Campos do Jordão é uma cidade que dispõe de muitas atrações turísticas e a maioria delas está em constante contato com a natureza. Privilegiada pela sua localização, entre as capitais Rio, São Paulo e Belo Horizonte, a região possui uma boa infra-estrutura de hotéis e pousadas em Campos o Jordão para receber turistas e, além disso, um clima reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.
Mas, se você gosta de aventuras ou de simplesmente relaxar, você precisa conhecer o horto!Antes de procurar as pousadas em Campos do Jordão, conheça um pouco mais sobre o Horto Florestal
Uma das mais bonitas áreas da região é o Parque Estadual de Campos do Jordão, ou, como é popularmente conhecido, Horto Florestal, que possui 8,3 mil hectares de área preservada com uma vegetação de araucárias e coníferas. Criado em 1941, e sendo o mais antigo Parque Estadual do Brasil, o Horto é conhecido por sua tranquilidade e diversidade nas opções de lazer.
O Horto
Fica a aproximadamente 13 km do centro de Capivari* e é ideal para quem deseja um lugar para relaxar e aproveitar o dia. Além de ter a maior reserva de araucárias (vegetação nativa) do Estado de São Paulo, os jardins e espelhos d’água compõe uma bela paisagem, que não deve deixar de ser apreciada por aqueles que visitam Campos.
*O Centrinho do Capivari é um dos lugares mais chiques e badalados de Campos do Jordão,onde se encontram a maioria dos restaurantes, bares e cafés.
Capivari
O espaço é principalmente palco para caminhadas e atividades saudáveis ao ar livre, oferecendo áreas de ginástica, ciclovia, arborismo, tirolesa, piqueniques e trilhas. Além disso, o local possui bosques, duchas, lagos, pesqueiro, churrasqueiras, capela, loja de artesanato e restaurantes, para que não falte nada e o passeio seja completo. Do alto da torre de madeira, a 12 metros de altura e 2.007 metros de altitude, a vista é ainda mais bonita e panorâmica.
Entre as trilhas oferecidas pelo Parque, está a Trilha do Rio Sapucaí e a da Cachoeira da Gargalhada, que podem ser percorridas por quem não tem muito preparo físico. A primeira tem um trajeto relaxante que alterna-se entre campos e matas, acompanhando a correnteza do rio e a segunda possui 4,5 quilômetros de extensão, mas planos. Uma ainda mais tranquila e indicada para crianças é a Trilha das Quatro Pontes, onde é possível encontrar trechos de pontes suspensas durante a caminhada.
A Trilha dos Campos exige maior condicionamento, e a 1.700 metros de altitude no fim, é possível ver a região coberta pelas araucárias. E, por último, a Cachoeira da Celestina, que deve ser feita apenas por àqueles que estão habituados a esforços físicos, e de qualquer forma, acompanhados de guias especializados. Com 5 horas de duração, esta caminhada clássica do Horto Florestal percorre toda a beleza natural do parque por 8,5 quilômetros, a 1.910 metros de altitude. Nesta trilha também é comumencontrar animais e seus rastros, como o da onça suçuarana. O Parque fica aberto todos os dias, das 9h às 16h, exceto às quartas, fora do período de férias.
Para chegar até a cidade de Campos do Jordão basta seguir pela Rodovia Dutra até a altura da cidade de Taubaté, depois tomar a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro que sobe a Serra da Mantiqueira em direção a Campos.
Para mais informações sobrerestaurantes, hotéis e pousadasem Campos do Jordão acesse o link do Roteiro de Turismo, clicandoaqui.
Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.