Site com dicas de viagens.

Rio (by Alberto Sabino)

Avalie esta postagem

Um Destino: 

Rio de Janeiro

Uma História:

Fiquei um tempo morando fora do do Rio e, quando voltei, vi a cidade com olhos mais atentos e ainda mais carinhosos. E, percebi que sou apaixonado por esta cidade e por nosso País. Criei a Brazil by Locals*. Depois percebi que os próprios cariocas não curtiam e/ou, muitas vezes, não sabiam as maravilhas que a cidade oferece, ficando em uma rotina sem novidades. Pensei então que estava na hora de pensar em “locals for locals” e, logo depois, criei o DICAS DO RIO, no facebook.

*A idéia da Brazil by Locals surgiu de uma necessidade que tive e não encontrei como realizar. Estava pra receber a visita de duas amigas européias, muito sofisticadas, que queriam que eu as acompanhasse durante todo o tempo em que estivessem no Rio (em passeios, restaurantes, programas culturais, compras e galerias de Arte). Seria um prazer pra mim, com certeza, mas tive uma viagem inesperada e importante, que me impediria de estar com elas nos primeiros dias. Imaginei que pedindo ao Concierge do Copacabana Palace a indicação de uma pessoa culta, bem vestida, que falasse línguas, bem apresentada, enfim em nível que pudesse acompanhá-las, sentar-se à mesa junto e ser como um amigo local. Consegui apenas guias, de bom nível, mas que não eram o que eu precisava. Conversamos que havia uma falta deste tipo de pessoa e serviço. Era inexistente. Fiquei com a idéia, que desenvolvi depois.

 O que é imperdível:

O Rio tem seus imperdíveis conhecidos, como o Cristo, o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico, o Centro com seus museus, igrejas, casario antigo, e restaurantes tradicionais como a Confeitaria Colombo… Ainda, o roteiro da orla marítima, as praias, a Floresta da Tijuca, Santa Teresa e outros.

Tem também os programas imperdíveis dos cariocas, como o por do sol no Arpoador (bebendo champanhe no Azul Marinho), ir à Prainha e almoçar no Bira (Guaratiba) ou no Quinta Restaurante (Vargem Grande), brunch do Parque Lage, uma omelete ou água de coco no Pérgula do Copacabana Palace ….

Passeios:
Um dos passeios, legais e que se pode ver no Dicas do Rio, é ir ao Centro Cultural Banco do Brasil, à Casa França-Brasil e depois almoçar no Albamar, um restaurante que se tornou Cult aqui no Rio e tem uma vista linda da baía de Guanabara, Niterói, Ponte, Ilha Fiscal e tudo mais.
Outros passeios que curto é ir por Santa Teresa, visitando ateliês, almoçando no Aprazível, indo depois ao Bar dos Descasados no Hotel Santa Teresa.
Ir também ao Sítio Burle Marx e almoçar no Bira, peixes e camarões, com uma vista maravilhosa do alto.
Outro passeio: Ir a Itaipava e Petrópolis, que é uma delícia. Almoçar no restaurante Leopoldina, na Pousada Solar do Império e visitar as pousadas de Itaipava e seus bons restaurantes. A Pousada Tankamana, no Vale do Cuiabá, é uma das mais interessantes.
 
Búzios, Angra e Paraty, também são delicias do nosso litoral.

O Rio e seus contrastes…

Sobre o Entrevistado:

Alberto Sabino, nascido em Belo Horizonte/MG, é  designer de jóias, membro do conselho de diretores do Instituto Zuzu Angel de Moda, no Rio de Janeiro. Apesar de mineiro, logo após seu nascimento, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde até hoje reside.

No Rio, estudou e fez pós-graduação em Economia. Em 1980, Sabino trabalhava no Chase Manhattan Bank, no Rio de Janeiro, quando decidiu mudar-se para a Alemanha. Viajou por toda a Europa, da Grécia até a Noruega, experimentou diferentes culturas e paisagens; morou em Düsseldorf, Munique, Lisboa e Nova York, acumulando uma quantidade de informações culturais que forneceram muita inspiração para a beleza de suas jóias. Após sua estadia na Europa, voltou ao Rio de Janeiro, onde fundou uma empresa com sua família.

As coleções de jóias de Sabino foram apresentadas no Rio de Janeiro, sendo vendidos em todo o país e no exterior. Novamente, no início da década de 90, Sabino decidiu voltar para a Europa. Na busca por novas sensações culturais que enriquecessem ainda mais seu talento com as jóias, Alberto Sabino viajou ao Oriente: China e Hong-Kong, Singapura, Tailândia, Bali e outros países. Sempre cercado por beleza,  a natureza e  também as belezas arquitetônicas de hotéis como o Cipriani, em Veneza, Villa Principe Leopoldo em Lugano, Hotel d’Inghilterra em Roma, muitas pequenas e encantadoras “Relais et Châteaux” na França, o Four Seasons, em Milão, dentre tantos de uma lista longa e expressiva que enriqueceu suas inspirações, baseadas na Beleza. Abastecido de cultura e informações, Sabino volta ao Brasil e dedica-se a desenhar uma coleção exclusiva. Em 1996, Sabino lançou para a imprensa sua própria marca.

Reconhecido internacionalmente pela sua especialidade em acessórios exclusivos, jóias-fantasia e jóias de ouro e prata, compondo coleções de colares, brincos, pulseiras e outros acessórios sofisticados, Alberto Sabino ganhou mais clientes importantes no jet set, como Carmem Mayrink Veiga, uma das mulheres mais elegantes do mundo, e atrizes como Kim Cattrall da famosa série  Sex and The City , socialites, celebridades do teatro e da televisão no Brasil, Estados Unidos e Europa. 

OBS. As fotos aqui são todas do entrevistado, Alberto Sabino.

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Comentário para Rio (by Alberto Sabino)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: