Site com dicas de viagens.

Barcelona e Arredores: Dicas

Observação Inicial: Eu estive em Barcelona há muitos anos atrás, então eu não sou a pessoa ideal pra dar dicas. Embora eu lembre bem do que visitei por lá, e tenha me atualizado a partir de algumas pesquisas que fiz… Mas, se você se interessar mais, posso me aprofundar nas pesquisas. É só entrar em contato. Ou: Se você tem dicas mais novas e quer ajudar, pode sugerir que tudo é bem vindo.

De toda forma vou dar algumas dicas “tradicionais”.  Vamos lá!

Barcelona é a capital da Catalunha (Catalunya) na Espanha. Lá fala-se espanhol castelhano e também catalão.  É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid.

A Sagrada Família (Fonte:Wikipedia)

O que visitar (principalmente):

1) O Centro, com  Las Ramblas e o Bairro Gótico. As Ramblas são várias pequenas ruas que se juntam. Existe uma parte principal que é um calçadão para pedestres onde se encontram lojas, cafés, restaurantes, floriculturas… Além disso, encontra-se mímicos, atores, músicos, etc. Tudo é uma festa! Sempre está lotada de turistas o dia inteiro até altas horas da noite.

2) Montjuic e Tibidabo, que são duas montanhas-mirantes. Na segunda tem um parque de diversões famoso.

3) A Sagrada Famíla, famoso templo católico cuja arquiteto foi Gaudi.

4) O Parque Guell, um belo parque com esculturas de Gaudi e que foi concebido por ele.

5) Vários outros edifícios de Gaudi como o conhecido La Pedrera (ou Casa Milá).

6) Os Museus de Miró (Fundação Joan Miró) e o de Picasso.

La Pedrera (fonte: Wikipedia)

Para conseguir dicas de Barcelona existem mil locais na internet, mas indico esses 03 bem interessantes:

http://www.fotoviajar.com/espanha/guia-barcelona-roteiro-barcelona-o-que-visitar 

http://www.vamosparaespanha.com.br/barcelona.html

http://barcelona.costasur.com/pt/otros-lugares-de-interes.html

Arredores:

Antes de falar em praias, vamos falar da famosa Serra de Montserrat que fica no interior, com seu monastério no alto, linda vista e onde se pode fazer boas caminhadas. Chega-se à serra e ao monastério de trem (cerca de uma hora de viagem) da Plaça Espanya, ou de ônibus (Estación de Sants). Depois, pra subir até o Monastério,  é preciso pegar um bondinho. Existe  também um trem com cremalheira para aqueles que têm vertigem – mas dizem que de bondinho é muito mais divertido.

O Monastério de Monteserrat tem suas origens no século IX. Na Guerra da Independência, os franceses destruíram o Monastério, mas o mesmo foi reconstruído em 1844 e  fica em um pico de 1.236m de altura. Montserrat, a santa que dá nome ao convento, é conhecida como a Virgem Negra, padroeira da Catalunya.

Montserrat (fonte)

Ainda a  partir de Barcelona, você pode escolher se vai para as praias do norte ou do sul. Logo, você tem duas costas a descobrir: A Costa Brava (em direção a França) e a Costa Dourada (em direção ao sul da Espanha). As duas, com incríveis praias, são lugares ideais para visitar e curtir.

Costa Dourada

Começando por Sitges e o seu festival de Cinema. Também Reus e Rosas com os seus esportes aquáticos, Sant Pere Pescador, etc. Veja mais aqui.

SITGES é uma praia famosa, que fica a uns 30 minutos de trem “Cercanias” desde Barcelona. Se for de carro, pode também ir aproveitando e conhecendo as praias anteriores até chegar em SITGES. Sitges é uma praia para ir e se divertir. Muito frequentada por estrangeiros e o público gay, tem um carnaval famoso. Cheia de bares na orla, a noite de Sitges também é famosa. As discos funcionam até o meio dia no alto do verão. Lá também você vai encontrar uma praia de nudismo. Mas, fora do verão há poucos lugares abertos e é muito frio. 

Sitges (fonte)

Costa Brava

Na costa norte de Barcelona, há pequenas cidades e praias, inclusive Caldes d’Estrac e Sant Pol de Mar (pode-se ir de trem em 1h, partindo da Plaça Catalunya). Ver também aqui.

O que eu não perderia? Ir a Cadaqués e a Portbou por uma linda e sinuosa estradinha litorânea! As paisagens são magníficas!

Cadaqués é uma outra pequena cidade que fica nessa Costa, e que nunca me saiu da memória (também minha sobrinha esteve lá ano passado de férias e adorou. Vi as fotos!). Fica a umas 2 horas de Barcelona pro lado da França (subindo). Distância de Barcelona: 2h e meia de ônibus (Estación del Norte). Outra opção é ir de carro até lá pelo litoral, curtindo as outras cidadezinhas e praias que estão antes de Cadaqués!

Cadaqués fica no litoral norte da Catalunya, quase na divisa com França. As casas brancas dão um estilo bastante mediterrâneo a paisagem. Também é conhecida por ter abrigado Salvador Dalí nos últimos anos de sua vida, onde construiu sua casa de veraneio em Portlligat, uma baíazinha ali perto.

Cadaques (fonte)

Uma coisa que eu amei foi chegar até a fronteira da França pela estradinha litorânea passando por PORTBOU  (mais uns 50 min de Cadaques). Veja no Google maps saindo de Barcelona para Cadaques e depois de Cadaques pra Portbou (pois se você for direto pra Portbou perde a chance de passar por Cadaques…).

A estrada para Portbou é no alto, um penhasco, super bonita a vista! Portbou é um município da Espanha na província de Gironacomunidade autónoma da Catalunha.

A cidade de Girona também é bem legal e  fica a 1h e meia de Barcelona. A parte antiga da cidade é linda. Fica as margens do rio Onyar. No final de tarde o colorido dos prédios se refletem no rio, e é algo imperdível.

A antiga muralha da cidade foi reconstruída. Assim, o Passeio Arqueológico é um dos pontos principais de Girona. Na parte antiga da cidade ainda se pode ver as enormes pedras usadas pelos romanos para marcar o percurso da Via Augusta que ligava Roma a Tarragona. Se você estiver com tempo, o ideal é andar pela cidade calmamente.

Girona (Fonte: Wikipedia)

Tossa de Mar, é outro local importante a se visitar. Possui uma imensa praia de areia branca cercada por uma muralha. Sete torres circulares guardam os restos de uma antiga igreja e o palácio do governador, que data do século XIV. Perto deste recinto se encontram os achados arqueológicos. A sua culinária é também famosa. Na Vila Nova, que se estende pela praia, existem vários hotéis e é onde se concentra o  lazer, tanto diurno como noturno.

As calas (pequenas baías), e as praias de Salions, Giverola, Pola, Llevador, Llorel e Morisca são algumas das opções deste núcleo turístico.  Ficam a mais ou menos a 1h de Barcelona.

Cala d’Aigua Xelida (fonte)

OBS: Mais informações de Barcelona aqui e em Costa Brava/Espanha.


Carregando...
%d blogueiros gostam disto: