Site com dicas de viagens.

Pipa para todos os gostos!

4 (80%) 4 votes

_DSC6908Eu já fui várias e várias vezes a Pipa, mas por ser tão perto de nós (1 e meia horinha de Natal) nunca pensei nela como uma viagem. Mas agora resolvi escrever um pouco. Um pouco, apenas um pouco, porque já tem milhares de blogs e sites por aí falando sobre essa praia que se tornou tão famosa. 

Apesar de algumas reclamações de que “Pipa já não é mais a mesma”, eu continuo gostando do astral de lá. Claro que tem seus problemas de infra, etc. e tal, mas não vamos conversar aqui sobre isso.

Obs. Para você chegar à Pipa (vindo de Natal) você pode ir pela BR101 ou ir pelo litoral (estrada litorânea pela Rota do Sol + parte pela beira-mar, após Tabatinga e Barreta – pega um trecho de “barro” e ao final tem sempre alguns garotos indicando como ir pela areia/beira da praia- + atravessa a lagoa de Guaraíras numa balsa, para chegar a Tibau do Sul e em seguida à Pipa). Esse site de Pipa mostra várias formas de chegar lá.

1) As praias

Pipa tem praias ótimas, mas sinceramente eu prefiro ficar entre a praia do centro e a Baía dos Golfinhos, andando pra lá e pra cá, depois sentar numa barraca daquelas e comer um camarão ou um caranguejo com uma cervejinha geladinha que ninguém é de ferro. Se eu estiver num hotel bacana, volto pro hotel e fico curtindo o mesmo.

 

11873533_1046077282069442_7634988793366671847_n

Baía dos Golfinhos – Pipa

DSC01541

Eu, há alguns aninhos (rsrsrs) na praia do centro de Pipa

Caminhando pelas praias de Pipa

Caminhando pelas praias de Pipa (agosto 2015)

2) Hotéis

Falando em hotel, eu já fiquei em vários, desde uns mais simples a outros mais sofisticados. Vamos começar pelos mais simples, mas bons (ou menos sofisticados). Já fui na Pousada da Ladeira (boa localização, na rua principal e perto da praia, mas peça sempre os quarto com varandas, porque os outros são meio escuros…); fui várias vezes no Pipa Atlântico (tinha outro nome antes, acho… que fica também na rua principal, com chalés razoáveis e tem uma ótima piscina); fui na Pousada da Tartaruga, também na rua principal, e super charmosinho; fui no Ocean View (na rua principal mas no começo de Pipa, um pouco fora do burburinho, e que tem boa área de lazer e boa vista, mas os apartamentos não são muito bons não) e ainda fui no Girassóis Pipa e no Spa da Alma que são melhores do que alguns dos que já falei, mas ficam um pouco mais longe das atrações principais (embora do primeiro dá pra ir a pé, e o segundo tem um carro da pousada pra fazer o “leva e trás”).

Agora falando nos melhores hotéis, já ficamos no Sombra & Água Fresca (ótima estrutura, mas também um pouco distante da principal rua, entretanto dá para ir caminhando e tem também um spa bem legal); e já ficamos várias vezes também no top dos tops a Toca da Coruja pertencente aos Roteiros de Charme. Falando em top tem também o Marlin’s, um hotel boutique, em que ficamos mais recentemente. Acho que realmente os três são os melhores de Pipa (pelo menos dos que fiquei), mas voto nos dois últimos (pela localização principalmente). Vale salientar que eles têm propostas diferentes. Os dois ficam na rua principal, sendo que um no lado da praia (o Marlin’s) e a Toca no outro lado da rua. Tem ainda o Bupitanga, um pouco longe do burburinho, mas super astral.

_DSC6763

Num dos chalés da Toca da Coruja. Puro charme!

_DSC6768

A varanda do chalé da Toca

_DSC6787

Na janela…

_DSC6819

Na piscina da Toca

41321_159281157415730_4964735_n

Visão de uma das piscinas da Toca

Café da manhã na Toca da Coruja

Café da manhã na Toca da Coruja

11873368_1045269295483574_4561929764694780784_n

Na piscina do Hotel Marlin’s (ag. 2015)

11891229_1044172178926619_155128113006303201_n

Vista da praia desde a piscina do Marlin’s

...e nós curtindo a piscina do Marlin's e a vista do mar de Pipa

…e nós curtindo a piscina do Marlin’s e a vista do mar de Pipa

Bupitanga. No portão que se sai para o Chapadão! (nov. 2016)

Um (a Toca da Coruja) fica no meio da mata, num local super bonito, a natureza encantadora! Conta com chalés maravilhosos, um jardim de tirar o fôlego e piscinas fantásticas. Atendimento super. O restaurante também é lindo e a comida excelente. O Marlin’s tem a vantagem de ficar de frente ao mar, com uma vista “mara” e praticamente “pé na areia”. Os apartamentos são ótimos (fiquei na suíte principal que é uma maravilha), o hotel é muito bonito e tem uma vista espetacular.

3) As noites

Mas, o que é mais famoso em Pipa são suas noites. Eu, como não curto muito baladas, vou falar mais sobre o começo da noite, onde ficamos curtindo a rua principal e as transversais, cheias de gente, com seus bares e restaurantes lotados (ou quase) e lojinhas interessantes. Andar por lá já é uma maravilha. Escolha um restaurante ou um bar legal e fique curtindo a comida e os passantes. Fazer umas comprinhas em suas lojinhas também é uma boa…

Fazendo compritas...

Fazendo compritas…

Sentar num bar pra tomar uma caipirinha ou outro drink que você goste é também uma boa pedida. Falando em bares e restaurantes eu pessoalmente gosto muito do Tapas e do restô da Toca. Mas, tá cheio de lugarzinhos legais pra você escolher o que mais lhe apetecer. Além do mais, como as coisas mudam, as vezes aparece um restô ou bar novo e desaparece um antigo, e assim vão as coisas…

Caipifrutas

Caipifrutas

Pra quem gosta de baladas tem o Anima Pipa sempre com shows e eventos, tem ainda uma boate (a Calango) e o bar Garagem (na praia) onde sempre rola alguma festa. Não é “minha praia” mas pra quem curte…

Ah, não posso deixar de citar os festivais. Uma vez por ano tem o Festival de Literatura (Flipipa) e  tem o Festival de Jazz. Nem sei se esqueci de algum outro…

4) Passeios

E quanto à passeios por perto de Pipa? Se você tiver um 4×4 (ou uma bike) não deixe de fazer um passeio pelas falésias (vista perfeita) e de lá ir beirando as praias até chegar à Sibaúma (ou até mesmo à Barra de Cunhaú ou até mais longe, como à Sagi), sempre com paisagens belíssimas. E se não tiver um 4×4 tem uma estradinha por trás que também chega à Sibaúma. Já fiz isso diversas vezes (tanto de carro 4×4 quanto de bike) e é ótimo. De bike já fomos até Baía Formosa e até depois… Enfim, isso é outra história…

fotos 146

Na travessia do rio Catu (entre Sibaúma e Barra do Cunhaú)

fotos 167

Meu filhote, entre Pipa e Sibaúma, de 4×4

Pode ainda fazer um boa caminhada escolhendo uma das trilhas que tem no Santuário Ecológico!

No Santuário Ecológico de Pipa

No Santuário Ecológico de Pipa

_DSC6840

Para o lado contrário, mais perto de Pipa, (em direção a Natal) você pode ir até Tibau do Sul  (é também uma opção de hospedagem; tem hotéis legais por lá como o Girassóis Lagoa e outro mais perto de Pipa com linda vista para o mar: Hotel Ponta do Madeiro). Pode passar pela Praia do Madeiro* e até passar um dia no Ponta do Pirambu (day use) que vale a pena (gostei muito, mas é preferível em dias com menos gente).

* A praia, que é uma baía, tem uma beleza sem igual. Para chegar à beira-mar é preciso descer uma escadaria de madeira particularmente grande, cercada pela vegetação local. Mas o esforço físico é compensado pela vista que você terá da região, com falésias coloridas e coqueirais (fonte).  

ponta do Pirambu

Ponta do Pirambu  

Existem barcos que saem de Pipa e vão até a Lagoa de Guaraíras, um passeio gourmet, que inclui comidinhas deliciosas feitas na hora. Já fui num desses e super aprovei. Nos hotéis tem informações, eu fui em um muito bom, no barco do “Galego” (não encontrei as fotos, hehehe).

Bom, Pipa é assim. Só pelo astral vale a pena passar uns fins de semana por lá. Ou até ficar mais tempo…

4 (80%) 4 votes


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Comentário para Pipa para todos os gostos!

  • Ótimo post com várias sugrestões de hotéis/pousadas. Já li e pesquisei as sugestões mas alguns estão esgotados para a época desejada. beijocas

    Lilian Azevedo 8 de dezembro de 2018 1:53 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: