Site com dicas de viagens.

Caminho de Santiago (dicas de hotéis, transportes, certificados…)

Trecho percorrido: De “O Cebreiro” à Santiago

Aqui deixo a lista com endereços dos hotéis em que ficamos, desde Madrid. Não digo que são the best, mas foram os que escolhemos dentre os que nos pareceu melhores e que havia disponibilidade na época. Gostamos deles. Alguns são casas rurais e foram fantásticas. Outros são hotéis maiores, que considero bons hotéis. Os outros hotéis menores, que não estão na categoria de casas rurais, também foram muito bons. Recomendo. Evidentemente existem muitos outros hotéis com preços e serviços variados que se pode facilmente buscar na internet.

Obs. Informações de 2009.

Cidades/Vilas de parada para dormir: O Cebreiro – Triacastela – Sarria – Portomarin – Palas de Rey – Arzua – A Rua – Santiago.

Madrid 
Hostal Persal
www.hostalpersal.com
Plaza del Ángel, 12
28012 Madrid, España
Tel: +34 91 369 4643
Fax: +34 91 369 1952
info@hostalpersal.com
Metro Sol

Obs. Para quem não quer luxo, é um hotel super central e limpo. Dê preferência aos apartamentos da frente com varanda e vista para a praça. São mais charmosinhos. Os internos não tão muito bons. Nas dicas de Madrid, neste mesmo blog, indico outros.

O Cebreiro
Casa Valiña
telefones: +34 982367182 / 982367125 | Fax: 982367015
http://www.turgalicia.es/sit/ficha_datos.asp?ctre=331&crec=2048&cidi=E

Obs. Melhor reservar por telefone. Essa é uma casa rural muito bonita, antiga casa de aldeia,  reformada em 2000, toda de pedra, com características de um “hotel de charme”. Ótima localização. Vale a pena!

Triacastela 
Casa Pacios
Telefones: 982548158 608080556
Contato: Maria Isabel
http://www.esgalicia.com/servicios/servicios_detalle.asp?codigo=456
http://www.secretplaces.com/sp/1/hotels/Casa_Pacios.asp

obs. casa rural dentro de área totalmente rural, no meio do verde, fica a uns 2 km de Triacastela. Tem táxi para levar e trazer. A Própria dona pode fazer isso. Bela casa!

Sarria 

NH Alfonso IX *** http://www.nh-hotels.com/nh/en/hotels/spain/lugo-sarria/nh-alfonso-ix.html

Hotel in Lugo/Sarria,
Rúa do Peregrino, 29. 27600 Sárria. Lugo/Sarria (Spain)
Tel. +34.98.2530005 | Fax: +34.98.2531261 | E-mail: nhalfonsoix@nh-hotels.com
Obs. Hotel grande da cadeia NH. Bom hotel e bem localizado. Café da manhã ótimo.

Portomarin 
Hotel Pousada de Portomarin:
http://www.pousadadeportomarin.com/
info@pousadadeportomarin.com
Av. Sarria, s/n. 27170 Portomarín. Lugo. España.
+34 982 54.52.00 Fax: +34 982 54.52.70

Obs. Quartos-suites enormes, com salas, etc.. Hotel muito grande, bonito com linda vista para o rio Mino e verdes paisagens. Impessoal. Não tem ar condicionado, mas em junho “deu conta”.

Outra opção:
Pensión Arenas:
http://www.pensionarenas.com/
Pza. Conde de Fenosa, 5 C.P. 27170 Portomarin, Lugo, España Telf: 982545386 Fax: 982545237 | info@pensionarenas.com

Obs. Não fomos, mas nos pareceu mais intimista, estilo da Casa Benilde ou Teodora (ver abaixo). Fica em cima da “galeria” onde estão a maioria de bares e restaurantes.

Palas de Rey 
Casa Benilde
www.hotelcasabenilde.com
info@hotelcasabenilde.com
Calle Mercado s/n, Palas de Rey
Tel 982 380 717
FAX: 982 380 716

Obs. Bem localizado, pequeno, limpíssimo e impecável. Pessoas (gestores e funcionários) ultra simpáticas. Café da manhã muito bom. Como um todo, nota 10.

Arzúa 
Casa Teodora
http://www.casateodora.com/
Tel: 981 500 940 – Fax: 981 500 083
E-mail: reservas@casateodora.com
Avenida de Lugo 38, 15.810 – Arzúa (A Coruña)

Obs. No modelo da Casa Benilde, talvez um pouco maior. Do típico hotel de uma família. Todos simpáticos. Tem restaurante, comida típica regional e abundante.

A Rua 
Casa Acivro
http://www.oacivro.com/
Tel: 981 51 13 16 Fax: 981 81 43 03
A RÚA – ARCA 15821 O PINO A CORUÑA
cacivro@ocamino.com

Obs. Uma casa rural moderníssima, mas mantendo o padrão por fora (e muitas vezes também por dentro) de casa rústica, com pedra e madeira. Bonita e com muito verde ao redor. Restaurante “fino”, padrão cinco estrelas.

Santiago de Compostela 
Hotel Compostela ****
http://www.hotelcompostela.es/
C/ Hórreo n.1
15701 Santiago de Compostela ( A Coruña)
981.58.57.00
reservas@hotelcompostela.es

Obs. Hotel padrão 4 estrelas e que vale as 4. Antigo prédio que manteve a fachada, mas totalmente moderno internamente. Muito bem localizado. Pode-se ir a maioria dos lugares a pé.

Transportes:

Cidade de Partida: O Cebreiro (Como chegar de Madrid ao Cebreiro; como voltar de Santiago para Madrid; etc.)

Ônibus (Autobus)

Para ir a Piedrafita (local que fica abaixo do Cebreiro) só de ônibus. O ônibus sai da Estación Sur de Autobuses de Madrid (http://www.estacionautobusesmadrid.com/ Calle Mendez Alvaro 83; Metro: Mendez Alvaro), ou do Aeroporto. Pode comprar pela internet pela Alsa (http://www.alsa.es/portal/site/Alsa) desde o Brasil. Em Piedrafita, se não quiser subir a pé para O Cebreiro (afinal a caminhada real só começa no dia seguinte) tem táxi. É bom chegar na véspera da caminhada, para conhecer um pouco O Cebreiro e dormir bem antes de sair pela primeira vez pro Caminho!

Trem (Tren)

Para voltar de Santiago de Compostela à Madrid, é melhor de trem. Se você compra com bastante antecipação o preço sai mais barato que ônibus. Compre pela internet pela RENFE http://www.renfe.com/. A Estação de trem em Santiago é fácil de localizar. Do hotel que ficamos fomos a pé, menos de dez minutos.

Taxis e outros transportes menores:

Se você precisar por motivo de doença, pegar um carro pelo meio do Caminho, talvez não seja muito fácil, mas, é possível. Vi umas vans recolhendo pessoas e bikes… E tem táxi nos pueblos maiores… Mas, sinceramente, já que começou indo a pé, faça um esforço e vá até o fim, é ótimo, e você se orgulhará disso (dá pra ir demais)! Você pode até usar o taxi, em casos extras, quando for jantar em algum lugar fora do caminho, por exemplo… ou se realmente adoecer, que Deus “nos livre”… Mas, no caminho, no “seu” que você se propôs a fazer, faça o possível para ir com seus pezinhos… Afinal é um prazer caminhar nesse Caminho tão bonito e cheio de historias!!!

Passaporte do Peregrino e Certificados: 

O passaporte do peregrino é a credencial do mesmo, enquanto estiver fazendo o Caminho de Santiago. Nele, se colocarão os carimbos (“sellos”), nas cidades e pueblos por onde passar, para provar que cumpriu o trajeto mínimo para ter o direito a receber a “Compostelana” (Certificado de conclusão do Caminho de Santiago). Os últimos 100 km a pé ou 200 km em bicicleta já dão direito à Compostelana.

Pode-se retirar a credencial do peregrino na sede da Associação ACACS-SP (Rua França Pinto, 203, 04016-031 Vila Mariana, São Paulo SP). É grátis! É necessário o Bilhete aéreo para qualquer lugar da Europa.

Pela internet: O Formulário de emissão da credencial você pode fazer o download, que deverá ser preenchido, assinado e encaminhado para a ACACS-SP, ou pode solicitar o formulário pelo e-mail acacssp@santiago.org.br ou pelo telefone/fax (11) 5549.6160. Preencha o formulário da credencial e envie-o para a Associação ACACS-SP, por fax, junto com a uma cópia do bilhete aéreo, solicitando a credencial do peregrino.

Durante o Caminho você deve carimbar (sellar) o passaporte em todos os lugares que vai passando.

A “Compostelana”, o certificado, é emitido no escritório de recepção de peregrinos em Santiago de Compostela; é a prova de ter cumprido o Caminho de Santiago, ou pelo menos os últimos 100 km a pé ou 200 de bike. O escritório fica próximo a Catedral. Perguntando, todos lhe indicarão!

 

Buen Camino!

 

 

 


Carregando...
%d blogueiros gostam disto: