Site com dicas de viagens.

Caminho de Santiago: Conhecendo as cidades (Região da Navarra)

Trecho: Saint Jean Pied de Port Logroño (07 dias de caminhada)

P1010626I) O ritual nas cidades “de dormida”…

Sempre chegávamos nas cidades onde planejamos dormir entre as 4h e 6h;30 da tarde. Na maioria das vezes, o ritual era o seguinte:

1) Ao chegar na cidade (ou povoado) já dávamos um passeio dando uma olhada no geral. Se a cidade fosse grande e o hotel distante da entrada, o caminho já era um passeio onde se aproveitava para ver alguns locais de interesse. Se a cidade fosse pequenininha, já podíamos visitar os pontos programados.

2) Na caminhada para o hotel parávamos em algum bar ou café, e tomávamos um vinho ou uma cerveja. Dependendo da fome, comíamos algo.

3) Ao chegar no hotel, tomávamos banho e lavávamos as roupas.

4) Visitas e Jantar –  4.1- Se ainda fosse cedo, saíamos para conhecer alguns pontos importantes da cidade e depois íamos jantar. 4.2- Se fosse um pouco tarde, primeiro jantávamos e depois íamos conhecer um pouco a cidade. 4.3- Se fosse muito tarde, jantávamos e deixávamos a cidade para conhecer logo cedo no dia seguinte. Essa terceira opção era muito difícil de acontecer. 4.4- Existia uma quarta opção: já havíamos ido a alguns pontos antes de chegar ao hotel (ver item 1). Nesse caso só nos restava jantar e curtir um pouco a cidadezinha de forma mais relaxada.

Uma observação: Vale salientar que, em cada trecho sempre também há o que ver também nas cidadezinhas do caminho, entre o ponto de saída e o de chegada. Aqui, só estou descrevendo sobre o que ver nas cidades onde dormi.

II) O QUE FAZER – O QUE CONHECER

Bom, vamos às dicas do que fazer (ou o que ver) nas cidadezinhas (ou nas cidades grandes), onde dormimos (Obs. as dicas dos hotéis estão em outro local do blog. Para ver clique aqui).

AC card blog1) Em Saint Jean Pied de Port

Uma linda cidadezinha na França, quase fronteira com a Espanha e aos pés dos Pirineus. Conheça:

1.1) A Ponte (Notre Dame) sobre o rio Nive, que atravessa a cidade. Dela se pode ter uma bela visão, incluindo casas charmosinhas e pequenos restaurantes com jardineiras floridas e com varandas em madeira refletidos no rio… A Igreja de Notre Dame está “colada” à ponte.

1.2) A torre da Igreja de Notre-Dame e a Porta de Notre-Dame. Cruzando essa porta, de um lado você chega na Rua da Cidadela*, e do outro na Ponte.

1.3) A Porta de Santiago, que foi aberta no século X e é classificada como patrimônio mundial da humanidade.

1.4) A *Rua da Cidadela, que é muito bonita com as suas lojinhas e as lindas casas. O vermelho, cor muito usada no país basco, predomina nas portas e janelas. Em muitas dessas casas (dos séculos XVI e XVII), está gravado sobre as portas o nome do primeiro proprietário e a sua profissão. A mais antiga é de 1510.

1.5) A Cidadela (Ciudadela, Citadelle) – Está no local do antigo castelo medieval, no topo da colina Mendiguren. Com vista para a cidade e o o rio Nive,  foi construída em torno de 1625-1627 e melhorada durante a década de 1640. É um dos poucos exemplos de fortificações, obra de engenheiros precursores de Vauban.

extetiores12) Em Roncesvalles

Roncesvalles é um povoado constituído praticamente por seu conjunto monumental  arquitetônico e religioso e que inclui vários prédios. A “Casa Prioral” e sua prolongação,  por exemplo, alberga o Museu e a  Biblioteca, e ainda a Casa de Beneficiados (hoje um hotel) e o hospital. Pode parecer muita coisa para se ver em pouco tempo, mas a cidadezinha é minúscula e tudo está junto.  Visite:

2.1) O Hospital de Ibañeta (1132), que hoje é o albergue juvenil.

2.2) A  Igreja Real Colegiata de Sta Maria (1219 – século XIII), de estilo gótico.  Merece destaque: o claustro, a capela de San Agustín, a capela de Santiago e a cripta. É interessante assistir à missa do Peregrino na Colegiata, às 8 da noite.

2.3)  O Museu, com valiosas pinturas e esculturas, bem como  uma coleção de  ourivesaria.

2.4) O antigo moinho, que hoje é o centro de informação e turismo.

2.5) O Mosteiro (Monastério), onde hoje fica o Hotel de Roncesvalles e a Casa de Beneficiados (esta, atualmente também hotel no estilo apart-hotel). Prédio do século XVIII.

securedownload3) Em Zubiri

Zubiri é um pequeno povoado que quer dizer “Povoado da Ponte”, tendo sua famosa ponte medieval (Ponte de la Rabia), como principal atração.

Além da ponte (que é muito linda) não tem mais muito o que ver, por isso (se estiver fazendo um tempo bom) se detenha um pouquinho em alguns pontos do caminho antes de chegar lá, como: a) Burguette/Auritz: com casas interessantes e a Igreja de S. Nicola; b) Espinal/Aurizberri: um pueblo de 1269 com sua igreja de S. Bartomeu; c) Alto de Mezkiritz: com muitas árvores… aproveite e reze uma Salve Rainha na imagem de N. Sra de Roncesvalles;  d) Alto de Erro: tem um mirante. E, ao sair da cidade você vai beirando o rio Arga por grande parte do tempo, embora que passe por uma parte “feia” de uma fábrica de magnesita…

Dica: Se quiser um jantar diferenciado, vá no Hotel “Hosteria de Zubiri“!

muralla_pamplona_t3100045.jpg_13069730994) Em Pamplona:

É a capital de Navarra, uma cidade grande. Os principais locais de interesse são:

4.1) Seus três núcleos amuralhados.  A Porta de la Taconera é uma porta de entrada de um desses núcleos. Você passará por ela, na saída ou na entrada.

4.2) O Parque da Taconera, um dos muitos parques. É uma cidade com muito verde, que você percebe logo na entrada (onde você poderá ver e passar por esse parque).

4.3) Visite principalmente o Centro Histórico, já que terá pouco tempo. Lá veja a Plaza del Ayuntamiento, com seu conhecido prédio da prefeitura, e passeie por suas ruas como a rua Zapatería, entre várias outras.

4.4) Não deixe de provar pintxos nos bares, pois é a melhor forma de conhecer a culinária basca (fazer um “txikiteo”, a palavra basca para sair para comer “tapas” – ou “pintxos” na linguagem basca -). Em Pamplona você encontra das mais tradicionais às mais inovadoras “tapas”.

255e00c0cc7911e2a0d522000a1f970a_65) Em Puente de La Reina

Puente La Reina é o povoado onde se encontram duas rotas do Caminho Francês, que a partir daqui passam a ser um só: o que vem de Somport e o que vem de St. Jean (ou de Roncesvalles). É um povoado onde existem restos de muralhas e diversas construções religiosas. Foi  fundada a partir da ponte que deu seu nome, e que a rainha doña Mayor mandou construir sobre el rio Arga. Entre seu acervo monumental, pode-se citar:

5.1) A Igreja do Crucifixo, românica do século XII, ampliada no século XIV. Sua fundação se deve aos cavaleiros templários.

5.2) A Igreja de Santiago El Mayor, construída no século  XII e ampliada posteriormente (ver o Santiago negro)

5.3) A Igreja de S. Pedro, do século XIV.

5.4) A Ponte medieval de cinco arcos.

5.5) E não deixe de andar pelo centro histórico, principalmente pela Calle Mayor.

foto 25) Em Estella

Estella foi fundada no século X para atender a afluência de peregrinos que iam a Santiago. Ainda conserva boa parte de seus monumentos medievais, e os mais destacados são: a Igreja de San Pedro de la Rúa, com seu claustro românico, o Palácio dos Reis de Navarra, a casa de Fray Diego (ou Palácio de St. Cristobal), o  Santo Sepulcro. Outro atrativo é o rio Ega que banha a cidade e que a deixa mais bonita.

Apesar da cidade não ser pequena, vários monumentos ficam próximos um do outro, no centro (Barrio Monumental). Se você tiver tempo, visite (ou pelo menos admire as fachadas):

5.1)  A Igreja de San Pedro de la Rúa que tem aparência de uma fortaleza. Está em uma das colinas onde ficava o Castelo de Estella.  Tem que subir umas escadarias.

5.2) Muito perto da igreja citada fica o Palácio dos Reis de Navarra, que é um dos poucos edifícios civis de estilo românico ainda existente na Espanha, e o único da região de Navarra.

5.3) A Igreja de Sta Maria Jus del Castillo – Uma antiga sinagoga transformada em templo católico em 1145. Seu nome atual deve-se por estar situada aos pés do Castelo de Belmecher, hoje em ruínas.

5.4) Palácio de San Cristobal – é o local onde a família de Fray Diego de Estella, famoso teólogo e escritor franciscano do século XVI, viveu. Fica um pouco desapercebido, mas está justo na Calle de la  Rua, por onde passam os peregrinos. Hoje é a Casa de Cultura, dedicada alo escritor que passou nela a sua juventude.

5.5) Fonte de La Mona – fica no centro da Praça San Martín, junto ao Museu Gustavo de Maeztu e da igreja de San Pedro de la Rúa.

5.6) Igreja de Sto Sepulcro – Inacabada. Uma construção da Idade Media cuja fachada é um excelente exemplo da escultura gótica de Navarra.

5.7) O Convento de Sto Domingo  Do século XII.  Estilo gótico inicial.  Atualmente é  residencia de idosos.

securedownload (5)6) Em Los Arcos 

No caminho para Los Arcos você passará pelo Monastério de Irache, por vinhedos, e pela famosa fonte  de água e vinho. Se você tiver sorte, haverá vinho! Los Arcos é um povoado pequeno. Lá  você pode visitar/ver:

6.1) A Calle Mayor (as casas, o conjunto histórico…)

6.2) A Plaza de Sta Maria, que está lotada de barzinhos legais.

6.3) A Igreja Santa Maria que fica na mesma praça.

6.4) O Portal de Castilla

securedownload (2)7) Em Logroño

Antes de você  chegar a Logroño, passará por Viana, uma cidadezinha legal e que muita gente escolhe para dormir. É o último pueblo da região de Navarra. Se você optar por dormir em Viana não deixe de ver o seu conjunto histórico-artístico. Veja seus palácios, as igrejas, a Plaza de Fueros e muito mais.

Logroño é a capital da região de La Rioja. Moderna, grande e encantadora, possui amplas avenidas e um comercio muito bom, além de vários parques. Banhada pelo rio Ebro, além de possuir lindas pontes, lá você também pode ver:

7.1) As Igrejas, como: a Catedral de la Redonda, a de Sta Maria de Palácio, a de Santiago el Real

7.2) O Museu de La Rioja

7.3) O prédio da Prefeitura

7.4) O Portal Santiago

7.5) As pontes sobre o rio Ebro (Ponte de Pedra de Ponte de Ferro).

P1010953

Obs. Sobre o planejamento desse viagem, com detalhes sobre as outras cidades “de passagem” entre outras coisas, você pode ver nos slides (posso mandar por e-mail).

Obs. Final:  Todas as  fotos são de meus arquivos, exceto as seguintes: Foto 3 (Roncesvalles), e  Foto 5 (Pamplona).


Carregando...
%d blogueiros gostam disto: