Site com dicas de viagens.

Curta os arredores de Paris!

Avalie esta postagem

756px-Tudor_buildings_in_Tours,_FranceAlgumas cidadezinhas por perto de Paris são muito legais! Vale a pena ficar uns dias por lá, ou até mesmo vale um “bate-e-volta”. Vamos ver algumas delas:

1) Tours 

Me apaixonei por Tours quando fui a um congresso lá. Nem vou dizer quando (rsrs). Mas, não importa o tempo porque Tours permanece lá e é muita linda!

É a capital da região onde está o Vale de Loire (cujos castelos já falei em outro post: clique aqui para ver) e fica a 240km de Paris (mais ou menos 2h de carro pela autoestrada ou 50 minutos de trem TGV. Tem algumas empresas que também fazem esse passeio (como exemplo, duas de brasileiros: a de Telma e a de Marcos, indicados também no site Conexão Paris).

Tours tem um centro histórico fantástico com casas medievais (especialmente na Place Plumereau – ver a primeira foto acimae uma catedral gótica, a Saint-Gatiencom. Foi tombada como pela UNESCO e é patrimônio mundial da humanidade.

Hôtel de Ville (prédio da prefeitura) em Tours

Hôtel de Ville (prédio da prefeitura) em Tours – foto

2) Giverny 

O pintor impressionista Claude Monet viveu mais de quarenta anos em Giverny.  Lá, não se pode deixar de visitar os Jardins de Monet. Hoje sua ex-casa é um museu, uma casa charmosa e romântica cercada de árvores e flores. Você pode visitar o  salão-ateliê do pintor, além do jardim com lindas flores como glicínias, azaléias, rosas e peônias. No jardim você também encontra um lago com sua famosa ponte japonesa, salgueiros-chorões e as ninfeias que Monet pintou.

Fica a apenas 75 km de Paris (região de Haute Normandie) , mais ou menos 1 hora de trem ou carro.

house-monet

Casa de Monet em Giverny (fonte)

3) Versailles

Todos já ouviram falar do Palácio de Versalhes. A cidade é  conhecida mundialmente por causa do seu palácio e seus jardins. Versalhes fica muito perto de Paris, a apenas 16 km a sudoeste.

Palácio de Versailles (fonte)

Palácio de Versailles (fonte)

4) Mont Saint Michel 

Um pouco mais longe (a 350km de Paris, mais ou menos 3 horas e meia de carro), entre a Bretanha e a Normandia, fica o famoso Mont Saint Michel. É considerado um dos lugares mais bonitos da França e é patrimônio da humanidade – UNESCO -. O monumento mais importante é a Abadia do Monte Saint-Michel que foi construída sobre um rochedo de granito de forma piramidal. A baía do Monte Saint-Michel é também muito importante.

Monte St Michel (fonte)

Monte St Michel com a abadia (fonte)

5) Fontainebleau

O Palácio de Fontainebleau,  a 55 km do centro de Paris, é um dos maiores “chateaux” da monarquia francesa. O palácio é fruto do trabalho de muitos monarcas, sendo sua  base uma estrutura de início do século 16.

800px-Zijvleugel

Palácio de Fontainableau (fonte)

6) Deauville, Trouville e Honfleur

Deauville e Trouville são as duas praias mais próximas de Paris. A 200 km de Paris (umas 2h de carro ou trem), na baixa Normandia, está Deauville. É um balneário  badalado, frequentado no verão por parisienses com grana. Além do cassino, lá tem muitos hotéis e restaurantes de luxo, mansões, campo de golf e um comércio “chique”. A própria cidadezinha, na beira de praia, já é um charme. Um famoso festival de cinema americano acontece lá anualmente.

Já em Trouville você se depara com uma cidadezinha com mais características de uma antiga vila de pescadores. E, a uns 14 km após, você chega a Honfleur, um povoado portuário onde o patrimônio histórico é bem preservado, e você encontra charmosas casas antigas e belas ruas estreitas.

Deauville (fonte)

Deauville (fonte)

7) Champagne : Reims e Epernay

Falar em Champanhe é pensar na famosa bebida francesa! Conhecer cidades que foram berço dessa bebida é muito interessante. A cidade de Reims, uma de várias da região de Champagne, é famosa pela sua catedral e pelas adegas de champanhe como Veuve Clicquot e  Mumm. Já, noutra cidade (Épernay) encontram-se as adegas da Moët & Chandon. Reims fica a menos de 2 horas de Paris.

Catedral de Reims (parecida com a de Paris, não é?). Foto.

Catedral de Reims (parecida com a de Paris, não é?). Foto.

8) Bourgogne: Chablis

A região da Borgonha tem um patrimônio muito rico. Lá se encontra, por exemplo, aldeias românicas gaulesas. Claro que não se pode deixar de visitar seus vinhedos e vinícolas. Em Chablis, você deve visitar uma cave e provar o vinho branco mundialmente conhecido, e a cidade em si que é um charme. A Basílica de Vézelay, de estilo românico, pertencente ao Patrimônio mundial da UNESCO, é também um local para visitar e é palco de peregrinação desde a Idade Média.

Chablis (fonte)

Chablis (fonte)

9) Disneyland Paris

Por último, para quem viaja com crianças ou que tenha o espírito de criança, ir a Disney de Paris é sempre um sonho!

Paris monuments

Disney – França (fonte)

Avalie esta postagem


Engenheira por formação, fez doutorado em Madrid onde começou sua paixão pela Europa. Aprendeu, com seus pais, desde criança a gostar de viajar. Adora viajar e diz que "sem viajar não me reconheço"! Escreve sobre suas viagens pelo mundo afora de forma divertida e leve. Escritora por hobby, além desse blog tem dois livros de viagens publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
%d blogueiros gostam disto: