Cuba: Dicas de viajante!
Bom, apesar de já ter ido à Cuba várias vezes (leia aqui), nunca se está totalmente pronta para dar dicas pois as coisas mudam… Mas, vou dar algumas de coisas e lugares que “provei” por lá e gostei, como hotéis, bares, passeios e praias. Vou começar por Havana e depois dar umas dicas de mais locais a se visitar.
1) Havana
1.1) Hotéis
Vou dar dicas de apenas três em que fiquei (porque já fiquei em outro à beira-mar que era legal, mas numa segunda vez que lá estive o mesmo estava meio deteriorado, então “corto” esse e nem citarei o nome). Os bons foram:
– Hotel Nacional – um hotel icônico, 5 estrelas, que fica num local pitoresco e do “modelo” de um Copacabana Palace. É um hotel histórico, espetacular por dentro e por fora. Jardins lindos, vista legal, quartos ótimos, bares e restôs muito bons. Um charme e muito elegante. Já fiquei lá duas vezes. Vale muito a pena!

Hotel Nacional (Créditos)
– Hotel Ambos Mundos – um hotel super charmosinho, 4 estrelas, super bem localizado, bem no centro histórico de Habana Vieja. Lá tem um quarto-museu onde morou Hemingway.
– Hotel Palco – Hotel muito bom, 4 estrelas, vizinho ao centro de convenções. Melhor para quem vai a congressos, pois é um pouco longe do centro, embora tenha transporte do hotel para Havana Vieja.
1.2) Bares e Restaurantes
Os próprios bares e restaurantes do Hotel Nacional, são imperdíveis, mesmo que você não se hospede lá. Até para tomar apenas um “mojito” o famosos drink cubano.
Sem sombra de dúvidas, não se pode deixar de ir aos dois bares-restôs frequentados por Hemingway: O Floridita (onde tem o mais famoso daiquiri) e o La Bodeguita del Medio (onde tem o mais famoso “mojito”). Nos dois sempre tem uma boa música ao vivo. O Bodeguita também é ótimos para almoçar ou jantar.
No mais, vá andando pelo centro histórico e ao ver “cantantes” e ouvir uma boa música pare para tomar um drink, uma cerveja…
1.3) Aonde ir, o que visitar…
Simplesmente vá caminhando pela ruas de Habana Vieja, o centro histórico e vá descobrindo Havana. Prédios que outrora foram bonitos e não estão restaurados e outros totalmente revitalizados. Suas praças, “livrarias”/feirinhas ao ar livre, farmácias antigas, sua gente, sua alegria…
Não deixe também de passear pelo Malecón, o “calçadão” de Havana. Ver pescadores em plena centro urbano, a praia…
Visitar o Capitólio é quase uma obrigação. Um lindo edifício, hoje sede do Ministério de C&T.
2) Outros lugares em Cuba
Estive também em Cayo Largo, uma linda ilha (que recomendo muito) e em Varadero (o paraíso “de praias” para turistas). Descrevo um pouco mais sobre minha ida a esses lugares no meu relato (ver aqui).