Site com dicas de viagens.

Calanques de Cassis: Como chegar

Avalie esta postagem

Já falei no post anterior que Cassis é uma cidadezinha maravilhosa e que as praias legais mesmo estão nas calanques, que são falésias calcárias que formam pequenas enseadas lindas de águas muito límpidas.

Vou falar nesse post apenas de como ter acesso, trilhando, às três calanques mais famosas: Port Miou, Por Pin e D’En Vau. Da minha experiência e da beleza das duas primeiras também já comentei no outro post (ver aqui)

Barco ou Trilha?

Só existem duas formas de se chegar nas calanques: ou de barco ou por trilhas (a pé). A primeira coisa que você deve fazer é pegar mais informações na Oficina de Turismo no porto de Cassis. Se optar para ir de barco, não terá acesso ao banho!

As três calanques:

Como já falei delas antes, aqui vou apenas deixar algumas fotos para vocês se animarem!

Port Miou

Port Pin

En Vau (créditos da foto)

Nessa última, não fomos, por isso mesmo a foto não é minha ! Mas pelo que eu li em vários  sites e blogs, ela é muito linda e vale super a pena o esforço de chegar lá!

Explicando como chegar nas calanques…

Para facilitar a explicação vou postar um mapa que encontrei nesse site:

Resolvi dar um zoom no mapa na parte que mais nos interessa. E segue o clique:

Tentando explicar o mapa:

1) ONDE ESTACIONAR: Você vê no mapa original vários “P” (estacionamentos). O estacionamento “P” Le Presqu’île (abaixo à direita, perto onde está escrito “Les Calanques”) pontilhado em amarelo é onde você deve parar o carro, vindo de Cassis.

2) TRILHA 1: A trilha pontilhada em azul mais escuro, saindo do estacionamento referido “para baixo”(que faz uma “volta”) é a 1ª trilha que falei no post anterior (Sentier des Princes-  uma antiga mina de calcário, hoje desativada), ou seja, do ponto do estacionamento para baixo à esquerda. Vale a pena fazer essa trilha? Sim, porque lhe proporciona uma visão mais ampla da calanque Port Miou (ao chegar nesse estacionamento, você já está praticamente nessa calanque), além de ver também o marzão mediterrâneo em um dos lados. Por lá tem um restaurante. Você pode demorar em torno de 1h nessa trilha.

3) TRILHAS PARA AS CALANQUES; Daí, você retorna ao ponto onde começou essa trilha anterior e veja que tem a outra (a pontilhada em azul mais claro) que leva você até a praia da Port Miou e depois para as outras duas calanques: Port Pin e D’En Vau. Se você tem pressa, já comece por esse lado, e nem vá no sentido Sentier des Princes. Para começar, siga na direção contrária (subindo à direita do mapa) e chegará embaixo da calanque Port Miou (na ponta da calanque onde se vê também o inicio do pontilhado rosa). Existe uma placa “Port Miou” em verde. Antes de começar as trilhas, lá na praia (ponta) da Port Miou tem um quiosque. Se precisar, se abasteça por lá de água ou lanche (não terá mais nada para vender nas outras calanques).

4) De lá, a trilha segue pelo outro lado da calanque Port Miou para as outras calanques (como se vê no mapa). Você segue meio que arrodeando a calanque Port Miou. Tem placas indicativas! Na verdade tem mais de uma trilha para as outras duas calanques (na mesma direção), com acessos mais ou menos difíceis diferenciados por cores* (nós não conseguimos diferenciar e fomos por uma mais difícil porém com vistas lindas).

*É melhor ver no mapa (pegue na oficina de turismo no porto de Cassis) pois achei as marcações no chão um tanto confusas (de toda forma na trilha que você for chegará nas calanques e terá vistas belas).  Ou simplesmente “siga o fluxo” das pessoas.

A primeira calanque depois da Port Miou é a Port Pin, e você deve levar em torno de 1h para chegar nela, dependendo da trilha que escolher, do seu grau e experiencia com trilhas e de suas paradas para fotos, para admirar a paisagem etc. e tal. Recomendo um banho na praia de águas límpidas (e frias, rsrss) da Port Pin.

Como não fomos até a En Vau recomendo outras leituras, mas pelo que li a caminhada daria mais 1h e meia. E pelas placas que vi, é só seguir as indicações e boa sorte!

Obs. O mapa tem muita informação, e espero ter contribuído e não atrapalhado (risos). Ah, outra coisa: tem gente que vai a pé desde o estacionamento lá de cima do mapa (La Gardiole, na estrada de la Gineste que liga Cassis a Marseille), Fica mais longe para acessar a calanque de Port Miou, mas dizem ser mais fácil o acesso para a En Vau.

Só um detalhe: Existem outras calanques. Essas três que falei aqui são as mais conhecidas.

Leve:

Água e Protetor solar (o tempo para você ir nas três calanques, passear, dar um mergulho, etc. e tal, não será menos de três horas).

Roupa de banho se quiser dar um mergulho.

Use:

Tênis ou bota (tem muita pedra, muita subida e descida).

 

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...