Site com dicas de viagens.

Gosta de Aventuras? E de Relax? O Horto Florestal em Campos do Jordão é o lugar ideal!

Avalie esta postagem

capivariCampos do Jordão é uma cidade que dispõe de muitas atrações turísticas e a maioria delas está em constante contato com a natureza. Privilegiada pela sua localização, entre as capitais Rio, São Paulo e Belo Horizonte, a região possui uma boa infra-estrutura de hotéis e pousadas em Campos o Jordão para receber turistas e, além disso, um clima reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.

Mas, se você gosta de aventuras ou de simplesmente relaxar, você precisa conhecer o horto! Antes de procurar as pousadas em Campos do Jordão, conheça um pouco mais sobre o Horto Florestal

Uma das mais bonitas áreas da região é o Parque Estadual de Campos do Jordão, ou, como é popularmente conhecido, Horto Florestal, que possui 8,3 mil hectares de área preservada com uma vegetação de araucárias e coníferas. Criado em 1941, e sendo o mais antigo Parque Estadual do Brasil, o Horto é conhecido por sua tranquilidade e diversidade nas opções de lazer.

horto

O Horto

Fica a aproximadamente 13 km do centro de Capivari* e é ideal para quem deseja um lugar para relaxar e aproveitar o dia. Além de ter a maior reserva de araucárias (vegetação nativa) do Estado de São Paulo, os jardins e espelhos d’água compõe uma bela paisagem, que não deve deixar de ser apreciada por aqueles que visitam Campos.

*O Centrinho do Capivari é um dos lugares mais chiques e badalados de Campos do Jordão,onde se encontram a maioria dos restaurantes, bares e cafés.

capivari

Capivari

O espaço é principalmente palco para caminhadas e atividades saudáveis ao ar livre, oferecendo áreas de ginástica, ciclovia, arborismo, tirolesa, piqueniques e trilhas. Além disso, o local possui bosques, duchas, lagos, pesqueiro, churrasqueiras, capela, loja de artesanato e restaurantes, para que não falte nada e o passeio seja completo. Do alto da torre de madeira, a 12 metros de altura e 2.007 metros de altitude, a vista é ainda mais bonita e panorâmica.

Entre as trilhas oferecidas pelo Parque, está a Trilha do Rio Sapucaí e a da Cachoeira da Gargalhada, que podem ser percorridas por quem não tem muito preparo físico. A primeira tem um trajeto relaxante que alterna-se entre campos e matas, acompanhando a correnteza do rio e a segunda possui 4,5 quilômetros de extensão, mas planos. Uma ainda mais tranquila e indicada para crianças é a Trilha das Quatro Pontes, onde é possível encontrar trechos de pontes suspensas durante a caminhada.

A Trilha dos Campos exige maior condicionamento, e a 1.700 metros de altitude no fim, é possível ver a região coberta pelas araucárias. E, por último, a Cachoeira da Celestina, que deve ser feita apenas por àqueles que estão habituados a esforços físicos, e de qualquer forma, acompanhados de guias especializados. Com 5 horas de duração, esta caminhada clássica do Horto Florestal percorre toda a beleza natural do parque por 8,5 quilômetros, a 1.910 metros de altitude. Nesta trilha também é comum encontrar animais e seus rastros, como o da onça suçuarana. O Parque fica aberto todos os dias, das 9h às 16h, exceto às quartas, fora do período de férias.

SONY DSC

Bondinho

O Roteiro de Turismo mostra como Chegar em Campos do Jordão:

Para chegar até a cidade de Campos do Jordão basta seguir pela Rodovia Dutra até a altura da cidade de Taubaté, depois tomar a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro que sobe a Serra da Mantiqueira em direção a Campos.

Para mais informações sobre restaurantes, hotéis e pousadas em Campos do Jordão acesse o link do Roteiro de Turismo, clicando aqui.

Post Patrocinado por

logo (1)

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: