Site com dicas de viagens.

Porto, Portugal (por Thayse Carvalho de Santana)

Avalie esta postagem

DSC050441) Um destino: Cidade do Porto, Portugal

2) A história da viagem

A cidade do Porto fez parte do roteiro da nossa lua de mel pela Espanha e Portugal em 2012. Meu marido e eu desembarcamos em Madri, ficamos por alguns dias e depois alugamos um carro e percorremos cidades próximas como Segóvia e Toledo. Depois seguimos em direção à Portugal, visitando ainda no caminho as cidades espanholas de Ávila e Salamanca.

Já estávamos encantados com todas estas cidades quando então chegamos ao Porto, e foi paixão a primeira vista!

Lembro que chegamos ao hotel e logo após o check-in já saímos para conhecer a cidade. Estávamos hospedados em Gaia, que é uma cidade vizinha, separada apenas por uma ponte. Pegamos uma espécie de trem de superfície (semelhante à um monotrilho) à caminho do Porto e quando estávamos sobre a ponte lembro do meu marido olhar pra mim e dizer: “olhe pela janela”. Foi quando me deparei com uma das paisagens mais lindas que já vi em minha vida. A cidade debruçada numa encosta gigante abaixo de nós, e o rio Douro (ou Rio D’Ouro) correndo tranquilo ao longo do vale! O que encanta no Porto é justamente essa topografia, a cidade acompanha o curso do rio por entre os rochedos.

DSC04963

A parte histórica também é riquíssima, as ruas e casas tipicamente portuguesas, que parecem ter parado no tempo, são encantadoras. Você pode seguir o curso do rio até chegar à foz, onde o D´Ouro se encontra com o Oceano Atlântico. É lindíssimo!

Outra experiência maravilhosa é andar no teleférico de Gaia, que fica em uma das margens do rio e te leva da parte baixa da cidade (na margem do rio) para a parte alta sobre a ponte, onde oferece vistas espetaculares do rio e das encostas. Depois do Porto ainda fomos para Lisboa e voltamos para Espanha, passando por Sevilha e Barcelona. Mas foi o Porto a que mais nos encantou.

DSC05041

3) O que é imperdível

Fazer uma visita à pelo menos uma das caves de vinho do Porto. São várias, visitamos a cave Quevedo, que nos ofereceu uma degustação de todos os tipos de vinho que fabricam, acompanhados de deliciosos aperitivos. Ainda nos explicaram sobre os tipos de uvas, o processo de fermentação e armazenamento. Trouxemos um vinho de cada tipo para presentear os parentes e amigos.

DSC05066

Aprendemos lá que o que diferencia o vinho do Porto de um vinho “comum”, além das uvas especificas, é o processo de fermentação. Um vinho normal tem um processo de fermentação longo, que pode durar meses, até que todo açúcar das uvas seja transformado em álcool. Já o vinho do Porto tem sua fermentação interrompida logo no início do processo, sendo realizada a adição de aguardente ou brandy (conhaque).

Com o processo de fermentação interrompido, significa que o açúcar natural da uva não vira álcool e “carameliza”, e por isso o vinho do Porto é tão doce e um pouco “melado”. A alta concentração de álcool não é puramente da uva, e sim do brandy ou da aguardente, e logo é um vinho de altíssima concentração alcoólica, com uma media de 20 e poucos graus, enquanto que um vinho de mesa comum tem uma media de 5 a 7 graus de álcool. Muito interessante!

Uma viagem ao Porto não esta completa sem um tour em um das dezenas de Caves! Todas tem diferentes opções de passeios guiados e essas visitas podem ser feitas em vários idiomas e variam entre 15 minutos à algumas horas, e quase todas incluem uma degustação. 

DSC05070

4) Perfil da entrevistada

Thayse Carvalho de Santana, 31 anos, administradora de empresas, de São Paulo. Ela e o marido Edson adoram criar seus próprios roteiros e sair perambulando pelo mundo. Seu intagram é @thayse_cs.
DSC05012

Avalie esta postagem

Comentário para Porto, Portugal (por Thayse Carvalho de Santana)

  • Olá!! Amei te encontrar por aqui, e, muito mais, pelos depoimentos lindos de suas viagens. Também me identifico assim, “Viajar, tem tudo a ver com Irismar” kkkk.
    Depois de aposentada, filhos casados, não tem outra, viajo sempre, tanto, fora do país como nesse lindo Brasil. Amo de paixão. Continue assim, leve e solta. Bjs

    Irismar Araujo Aleixo 13 de outubro de 2014 22:29 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: