Site com dicas de viagens.

Vila Nova de Cerveira: uma vila portuguesa, com certeza!

5 (100%) 1 vote

Já no finzinho de nossa viagem de carro por Portugal (roteiro aqui), conhecemos essa bela cidadezinha de Vila Nova de Cerveira, que na verdade é uma vila portuguesa, com certeza!

Estávamos já em Viana do Castelo e já tínhamos feito um bate&volta para Ponte de Lima. Então, em outro dia, resolvemos conhecer as praias nos arredores de Viana (conto aqui). Como o dia estava ainda um pouco frio e ventava, não nos interessamos muito pelas praias, e seguimos em frente.

Logo, avistamos uma placa: Vila Nova de Cerveira. Bem, uma amiga nossa brasileira que atualmente mora no Porto havia nos falado que lá tinha um restaurante bacana num condomínio onde ela tinha uma casa de campo. Daí pensamos: “porque não?”! E seguimos…

Bom, Vila Nova de Cerveira tem um pequeno centrinho histórico bucólico, praticamente à beira do rio Minho. Demos um rápido vistaço no centrinho charmoso e fomos em busca do tal restô.

Um clique no  centrinho histórico

À beira do Rio Minho …

 

Ah, vale a pena dizer que a cidadezinha é toda arrodeada por verdes montanhas, o que lhe dá mais beleza.

O Restaurante Casa das Velhas

Bom, o nosso principal objetivo nesse dia era chegar no restaurante (Casa das Velhas), o qual vale muito a pena porque além da comida maravilhosa tem uma super vista.

Fica em cima de uma colina cuja paisagem, desde que começamos a subir até chegar lá, é muito linda. Aqui vale um parênteses: quase não chegávamos porque o principal acesso estava interditado por obras, mas insistimos e chegamos lá! Ufa!

Maravilhosa vista desde o restô

Curtindo a paisagem…

O restaurante…

Área externa do restaurante com vistas para as montanhas e rio…

Depois, descemos de volta ao centrinho, demos mais um ligeiro passeio por lá, pegamos nosso carro e voltamos para Viana do Castelo.

Vale salientar que Vila Nova de Cerveira fica a uns 30 km de Viana do Castelo (sentido nordeste), mas como nós fomos visitar algumas praias antes (fomos até Caminha) rodamos uns 80 km para chegar lá! Só posso dizer que vale a pena conhecer e mais ainda almoçar no restô indicado!

Mais um vistaço no rio…

Observações complementares

Se você tiver mais tempo e quiser conhecer melhor essa vila, estacione o carro e comece seu passeio a pé. No pequeno centro histórico você descobre ruas estreitas com muita história e seus monumentos.

Um dos pontos importantes é o Castelo de Cerveira,  que além da beleza arquitetônica tem a beleza da paisagem que se avista desde lá.

Cerveira é também conhecida como Vila das Artes, reconhecida internacionalmente por seu pioneirismo na realização das Bienais Internacionais de Arte que tiveram o seu início em 1978.

Indico aqui o site oficial de Cerveira com um roteiro histórico, um roteiro das artes e ainda um roteiro pela natureza, para você aproveitar mais essa bela vila!

 

5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...