Site com dicas de viagens.

Arrumando as Malas!

Avalie esta postagem

Muita gente sabe arrumar as malas tranquilamente. Para algumas pessoas, tudo é simples. Já, pra outras, arrumar malas é complicado.

Dar dicas pra arrumar malas, tampouco é simples. Cada um tem seu jeito de ser, seu jeito de se vestir, seu jeito de viajar.

Bom, by the way, vamos falar um pouco da minha experiência… 

1) A MALA

Primeira coisa a fazer é escolher uma mala boa. Mas, o que é uma mala boa?

Podemos dizer que uma mala boa tem pelo menos duas características importantes:

1ª) Ser forte o suficiente para não chegar no destino quebrada, rasgada ou coisa parecida; e,

2ª) Ser leve o bastante para não influir (ou pouco influir) no peso de suas roupas, já que os voos têm limite de peso pra cada mala. Mala de mão, então, essa você tem que gastar um pouco mais nela. Imagine que você só pode levar poucos quilos *, e sua mala já pese mais que a metade! Aí complica, né?

Uma observação: Para as viagens de longa duração, escolha a mala tradicional, pois as roupas ficam mais bem acondicionadas e amassam menos. Já as sacolas ou mochilas são mais práticas para viagens curtas, entretanto, uma mala tradicional pequena (com boas rodinhas) pode ser preferível do que uma mochila.

Outra coisa a pensar é que de nada adianta uma mala caríssima de grife se os carregadores (e as esteiras) não terão o mínimo de cuidado com sua mala. Ou você passa aquele “plástico” nela toda vez que for viajar, ou ela estará toda arranhada e feia ao final de poucas viagens. Então, talvez seja melhor deixar a tal mala de grife apenas para sua mala de mão!

Grife? só se for a mala de mão…

1.1) As Dimensões e Peso 

Malas para Despachar:

Houve mudanças nas regras, com cobranças por malas a despachar por algumas cias aéreas, portanto essa parte do post está prejudicada por enquanto. Aguardem atualizações e sigam para leitura do item 2, lendo aqui apenas o que não está “riscado”.

Em voos internacionais: Normalmente são aceitas 02 bagagens com até 32Kg cada uma, exceto para voos iniciados na Europa, que permitem 02 bagagens com até 23Kg cada uma.

O melhor é consultar o site da Companhia aérea que você vai viajar, que pode ter diferença entre as companhias.

Em voos nacionais: 23 kg para adultos e crianças de 02 anos a 12 anos incompletos.

Animais domésticos, bicicletas e outros ver aqui.

*Malas de mão:

Em voos nacionais: uma malinha (ou mochila) com 05 kg e a somatória das dimensões (altura+largura+comprimento) não deve ultrapassar 115 centímetros ou 45 polegadas (TAM). A TAP especifica melhor as dimensões: dimensões máximas de 115 cm, sendo 55x40x20 cm. Obs. informação de antes da mudança da legislação).

Em Voos Internacionais: Consulte a Companhia Aérea. A TAM, por exemplo, só aceitava (antes da mudança na legislação) os mesmos 5 kg dos voos nacionais. Já a TAP aceitava para a classe econômica 1 peça até 8 kg, e, na classe executiva, 2 peças com peso total de 16 kg. As dimensões são as mesmas acima citadas para voos nacionais. A British  Airways é a mais “generosa”, especificando: Dimensões de 56 cm x 45 cm x 25 cm e, peso de até 23k (!) divididos em duas pequenas malas de mão, sendo que uma delas deve encaixar embaixo do banco, portanto com dimensões menores. A America Airlines indicava as dimensões de 115 cm (56 x 36 x 23 cm) com uma única mala de mão, e não limita o peso!

Melhor consultar os sites das cias aéreas caso tenha havido mudanças.

Bagagem proibida consulte aqui.

Para itens adicionais que se pode levar em mãos, como casacos, bolsa de mulher, etc., consulte os sites aqui relacionados ou outros relativos a sua Companhia Aérea.

2) O QUE LEVAR

Bom, o que levar vai depender de vários fatores, como:

1) Quantos dias vai durar a viagem.
2) Qual o clima que você vai encontrar.
3) Se a  viagem é a lazer ou a negócios. Se o lugar é praia, serra, ecoturismo, urbano…
4) Onde você vai se hospedar (hotel ou casa de amigos/parentes).
5) Se você se importa ou não em se vestir diferente a cada dia.
6) Se você frequentará ou não lugares mais sofisticados (ou se você se importa em se vestir de forma simples, mesmo indo a lugares sofisticados).
7) Que tipo de transporte você vai pegar do aeroporto até seu hotel.
8) Se você vai fazer uma viagem para comprar roupas e outras coisitas mais…

Assim, depois desses fatores, já se pode ver a dificuldade em dar dicas sobre “o que levar”!

Mesmo assim, vamos dar algumas…

2.1- QUANTIDADE DE DIAS:

Em viagem curta: No máximo outra calça (ou bermuda/short/saia), fora a que você vai viajar. Umas duas ou 3 blusas ou camisetas. Um vestido ou outra peça de roupa mais arrumada, se você for precisar. Roupa íntima, poucas peças (porque você pode lavar, claro). Uma roupa para dormir. Mais um par de calçados.

Em viagem longa: Mais duas calças compridas, fora a que você estará viajando (ou bermudas ou shorts ou saias/vestidos, dependendo do clima).  Umas 4 ou 5 blusas e/ou camisetas, no máximo (caso você precise de mais, lembre que você poderá comprar ou lavar, especialmente se estiver em casa de amigos). Um ou dois vestidos (ou outra peça de roupa mais arrumada), se você for precisar. Roupa íntima em quantidade suficiente, lembrando que é fácil de lavar. Roupa para dormir. Mais um ou dois pares de calçados, no máximo.

2.2- CLIMA:

No Verão: Siga as orientações relativas a quantidade de dias de suas viagem (acima) e leve as roupas, lá especificadas, leves. Mais shorts, mais camisetas ou blusas leves, mais vestidos “lights”. Lembre que verão na Europa (ou nos EUA) normalmente é muito, muito quente (com exceções de alguns países ou regiões mais para o norte, como no Reino Unido e Escandinávia, por ex.). No caso de regiões não tão quentes, um casaquinho básico é importante constar na bagagem. Sandálias confortáveis são essenciais. Tênis, se você gosta de caminhar mais confortavelmente, de preferencia os menos “pesados”. Se tiver praia ou piscina, e se for de interesse, levar roupas apropriadas, como biquínis, sungas e “saídas de praia”.

No Inverno: Continue seguindo as orientações relativas a quantidade de dias de suas viagem (acima), só que leve as roupas, lá especificadas, mais quentes. Nesse caso, indico levar poucos sweaters (suéter) ou pullovers, 2 ou 3 no máximo independente dos dias que vai passar; e mais camisetas de algodão para colocar por baixo. Os sweaters ocupam muito espaço nas malas. Leve um casaco bom, de uma cor neutra, e isso lhe bastará (e, para não ocupar muito espaço na mala, este já poderá ir “na mão”). Para mudar um pouco a aparência, invista mais em scarf (cachecol ou écharpe) e lenços, de diferentes padrões ou cores, que podem ser usados com os sweaters e fazem você parecer diferente a cada dia. Um par de luvas e um gorro podem ser importantes, dependendo do frio que estará fazendo e do vento local. Botas confortáveis ou tênis com meias grossas são os tipos de calçados ideais. Ah, e quanto a roupas internas quentes, tipo “segunda pele”, cuidado. Só as use em caso de você ter certeza de frio intenso e que vai ficar muito tempo ao ar livre. Porque, caso contrário, você vai ficar com calor “danado” quando entrar nos locais com calefação.

No Outono ou na PrimaveraContinue seguindo as orientações relativas a quantidade de dias de suas viagem (acima), só que leve as roupas, lá especificadas, mais quentes (porém menos que as de inverno). Os sweaters podem ser de algodão e não necessariamente de lã. O casaco pode ser mais leve. Um no estilo “trench coat” é legal e você sempre estará elegante. Os sapatos também não necessitarão de meias tão grossas e provavelmente você não precisará de luvas ou gorros. Quanto às scarfs podem ser de algodão ou seda, mais para ajudar no “look”.

2.3- DICAS ESSENCIAIS:

CASACO: Lembre que no inverno europeu, ou na maioria de lugares fora do Brasil, tem aquecimento em todo local (lojas, transportes, hotéis, restaurantes, museus, etc.). Portanto se você investir num casaco mais arrojado, você nem precisará de roupas muito quentes por baixo, e, ao entrar num local aquecido, simplesmente tira o casaco. Já, se você estiver com muita roupa quente por baixo, vai ter um trabalhão tirando roupas pra não passar calor nos bares, restaurantes, lojas ou qualquer outro local que esteja quente.

JEANS: Lembre que calça jeans nem esquenta muito e tampouco é boa para calor. Entretanto, é super cômoda, combina com tudo e dependendo do tipo do jeans (mais fino ou mais grosso) pode dar certo num verão ou num inverno. Ainda mais, cada qual tem sua sensação de frio particular. Eu mesma, não tenho muito problema em ter frio nas pernas, logo o jeans pra mim pode ser usado tranquilamente, a não ser em um inverno muito rigoroso que vou precisar de uma “segunda pele” por baixo. Minha dica é usar casaco mais comprido, pois aí já “matou dois coelhos numa só cajadada”,  além de proteger do frio as partes mais importantes do corpo, ainda protege um pouco as pernas também.

OUTROS: Dependendo do hotel que você vai ficar, para as mulheres, será ou não necessário levar um secador pequeno e/ou uma prancha para cabelos, também pequena.

No mais, artigos pessoais como maquiagem, cremes, remédios, etc. E isso, se não for comprar por lá.

3) COMO VIAJAR

Viaje com roupas confortáveis, de preferência de malha. Você pode viajar confortável e com classe, basta saber escolher o tipo de roupa. Vestido ou saia pode fazer frio nas pernas. Roupa apertada, é péssimo pra dormir nos assentos já não tão confortáveis dos aviões. Levar um casquinho é também interessante pro frio do ar condicionado no voo.

Leve meias pra calçar quando tirar os sapatos durante a viagem. Algumas companhias (como a TAM) dão um kit com artigos pessoais pra usar durante o voo e inclui meias, mas outras não. Então, não custa nada levar as suas.

Viajar de tênis também poder ser legal. No livro “A Parisiense” a autora indica os “All Star”. E, existem uns tênis mais estilosos, diferentes daqueles que usamos pra fazer gym. Se bem que atualmente existem tênis de gym mais estilosos e confortáveis. Eu particularmente acho o all star desconfortável e prefiro usar mesmo um tênis do tipo de ir pra academia (só escolho um mais “bonitinho”, mais leve rsrss).

Para as mulheres: Leve uma bolsa de mão grande. Você  pode aproveitar pra colocar mais “coisitas” e conseguir levar (ou trazer) mais peças que não caibam (ou pesem) em sua mala de mão. Nenhuma companhia área costuma pesar as bolsas das mulheres. Ou leve uma mochila de costas em vez da bolsa.

Você também pode levar colírio e hidratante (frascos pequeninos).

4) Umas últimas dicas sobre as malas:

Se você vai passar poucos dias, tente levar apenas mala de mão. Algumas vezes os voos extraviam as malas que estão embarcadas (principalmente quando há conexão e o tempo entre um voo e outro é muito pequeno). Caso você precise levar mais malas, lembre de colocar algumas peças importantes na mala de mão, se por um acaso sua mala “se perca”…

Se você quer trazer compras você tem duas opções:  Ou já leva uma mala “quase” vazia ou compra uma nova mala na viagem. Essa segunda opção é meio perigosa pois você pode ficar com uma grande coleção de malas “sem uso” em casa. Então, pense bem antes de viajar: se vai mesmo fazer grandes compras, e se vai, se precisa ou não de uma nova mala.

No mais, se você não tiver tempo de pensar em tudo isso, o risco de levar roupas a mais ou a menos será grande. Mas, se você não se importa com isso, arrume suas malas de qualquer jeito e viaje,  que é uma das coisas que valem a pena nessa vida!

Boa Viagem!

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Comentário para Arrumando as Malas!

  • Valeu AC! Dicas importantíssimas!

    Ana Lúcia da Mata 26 de setembro de 2013 16:36 Responder
  • Amei as dicas. Valeu amiga. Bibliobeijus

    Socorro Borba 2 de junho de 2015 5:04 Responder
    • Obg! 😉

      Ana Célia 10 de junho de 2015 19:38 Responder
  • Excelentes dicas. Obrigada

    Eliana 4 de setembro de 2015 22:24 Responder
    • Obrigada a vc Eliana!

      Ana Célia 6 de setembro de 2015 10:26 Responder
  • Oi Ana, estou indo pra Espanha final de outubro, vc pode me dar umas dicas de clima nesse período?
    Vou ficar 8 dias entre Madrid, Barcelona e Valência.
    As dicas de bagagem já valeram.
    bjo

    Anna Cláudia 13 de setembro de 2015 2:14 Responder
    • Por incrível que pareça deu um pro no meu site e so vi agora sua mensagem. Claro que vc já foi, desculpe e me conte aí as news!

      Ana Célia 2 de dezembro de 2015 18:27 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: