Era uma vez uma família que foi passar um Natal na Alemanha…
Bom, para explicar melhor a história, eu tenho uma nora alemã! Meu filhote mais novo casou em 2010 com uma linda menina alemã que eu adoro. E resolvemos, naquele ano, passar o Natal por lá, conhecendo bem os costumes de um Natal em família na Alemanha. Fomos para Berlim, para Cottbus (a cidade dela) e para umas cidadezinhas na Bavária.
Saímos daqui do Brasil eu, meu marido e meu filhote mais velho. O mais novo e minha nora já estariam por lá nos esperando com a família dela. Eles moram nos EUA e foram de lá.
Foi um ano de muita neve, e alguns voos estavam sendo cancelados, malas perdidas, etc. e tal. A notícia corria solta pelos jornais e TV. Porém como tudo tem seu lado bom, foi muito lindo ver um período natalino com tanta neve. Parecia um cartão postal.
1 – Sobre os voos e as Malas
Nossos voos foram bons, tudo normal, mas nossas malas (com todos os presentes dentro -êpa-) não chegaram.
Para resumir a história, chegaram muitos dias depois apenas um dos presentes que vinha numa caixa separada (hilário, era uma boca de tubarão -nada ecológico, ôps-, pois o sogro de meu filho adora coisas do mar excêntricas), e a mala de meu filhote.
A minha mala e a de meu marido só as recebemos na volta no Brasil. Mas, como estávamos preparados, tínhamos várias roupas em nossas malas de mão, e compramos mais algumas coisitas por lá. E os presentes? Enviamos depois pelo correio. No final tudo deu certo, pois como diz o ditado “se lhe derem um limão, faça uma limonada”!
2- Em Berlim
Nossa primeira parada: Berlim. Jogo rápido pois nosso destino era Cottbus uma cidade perto de Berlim, onde moram os pais e toda a família de minha nora.
Em Berlim já era noite, e fomos direto para um dos mercados natalinos (Weihnachtsmärkte, em alemão). Fomos no que fica na praça Gendarmenmarkt. Eu realmente amo essas feiras de Natal! E, em seguida petiscamos algo e tomamos cerveja (claro!) num bar (o Augustiner) bem legal e antigo, que ficava por perto.
Obs. Falando em mercados natalinos tem um site (“Simplesmente Berlim”) que detalha todas essas feiras em Berlim! Super indico!
Depois fomos para o hotel e no outro dia pela manhã demos um passeio por Berlim. Nós três viajantes, acompanhados de meu outro filhote, nora e uma amiga dela que mora lá.
Fizemos uma espécie de tour “express” visitando pontos importantes, e pegamos a estrada para Cottbus.
3- Em Cottbus
A casa dos pais de minha nora fica um pouco fora da cidade. Num lugar lindinho, e com neve fica mais lindo ainda. Lá tivemos a experiência fantástica de passar o Natal com uma família alemã (a qual agora também faz parte de nossa família, claro!).
3.1- O que fizemos por lá?
Claro que conversamos muito, comemos muito e bebemos muito (risos!). Fizemos bonecos de neve no quintal, ajudamos a enfeitar a árvore (quer dizer, apenas observamos -ôps-), tomamos banho na jacuzzi com água quentinha no meio da neve (eu não, somente os homens, viu?), brincamos com as crianças da família (aliás, a criança, porque a outra já era uma quase adolescente), visitamos outras casas da família, conversamos com vizinhos etc. e tal! Foi ótimo!
Vale salientar que o boneco de neve (e mais um alce de neve) foram praticamente “feitos” totalmente pelo meu filhote mais velho que ainda tem alma de criança, até hoje! Acho o máximo! Eu ajudei um pouco, claro, porque ainda bem que me restam “pedaços” de infância na minha cabeça e no meu coração! No final, cada um de nós deu uma ajudinha, nem que fosse arranjando os adereços para os bonecos!

Nós, e ao fundo o quintal da casa nevado. Muito lindo! (A jacuzzi ficava lá atrás, numa casinha no meio da neve)…

Eu, meus dois filhotes e a pequena sobrinha de minha nora. Logo após a façanha de construirmos o boneco de neve!
Fomos também ao centro de Cottbus, em shopping centers fazer compritas e comer cachorros-quentes à moda alemã (em feirinhas do lado de fora desses shoppings, num frio enorme, brrr).
Faltou dizer que até Santiago, meu marido, ajudou com a máquina de tirar neve, no meio da rua. Para ele isso era diversão pura! Mais um com alma de criança na família!
3.2- A véspera e o Dia de Natal
Na véspera do Natal fomos cedo (antes de anoitecer) para a casa da irmã de minha nora, que ficava em Cottbus mesmo! Na época a avó ainda era viva (uma senhora super legal, parecia minha avó) e morava em frente aos pais de minha nora. Todos participaram!
À noite, o jantar foi na casa dos pais, e no outro dia ainda teve um almoço super tradicional, com ganso, salada de batatas à moda alemã e tudo mais. Parecia um Natal daqueles das estórias de livros infantis e daqueles cartões de Natal que enviávamos e recebíamos antigamente! Assim eu me senti e adorei! E olhem que eu já havia passado outros dias de Natal com neve, na época em que morei em Madrid (tenho posts nesse blog), nos Pirineus e nos Alpes franceses (que também foram ótimos). Mas aí é outra história, outros contos! Voltemos à Cottbus, com mais fotos a seguir.
4- E depois?
E depois de toda essa diversão natalina, um Natal que para mim foi simplesmente mágico, fomos todos para a Bavária. Conto em outro post (clique aqui para ver). Boas festas!
-
1 Praias do RN: Dicas de Hotéis e Pousadas (1)
-
2 Verão em Natal e Arredores: As Praias (2)
-
3 Um Réveillon Diferente e Legal – Em St. Gallen, Suiça
-
4 Um Conto de Natal (parte 2): Na Bavária!
-
5 Quer viajar pra onde?
-
6 Alemanha-Áustria “by car”: Füssen e Garmisch Partenkirche
-
7 Fronteira Alemanha-Áustria “by car”: Lago Constança – Mainau e Bregenz
-
8 Alemanha (Breisgau) e França (Alsácia) by bike: Dicas
-
9 De bike na França (voltando para a Alemanha): De Colmar à Freiburg
-
10 Da Alemanha para a França by bike: De Rust à Strasbourg


















