasons


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Comentário para Você já foi à Carmelo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: